segunda-feira, 6 de julho de 2020



Facebook Aula – 06,07,20 – Turmas 601 e 602 – Port/Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ – Pilar.

- Esta aula também está no “Grupo 601 Assis”

- E no Grupo Turma 602 ( Pilar, Duque de Caxias, RJ) 

- Veja também no blog Grêmio Cultural Assis Chateaubriand. Todas as aulas do período da Quarentena estão postadas aqui. E as visitas passam de 6.718:  http://gremioeassisc.blogspot.com.br

1) Semântica: é o estudo da significação das palavras de uma Língua.

a) A semântica pode estudar os seguintes itens: significante e significado; família de ideias; sinonímia; antonímia; homonímia; paronímia;  e os pontos que já estudamos na aula anterior: palavras em sentido denotativo e conotativo; linguagem denotativa e conotativa; polissemia.

b) Significante é a parte física da palavra, na linguagem escrita são as letras e na linguagem falada os fonemas, os sons.

c) Significado é o sentido da palavra que evoca na mente do ouvinte ou do leitor uma imagem, uma ideia.

d) Família de Ideias: são formadas por várias palavras que representam uma mesma ideia. Exemplos – casa, residência, moradia, vivenda, lar, apartamento, abrigo, teto, barraco, mansão... – todos estes vocábulos informam sobre a família de ideias – lugar onde se mora.

e) Frases Correspondentes – Ex. Limpar e varrer a casa é cansativo, mas agradeça à vida, tem gente que não tem, e mora na rua.

f) Sempre que posso estou cuidando da minha residência, só tenho ela e vai passar para a minha filha, meu genro e netas.

g) Moradia é algo até poético, o termo é bastante usado pelos escritores.

h) Lar sugere algo mais religioso, como o ditado: “O mundo inteiro não vale o meu lar”.

i) Apartamento pode ser grande, mas pode ser o que a gíria chama de apertamento, se for muito pequeno, e aí usam o termo em inglês kitchnet.

- Copie no seu caderno, assim você vai mantendo o histórico das aulas. Ao voltarmos às aulas presenciais será feito o devido visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário