terça-feira, 9 de junho de 2020

Pontuações



Facebook Aula – 09,06,20 – Turmas 601 e 602 – Português/Literatura – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias.

1) A vírgula também pode ser usada após a primeira parte de um provérbio: Ex. O que os olhos não veem, o coração não sente.

a) Utilizar a vírgula nos casos de alguns termos ocultos: Ex. Eu gostava de maçã, de pêra e de abacate.

b) Ponto e Vírgula ( ; ) é um sinal de pontuação usado para indicar uma pausa maior que a vírgula.

c) Emprega-se o ponto e vírgula para separar as partes de um período. Ex. “Os olhos negros e inquietos pareciam garotos travessos em hora de recreio; os braços gesticulavam a cada palavra; o corpo torcia-se pelos bancos e pelas carteiras da sala, com a agilidade de um peixinho de jardim por entre as plantas de um tanque”. (Viriato Correa).

d) Para separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma seqüência... Ex. A história da ortografia portuguesa pode dividir-se em três períodos:

e) O fonético, que coincide com a fase arcaica da Língua, vai até o século XVI;

f) O pseudo-etimológico, inaugurado no Renascimento, entende-se até os primeiros anos do século XX;

g) O histórico-cientifico, que se inicia com a adoção da chamada “nova ortografia”, começa em 1911”. (Rocha Lima).

h) Dois pontos ( : ) indicam uma acentuada suspensão da voz na frase. Empregam-se os dois pontos:

i) para apresentar uma citação. Ex. “De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta: - Papai, que é plebiscito?” (Artur Azevedo).

j) para fazer uma explicação. Ex “Cristóvão, com voz branda, explica: - Não são modinhas , papai, são sonetos”. (Érico Veríssimo).

k) antes de certos apostos. Ex. Tudo, porém, inutilmente, porque os gigantes haviam calçado as suas botas sete léguas e levavam no coração duas forças terríveis: a ambição e o maravilhoso” (Cassiano Ricardo).

l) depois de certos verbos declarativos (dizer, perguntar, responder...). Ex. “Meu avô disse: - Aquela cai dentro de vinte minutos” (Luís Jardim).

k) Classes Subjetivas: Começamos com as reticências (...) são um sinal de pontuação que indica uma pausa no pensamento:

- Por favor, copie toda a matéria em seu caderno. Depois, faremos o visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário