Facebook Aula – 10.06.20 – Turmas 601 e 602 – Português/Literatura
– Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias.
1) O sinal de reticências é usado para: indicar supressão de
palavras. Ex. “Luisinha fez um gesto de quem estava impacientada. – Pois então
eu digo... a senhora não sabe ... eu ...
eu lhe quero... muito bem.” ( Manuel Antonio de Almeida).
a) Reticências indicam interrupção da frase: Ex. “Hoje pela
manhã ela começou a me dizer alguma coisa – Seu Ruben, o cajueirinho... – mas o
telefone tocou, fui atender, e a frase não se completou” (Rubem Braga).
b) O sinal de reticências pode indicar uma dúvida: Ex. “- Eu
tenho aqui uma dúvida, que o senhor podia me esclarecer. – Pois não. – Eu
estava pensando... A Turquia tomou parte na última guerra? – Parte ativa,
propriamente não “. (Fernando Sabino).
c) Reticências indicam, ao final de uma frase, que o sentido
continua. Ex. “Clarissa caminha para a varanda. Abre a gaveta da cristaleira e
tida dela um bloco de papel, tinta e caneta. Senta-se junto a uma das mesas.
Abre o bloco, molha a pena no tinteiro e, caneta suspensa, olhos no teto,
pensa...” (Érico Veríssimo).
d) Parênteses ( ).
Estes sinais são empregados para destacar palavras ou frases que trazem alguma
explicação.
e) Os parênteses são usados para isolar palavras
explicativas. Ex. “ – Pois te batizo Pitoco, em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo – disse Estevão, com voz eclesiástica. E todos (menos Celso)
dissemos juntos: Amém” (Érico Veríssimo).
f) Os parênteses também servem para destacar datas: Ex. “
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado um dos mais escritores
brasileiros de todos os tempos”.
g) Parênteses servem para isolar frases intercaladas: Ex.
“Saiu correndo, deu a volta à casa, entrou pelos fundos, voltou depois (tinha
dois ou três pingos de água na testa) com duas broas ainda quentes nas mãos”
(Rubem Braga).
h) Ponto de Exclamação (
! ) indica uma surpresa,
espanto, alegria, tristeza... É usado:
i) depois de palavras ou frases que indicam estado
emocional. Ex. “A menina toma a palavra:
- Coitado do papai ! Zangou-se logo depois jô jantar ! Dizem que é tão
perigoso ! (Artur Azevedo).
j) Ponto de exclamação depois de vocativo intensivo. Ex.
“Digo e repito: vai para o espaço. Totte ! (Fausto Cunha).
Nenhum comentário:
Postar um comentário