quinta-feira, 25 de junho de 2020

Redação Empresarial, Corporativa, Empreendedora



Facebook Aula – 25,06.20 – Turma 701 – LPT – Produção de Textos – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ.

1) O ato de escrever é profissional:  Fazer redação, como costumeiramente falamos, ou realizar uma Produção Textual é uma atividade profissional, portanto é um trabalho. Se o aluno não recebe dinheiro no momento, por este trabalho, está fazendo um ótimo investimento para o futuro. Está assegurando uma vaga para o Ensino Médio, o Enem e possivelmente uma boa faculdade.

a) Exemplos de Redação no trabalho: o seu gerente pede que faça uma carta, solicitando a outro departamento o fornecimento de um dado material.

b) Isto se chama Redação Empresarial: diferentemente do texto jornalístico e literário, a Redação Corporativa, um sinônimo de Redação Empresarial, pois hoje, muitos grupos profissionais se chamam Corporativos, isto é, abrigam Corporações. Pois bem a Redação Corporativa tem por objetivo a eficácia.

c) É preciso que o texto redigido seja eficiente, eficaz. Deve-se levar em conta a objetividade, o propósito da comunicação.

d) Ao iniciar uma redação lembre-se de uma expressão chamada Norma Culta da Língua Portuguesa, que faz parte da NGB – Nomenclatura Gramatical Brasileira. Significa que precisamos escrever corretamente, segundo a Ortografia.

e) Ler e escrever aprende-se lendo e escrevendo. Quanto mais, melhor. O pensamento, o raciocínio é estimulado pela capacidade de falar e escrever. Assim organizamos melhor as ideias.

f) É preciso também aprender a “ouvir”, “prestar atenção”. Não é tão fácil quanto parece. Muitas vezes o pensamento se dispersa e começamos a pensar ou lembrar outra coisa.

g) Antes de começar a fazer a redação, faça um rascunho, fazer uma lista de coisas de propostas que surgiram em sua mente é recomendável: fatos, situações variadas, ocorrências etc.

h) Em seguida organize os itens acima e faça um pré-texto, um primeiro contato com a mensagem que você quer transmitir. Depois passe a limpo.

i) Se necessário reescreva quantas vezes se tornarem necessárias. Como um “replay” onde você vê novamente a partida de futebol, ou o trecho da jogada que ficou em dúvida, como se diz na linguagem esportiva: lance duvidoso.

j) Básico também é o uso do Dicionário. Ele deve ser um grande amigo para uma boa redação.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário