segunda-feira, 29 de maio de 2017

Temas de Pesquisa Universitária



Cultura do Trabalho:

Todo trabalho em si produz uma cultura. Todo ambiente onde se faz qualquer tipo de trabalho ajuda na criação de uma forma cultural de Criatividade. Esse aspecto cultural é até um auxílio para que se consiga enfrentar melhor o dia a dia dos problemas que, às vezes surgem no local de trabalho.

Não quero falar dos modos de produção capitalista, nem de outras vertentes populares, como o modo de produção socialista.

Quero pensar junto com vocês que há um modo de se fazer cultura, para que se respire em locais de trabalho, às vezes tensos, pesados, para que possamos sobreviver melhor em uma firma, em uma empresa.

Por exemplo, há toda uma cultura seletiva, equivocada, a nosso ver, que estimula o consumo nos shoppings. Isso vem através das novelas de TV. Observe que, com freqüência as cenas começam com os atores ou atrizes chegando em uma sala com uma série de sacolas nas mãos, dando a entender que fizeram muitas compras. Vemos aí uma cultura negativa do trabalho televisivo. Claro que há outras positivas. Mas, vamos nos ater ao já citado excessivo consumismo.

O que notamos é que estes atores e atrizes, nunca entram em uma livraria para comprar um livro. Pelo menos nós nunca vimos. Pode ser que tenham cenas assim, mas são raríssimas.

Estamos querendo dizer que essa Cultura, essa continuidade de divulgação dos shoppings, bem que podiam inserir, vez por outras, dicas de livros, tornando assim as telenovelas mais educativas.

Só estamos abordando um item da Cultura do Trabalho. Note também que, os shoppings não tem relógio para indicar a hora, isso é para que as pessoas fiquem lá horas e horas, se percam no tempo, esqueçam das horas. Por outro lado, a luz sempre está acesa, qualquer horário do dia. Propositalmente confunde as pessoas.

Agora vamos abordar um aspecto positivo da Cultura de Trabalho dos shoppings. O fator segurança. As pessoas preferem tais locais pois tendo câmeras ligadas 24 horas, se torna mais tranquilo o caminhar pelos corredores.

Nossa reflexão quis fazer uma inovação. Abordamos o aspecto negativo e um aspecto positivo da cultura diária de se visitar os shoppings. Uns vão dizer coisas do progresso. Certo, mas sempre é bom pensarmos no ser humano e não apenas só no comprar, só no consumir.

Cultura, da forma como estamos tratando significa, hábito, algo repetitivo que o ser humano usa para expressar o seu viver. E se é a Cultura do Trabalho, abordamos só um item, mas tem vários outros. Nosso tema foi para pensar a modernidade dos shoppings.



Poder Político

A Sociologia nos informa que o ser humano é um “animal político”. Estamos sempre vivenciando política, respirando política. Não estamos tratando de política partidária, mas da política como uma atitude cidadã, no sentido de melhorarmos a vida.

Pensamos que esta forma de atitude política deve ser transmitida aos alunos, aos jovens, no sentido de que  eles pensem e repensem formas de participação política na sociedade.

Queremos dizer que, para nós, Política é às claras, Política deve ser transparente. Tal colocação é que nos posicionamos contra os mascarados nas recentes manifestações. Ora, se Política é às claras, não faz sentido ocultar o rosto. E este é o verdadeiro Poder Político, o povo em geral, manifestando-se pacificamente, sem quebrar nada. Sem queimar os ônibus que servem à população.

Poder Político é Educação. Por isso, precisamos estimular reflexões pedagógicas não apenas nas escolas, mas também em outras atividades profissionais.

É importante também que as pessoas saibam, aprendam qual é a função das Câmaras Municipais e Vereadores, Assembléias Legislativas dos Deputados Estaduais, Câmara dos Deputados Federais e Senado Federal. Precisamos também saber qual a função de um prefeito, de um governador, de um ministro, do presidente da República.

Precisamos saber como age os tribunais. Isto é o básico, como se deve proceder em uma democracia. Verificar como atuam esses Poderes Políticos.

É necessário também olhar o nosso tempo, a atualidade. Às vezes, muitos ficam reclamando com base em fatos ocorridos no século passado, que obviamente, não vai servir para o século XXI, onde estamos vivendo.

E tem o outro lado, aqueles que afirmam que tudo está errado, ninguém presta e não se deve votar em nada. Soa bem neste instante as sábias palavras do filósofo grego Platão: “Se você não quer saber de política, alguém vai utilizar a política para te prejudicar”. Portanto, é o tênue limite entre ser ou não ser politizado.

E se temos maus políticos, pacientemente, pacificamente, vamos tentando eleger bons representantes. Claro, não é uma tarefa rápida. Talvez demore uma geração, talvez gaste 20 anos, informam estudiosos, mas não há outra fórmula para utilizar o Poder Político e as ferramentas que ele coloca à nossa disposição.

Atenção, como no item anterior Cultura e Trabalho, agora só abordamos um pequeno aspecto da Política, pois o assunto é muito vasto.





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário