terça-feira, 14 de julho de 2020



Facebook Aula – 14,07,20 – Turmas 601 e 602, Lit,Port. – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ – Pilar.

1) Mais famílias de palavras com a mesma ideia: rádio, televisão, circo, cinema, telex,revista, livros, jornais, escolas, internet.

a) Exemplos – Frases correspondentes: Desde criança eu gostava muito de ouvir programas de rádio.

b) Note que a maioria das palavras do número 1 referem-se a “veículos de comunicação”. Copie no seu caderno. Quando voltarmos às aulas presenciais iremos fazer o visto. Se precisar de algum esclarecimento escreva um recado no inbox do Facebook ou nos comentários dos grupos.

c) Quando eu era criança, na minha casa não tinha televisão, deste modo me criei vendo pouquíssima TV em casa de vizinhos, mas era raro.

d) Telex era um instrumento muito usado em antigos correios e redações de jornais para passar telegramas e notícias, hoje usa-se a web.

e) Se não entender alguma palavra procure no dicionário ou on line, É uma boa pesquisa para aprimorar as atividades.

f) Sou fã de revistas, as mais diversas, gosto muito, sou frequentador  assíduo de bancas de jornais.

g) Jornais eu leio bastante, e hoje em quarentena leio vários jornais on line.

h) As demais palavras citadas não podemos considerar como veículos de comunicação.

i) Família de veículos de locomoção: motocicleta, automóvel, ônibus, trem, estação, avião, navio, porto, passagem.

j) Meu irmão tinha uma motocicleta, mas eu dizia para ele ter cuidado. Graças a Deus nunca aconteceu nada.

k) Automóvel é muito bom, mas o problema hoje, além do trânsito é a manutenção, a inexistência de estacionamento barato, os roubos etc.

l) No verão, ônibus com ar condicionado é muito melhor, pois aquele “quentão” não é fácil aguentar, mas que fazer se precisamos da condução?

m) Trem a mesma coisa, no verão só é agradável aqueles vagões com ar condicionado. Caso contrário é dureza, mas se precisamos, não tem jeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário