quinta-feira, 25 de junho de 2020

Locuções Interjetias



Facebook Aula – 25.06.20 – Turmas 601 e 602 – Português/Literatura – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – D. de Caxias – RJ.

1)Locução interjetiva – É o conjunto de palavras que tem o mesmo valor de uma interjeição: Exemplos: Minha Nossa Senhora ! , Puxa vida !, Deus me livre ! , Só Jesus na Causa ! , Meu Deus ! , Que maravilha !

a) Existem também interjeições negativas que evitamos usar: Raios que te partam ! ; Vá para o Inferno ! ; Ora bolas !  e mais incluindo palavrões e termos chulos que não escrevemos.

b) Frases Correspondentes – Ex. Minha Nossa Senhora ! Essa pandemia precisa acabar urgentemente. (em geral, tal interjeição é mais usada por católicos).

c) Puxa vida ! a quarentena já tem mais de três meses, estamos impacientes.

d) Deus me livre !, nós não podemos ser infectados de jeito nenhum (ou Deus nos livre).

e) Só Jesus na Causa ! isso indica que o falante é evangélico ou tem influência de alguma igreja protestante pentecostal ou neopentecostal.

f) Ao citar as religiões fazemos num sentido sócio-gramatical, sócio-linguístico. Precisamos saber que determinado grupos de palavras são usados por pessoas de um referido grupo social, religioso, econômico etc.

g) Meu Deus ! O Brasil perdeu de 7 a 1 na Copa do Mundo, isso é o fim da picada.

h) Que maravilha ! Saber que bons artistas vão se apresentar hoje em show beneficente.

i) Se o meu time perder, raios que te partam ! Vou ficar muito chateado.

j) Eu já não aguento mais esse baile funk barulhento, vá para o inferno !

k) Ora bolas ! Estou aqui no ponto do ônibus, esperando um tempão e ele não passa, vou chegar atrasado no trabalho.

l) Por favor aluno (a), copie a matéria no seu caderno, É importante ficar registrado. Na volta, durante as aulas presenciais faremos o visto.

m) Qualquer dúvida é só dirigir-se ao “inbox”. É necessário que os alunos façam likes e emojis e outros procedimentos registrando a chamada da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário