quarta-feira, 10 de junho de 2020

Reticências



Facebook Aula – 10.06.20 – Turmas 601 e 602 – Português/Literatura – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias.

1) O sinal de reticências é usado para: indicar supressão de palavras. Ex. “Luisinha fez um gesto de quem estava impacientada. – Pois então eu digo... a senhora não sabe ...  eu ... eu lhe quero... muito bem.” ( Manuel Antonio de Almeida).

a) Reticências indicam interrupção da frase: Ex. “Hoje pela manhã ela começou a me dizer alguma coisa – Seu Ruben, o cajueirinho... – mas o telefone tocou, fui atender, e a frase não se completou” (Rubem Braga).

b) O sinal de reticências pode indicar uma dúvida: Ex. “- Eu tenho aqui uma dúvida, que o senhor podia me esclarecer. – Pois não. – Eu estava pensando... A Turquia tomou parte na última guerra? – Parte ativa, propriamente não “. (Fernando Sabino).

c) Reticências indicam, ao final de uma frase, que o sentido continua. Ex. “Clarissa caminha para a varanda. Abre a gaveta da cristaleira e tida dela um bloco de papel, tinta e caneta. Senta-se junto a uma das mesas. Abre o bloco, molha a pena no tinteiro e, caneta suspensa, olhos no teto, pensa...” (Érico Veríssimo).

d) Parênteses (   ). Estes sinais são empregados para destacar palavras ou frases que trazem alguma explicação.

e) Os parênteses são usados para isolar palavras explicativas. Ex. “ – Pois te batizo Pitoco, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – disse Estevão, com voz eclesiástica. E todos (menos Celso) dissemos juntos: Amém” (Érico Veríssimo).

f) Os parênteses também servem para destacar datas: Ex. “ Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado um dos mais escritores brasileiros de todos os tempos”.

g) Parênteses servem para isolar frases intercaladas: Ex. “Saiu correndo, deu a volta à casa, entrou pelos fundos, voltou depois (tinha dois ou três pingos de água na testa) com duas broas ainda quentes nas mãos” (Rubem  Braga).

h) Ponto de Exclamação (   !   ) indica uma surpresa, espanto, alegria, tristeza... É usado:

i) depois de palavras ou frases que indicam estado emocional. Ex. “A menina toma a palavra:  - Coitado do papai ! Zangou-se logo depois jô jantar ! Dizem que é tão perigoso ! (Artur Azevedo).

j) Ponto de exclamação depois de vocativo intensivo. Ex. “Digo e repito: vai para o espaço. Totte ! (Fausto Cunha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário