sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Jornalzinho, Dezembro 2014



O PROJETO
Dezembro - 2014 – nº 35 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:                 Pense Grande

Outro dia, em um evento aqui no Assis, quando se estava preparando a mesa com medalhas e troféus para o certame esportivo, coordenado pelo professor Rogério, nossa diretora geral Ana Cristina, conversando com um grupo de alunos, estimulou-os dizendo: “Pense Grande”. Foi uma expressão no sentido de que estava apoiando a iniciativa e torcendo pelos participantes.

A frase me fez lembrar do importante livro que acaba de ser publicado no Brasil, cujo título é “Pense Grande”, do escritor japonês, recordista de vendas no Guiness Book, que já vendeu, em diversas línguas, mais de 100 milhões de exemplares de  suas obras literárias. O livro tem como subtítulo “O Poder para Criar o seu Futuro”. Ryuho Okawa, o autor é especialista em Administração de Empresas, com mestrado na Universidade da Cidade de Nova York.

Vejamos alguns itens:

“Se você deseja construir um futuro, precisa alimentar grandes sonhos em seu coração”.

“Tudo começou a mudar quando aprendi a dizer: Eu Posso !”

“Seus pensamentos determinam sua vida. Mas seus pensamentos precisam ser mais do que meras intenções”.

“As pessoas não são o que seu corpo físico e sua aparência sugerem – elas são o que pensam”.

“Ser Positivo para realizar seus sonhos”.

o-oo-oo-o
Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br
 
*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

* O professor Sérgio Mesquita, publicou importante artigo na revista “Pilares da História” que trata de assuntos sobre Duque de Caxias e Baixada Fluminense, editada pelo Instituto Histórico de nossa querida cidade em convênio com a Câmara Municipal de Duque de Caxias. O texto fala sobre a “Repressão e Resistência: Tecelões de Magé no Movimento Operário da Primeira República (1918-1919). Mestrado em História pela UERJ, Sérgio é conceituado conferencista em sindicatos e agremiações sociais.

* O Ministério da Educação, na China, estimula nas escolas de Ensino Fundamental a prática de automassagem conhecida como “Do In”. Distribui cartazes, cartilhas, folhetos, vídeos e afins. A informação está no livro “Do In para Crianças”, de Juracy Cançado, editora Ground/Novo Século. Às vezes o aluno está estressado por algum motivo e, discretamente, em silêncio, sentado em seu lugar faz a automassagem (que também pode ser praticada por adultos). Isso ajuda muito na maturidade do estudante, influenciando na independência e autonomia do educando, não por acaso é um país que está caminhando para ser a Primeira Economia do Mundo. Fica aí a sugestão para a Seeduc, considerando que o governo do Estado do RJ tem boas relações com a RPC – República Popular da China, comprou vários trens para o metrô carioca. Que tal importar, traduzir e divulgar as técnicas de Do In, automassagem que tem como base, a multimilenar Acupuntura com os dedos.

* Feliz Natal ! Próspero Ano Novo ! Boas Férias ! Ótimo 2015 !
Saúde ! Valeu Assis !

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Feira do Assis



III FLAC


A III FLAC – Feira Literária Assis Chateaubriand foi um sucesso, juntamente com a comemoração do Dia da Consciência Negra.  A escola ficou completamente decorada com cartazes os mais  variados lembrando o Continente Africano, desde bandeiras de todos os países até aspectos gerais de cada povo.

Teve desfile de roupas típicas, representações teatrais, maquetes simbolizando as leituras feitas ao longo do ano. Varal de Literatura de Cordéis dos Alunos, sala de Fotografia com os alunos devidamente caracterizados lembrando as etnias Africanas, diálogos matemáticos inspirados nos camelos que cruzam os desertos do citado continente, ao norte o Deserto do Saara e ao sul o Grande Deserto do Kalahari, nessa região há indícios de que a espécie humana já estava presente no local, na Idade das Cavernas.

Também houve representação de Religiões de Matrizes Africanas, em belo exemplo de Ecumenismo e Inter-Religiosidade.

Tinha uma sala do Terror, explicitando os mitos literários de Drácula e afins. No refeitório cartazes mostravam os vários tipos de contos: românticos, policiais, de horror, contos de fada etc, sob o lema “Quem conta um conto aumenta um ponto.”

A supervisora da GIDE-SEEDUC, professora Elisângela esteve presente e falou para os alunos sobre a importância do evento. Disse estar muito feliz, vendo a dedicação de professores, alunos e funcionários com uma criativa forma de aula atrativa.

As muitas fotos irão pra o Facebook da Escola e, naturalmente para o “Face” dos alunos.

Sem dúvida, um dos pontos altos, foi a palestra que o pesquisador Luiz Antonio fez para o 9º Ano sobre o tempo da Escravidão e os seus Reflexos até hoje na Cultura Nacional. Fez uma retrospectiva desde os navios negreiros que singravam os mares da época até a pressão da Inglaterra pela conquista do mercado de consumo. O investigador é formado pela UFF – Universidade Federal Fluminense e presidente do Sinttel-Rio = Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos do RJ.

Luiz Antonio trouxe alguns livros sobre a África Negra para mostruário e distribuiu o jornal do Sindicato onde constava a poesia do escritor Léopold Senghor, do Senegal, que transcrevemos abaixo:

Homem de Cor

Querido irmão branco:
Quando nasci, era negro
Quando cresci, era negro
Quando o sol bate, sou negro
Quando estou doente, sou negro.
Quando morrer, serei negro.
Enquanto isso, você:
Quando nasceu era rosado,
Quando cresceu foi branco.
Quando o sol bate, você é vermelho,
Quando sente frio, é azul.
Quando sente medo, é verde.
Quando está doente, é amarelo.
Quando morrer você será cinzento.
Então, qual de nós dois é um homem de cor?


sábado, 15 de novembro de 2014

Um conto social



Feijoada: A Origem

Bryan*

- E o que faremos com esses restos?

- Jogue-os na senzala. Dê para os crioulos.

E com esse diálogo, inicia-se o processo de criação da comida típica brasileira, a mais conhecida de todos os tempos.

Era noite, um estalar do portão, seguido de uma luz forte e de uma voz.

- Crioulos! Venham pegar sua comida antes que eu mude de ideia e passe para os cachorros!

Um dos escravos se levantou e caminhou em direção à mulher gorda com uma panela gigantesca na mão. Com delicadeza ele tira das mãos da senhora a panela, como se fosse uma bomba que iria explodir a qualquer momento e volta para os seus companheiros.

- O que faremos com essa droga? – perguntou um dos escravos, enquanto segura uma pata de porco – Isso é lixo puro !

- Pega leve – diz o que segurava a panela – talvez se misturarmos tudo isso com o que temos aqui saia algo útil.

E... nasceu... a feijoada.

(*) Aluno da turma 904.

Comentário:

Vejam a importância de nossa matéria, “Produção Textual”. O aluno teve a percepção social e a partir da redação proposta em sala de aula, fez um conto. Uma crítica ao período escravagista.

Nesta pequena peça literária - o conto – o autor fez uma abordagem interdisciplinar.

Falou de Economia = a relação escravocrata.
Falou de História = fato verídico no Brasil
Falou de Geografia = escravidão presente em diversos povos.
Falou de Literatura = o conto em si, a Produção Textual.
Falou de Culinária = Arte no preparo da alimentação.
Falou de Gastronomia = comida típica nacional.
Falou de Matemática = os senhores ganhavam tudo e os escravos os restos.
Falou de etc... = um investigador da Cultura vai descobrir e interpretar mais itens.

- Lembramos que no próximo dia 19/11/14 estaremos comemorando a 3ª FLAC – Feira Literária Assis Chateaubriand juntamente com o Dia da Consciência Negra, que é no dia seguinte, 20/11/14 = Data de Zumbi dos Palmares.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Reflexão de Aluno



Pensamento do Dia

“A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar nem perder, mas procurar evoluir.”

- Alexander Lima Buarque, aluno da turma 702.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Confissões Virtuais



Minha Vida Virtual


Anônima*


“Desde quando eu tinha 11 anos amo a internet. Para mim não existia nada além da internet, eu ficava na minha antiga Rede Social preferida, que era o “Orkut”.

Mas, anos e anos se passaram e, 2014, acabou o “Orkut”...

Agora é bem melhor que antes, tem Wi-Fi e outros. A internet está em milhares de casas do Brasil. Nossas Redes Sociais crescem, desenvolvem-se: Facebook, Skipe, Wattsapp, Twitter, Instagran etc.

Estou completamente viciada nessas redes. Parece que quanto mais você tenta largar, mais você se vicia. Até minha mãe fala que vai tirar o meu celular, porque eu fico nele 24 horas. Mas ela não pode falar nada, ela também está viciada!

Quando algumas visitas chegam lá em casa, vão logo pedindo a senha. Com minhas amigas, no final de semana é assim... ficam até a madrugada usando a internet”.


(*) A aluna tocou em um ponto chave desta geração... o vício da internet... e assim optou-se por um texto anônimo.

- Estudiosos já falam deste assunto, são poucas as pessoas que conseguem viver sem celulares.

- Pesquisadores afirmam que o vício não é bom, é um excesso, é uma dependência.

- Não resta dúvida que a corrida tecnológica é cada vez mais dinâmica. Eis aí um desafio: conviver com a Tecnologia sem se apegar...


sábado, 1 de novembro de 2014

Jornalzinho Cultural



O PROJETO
Novembro - 2014 – nº 34 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:                 REDUC – Dentro de Cada Um

Todos conhecemos a Refinaria da Petrobras, em Duque de Caxias, RJ. Petróleo é Fundamental e move o Progresso do mundo. O curso que você faz no Assis também é Fundamental para sua vida.

Em nossa Bandeira está o lema: “Ordem e Progresso”, deste modo, precisamos ter Ordem e Progresso em nossas vidas, em nossas salas de aulas para progredirmos, crescermos e contribuirmos para o desenvolvimento do País, ajudando os demais e a si mesmo.

Neste mês de Novembro temos dia 15 a “Proclamação da República” e na quarta-feira 19, o “Dia da Bandeira”. Vamos então reverenciar o símbolo da Pátria. Neste mesmo dia, estaremos aqui na EEAC realizando a III FLAC – Feira Literária Assis Chateaubriand e também o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro.

Quanto ao título do Editorial, queremos dizer que você tem dentro de si o potencial de uma poderosa usina e assim pode e deve melhorar cada vez mais. Veja estes dados:

“Segundo estudos, o cérebro pesa entre um quilo e meio e um quilo e oitocentos gramas, contém mais de um trilhão de células, pelo menos dez bilhões de neurônios e consegue armazenar 125 trilhões e 500 bilhões de informações.” (pág. 65).

A citação está no livro “Cure-se”, 1998, do consagrado autor Lauro Trevisan, que acrescenta, a capacidade do cérebro é expansiva, infinita: “quanto mais se coloca conhecimento, mais cabe”.

Ora, então da próxima vez que você sentir dificuldade em alguma matéria, ou em alguma coisa na vida... lembre-se da REDUC e reflita, dentro de você tem este potencial, é só perseverar, tocar para frente, desenvolver e não se deixar abater com os problemas.

Pense nisso, veja os carros, caminhões, ônibus, veja o planeta movido a petróleo e saiba, esta Força, esta Energia está dentro de você.

A Ciência do Poder da Mente chama-se Neurolinguística. Aproveite bem a sua REDUC.

o-oo-oo-o
Notícias: A Professora Articuladora Analúcia encaminhou ao nosso jornalzinho e blog dois importantes “Pensamentos” que se completam com o tema deste mês: 1 = “Já experimentou acreditar em você? Tente... Você não faz idéia do que é capaz!”; 2 = “Pense nas vidas ao seu redor. E imagine onde uma semente sua poderá criar raiz e crescer. Pense na diferença que você é capaz de fazer”. Sempre decorando a Escola e pesquisando na web, ela estimula o bom comportamento dos alunos via Pensamentos Positivos, Construtivos.

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br
 
*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

* Por falar em novembro, 11, temos o “Dia do Diretor de Escola”, portanto, parabéns à Diretora Geral Ana Cristina e às Diretoras Adjuntas Rosana e Luciane. Ainda neste mês, 25, temos o “Dia Nacional de Ação de Graças”, uma data internacional. Se você prestar bem atenção verá que há muita coisa para agradecer, desde o momento em que acorda, até a hora de dormir. Tenha gratidão e a sua vida vai melhorar cada vez mais. Seja grato !

* Mais um trecho do citado livro: “Pensamentos, sentimentos e emoções positivas de alegria, amor, fé, esperança, prazer, felicidade, coragem, expectativa, autoconfiança, sucesso, bom humor, fazem o cérebro liberar hormônios benfazejos, que produzem bem-estar, ao mesmo tempo em que se fortalece o sistema imunológico”.

* Já os “Estados mentais de tristeza, solidão, medos, angústia, estresse, depressão, hostilidade, orgulho, despotismo, violência, timidez, estimulam o cérebro a liberar hormônios maléficos, que prejudicam o funcionamento orgânico e complicam o sistema imunológico”.

*Logo... como a vida é feita de escolhas, prefira sempre o lado positivo. É difícil? Mas, o importante é tentar, cair, levantar.

*Agradecer é um aprendizado, um caminho. Ninguém nasceu sabendo, é preciso colocar em prática. Agradecendo nas coisas pequenas, corriqueiras, aprendemos a agradecer nas outras. Agradeça a Deus, à Natureza, ao Ecossistema, ao Universo, como você achar melhor, mas agradeça.

* Paz, Amor, Saúde, Respeito, Sinceridade, Verdade !

* Sucesso na Vida, Sucesso nos Estudos, Bom Comportamento !

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Poética da Amizade



Elo de Caramelo

Antonio Rocha*

Zoé** !
Isso é que é !
Você crescendo
Estudando,
A vida melhorando
Maravilhando
Familiares e amigos.

Zoé !
Balinhas... são
Elos de Caramelos
Correntes de Amizade
Viva a Fraternidade.

O blog do Assis
Envia votos:
Vida Feliz !
Seja Feliz !

(*) professor responsável pelo blog:   

(*) Zoé tem 5 anos, é neta da professora Analúcia e nas festas do Assis, sempre que possível, está presente.

- foi uma forma poética de brincar com as palavras, lembrando que a minha neta vai nascer em janeiro de 2015.



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Frases, Reflexões dos Alunos





“Para termos um mundo bom de se viver, precisamos do principal fundamento: em tudo, a Paz”.

- Vinicius Gonçalves Silva, turma 702.


“Encontre seu Foco:
Ache sua Direção
Estudar bastante.
Eis a solução”.

- Brenda Pereira, turma 902.




domingo, 19 de outubro de 2014

Cordel em forma de Prece



ANJOS

Rodrigo Rodrigues de Souza*

Anjos, preciso de proteção
Não posso viver em vão,
Nesse mundo que
Só tem ambição.

Nesse mundo prevalece
A frase: “Arte é crime,
Corrupção é arte,
Roubar faz parte”.

Anjos amigos queridos:
Mudem esses corações
Tirem essas ambições
Vivamos sob suas proteções.

Oh anjos amados !
Com o passar dos anos
Pessoas deixam de amar,
Esquecem, sem amor, de sonhar.

Eu sei que é difícil
Mas, por favor,
Atendam meus pedidos
Me tirem deste precipício.

Me levem para casa
Me cubram com tuas asas
Me livrem do mal
Nós já estamos perto do final.

Em devoção
(No silêncio)
Sabem o que eu quero dizer
O fim é desconhecido.

Minha oração
Deixo em vossas mãos
Me protejam então,
E me guiem, nesse inútil mundão.


(*) Aluno da turma 903.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Reflexões da Aluna



Cordel da Amizade

Vitória Rodrigues*

A verdadeira amizade
Supera qualquer tempestade
Não importa onde for
Nunca termina esse amor.

Quando se tem um amigo
Ele sempre está contigo
Sempre que precisar
Irá te apoiar.

Sempre juntos a brincar
Sempre pronto a lutar
E sempre se aventurar
Para um amigo ajudar.

Nunca deixe de pensar
Nesse amigo que contigo está
Pois sempre que sonhar
É dele que vai lembrar.

Ter uma amizade
É sempre necessidade
Pois pode dividir
Tudo o que sentir.

Um amigo é como irmão
Moram no fundo do coração
Juntos com muita felicidade
É alegria de verdade.

Em momentos de dor
Te oferece alegria e amor
Com toda sinceridade
Que bonita é a amizade.

Toda alegria e felicidade
Sem prazo de validade
O que é a amizade?
Amor, carinho e solidariedade !


(*) Aluna da turma 903.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Gratidão aos Docentes de todos os níveis e áreas



Dia do Professor

“A missão do professor não é dar respostas prontas.
As respostas estão nos livros, estão na internet.
A missão dos professores é provocar a inteligência, é provocar o espanto, a curiosidade”.

- Rubem Alves (1933-2014) escritor, educador, teólogo.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Proposta Pedagógica



O PROJETO

Antonio Rocha*

Em agosto de 2010 iniciei este jornalzinho artesanal. Às vezes mensal, às vezes bimestral e nas férias não é editado.

Chamo de “jornalzinho” por ser uma proposta de alternativa pedagógica, criativa complementação de Leitura.

Paralelamente à publicação criei o blog, com textos de alunos e professores  http://gremioeassisc.blogspot.com

Na verdade, é um PROJETO cuja finalidade é desenvolver com o corpo discente a Arte de bem escrever textos os mais variados: redações, poesias, propagandas, publicidades, pensamentos, reflexões, contos, crônicas, reportagens, artigos jornalísticos etc.

Alunos participam com maior freqüência, professores vez por outra colaboram. E já tivemos a mãe de um aluno enviando frase filosófica inspirada em ditado popular para ser editada. Com isso, quero dizer que o jornalzinho está aberto ao entorno da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Pais e responsáveis podem e devem colaborar.

Repito sempre que é uma contribuição grátis, visando o aprimoramento cultural de nossos alunos.

O PROJETO fala de tudo um pouco, enfatizando também o âmbito literário e assim comenta livros, sugere leituras, faz mini-resenhas sobre publicações diversas.

São mais de 3 mil visitas; com surpresa vi o relatório que inclui visitas dos Estados Unidos e Alemanha, comprovável pelo Blogger, o site hospedeiro.

Fato que muito me alegra e estimula a continuar incentivando os alunos em suas Produções Textuais.

(*) Professor criador e responsável pelo Jornal “O PROJETO”.

- o texto acima encontra-se na pasta de atividades encaminhadas à Supervisora.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cordel de Aluna



MINHA VIDA

(Yasmin de Andrade, aluna da turma 901).

Minha casa é simplezinha
Tem três quartos
E uma cozinha
Pequenina.

Me esqueci do banheiro
Lá tem um espelho é
Onde eu penteio o
Meu cabelo.

Tenho dois armários
Uma cama bela e já
Me esquecia da penteadeira
Perto da janela.

Tenho uma boneca
Quase do meu tamanho
Não gosto disso, mas é
Que eu ganhei.

Prefiro carrinho a bonecas
Homem Aranha,
Homem de Ferro,
Hulk e Magneto.

Tenho muitos primos,
Primas quase não tenho
Brinco mais de bola e
Depois de desenho.

Parte de mãe eu sou
A única menina
Por isso tenho o
Hábito: brincar de lutinha.

Sou muito inteligente
Um Cordel eu faço
De repente. E Artes eu
Guardo na mente.

Comentário:

Observem que o título lembra o programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”, ainda que a autora dos versos não estivesse pensando nisso quando escreveu a poesia, que serve para milhares de pessoas em todo o mundo. Veja que a partir de um simples Texto falou-se em todo o Planeta. O Cordel será publicado na íntegra no referido blog. Estudiosos em Literatura afirmam que no “Regional está o Universal”. Isto quer dizer que a partir de um tema, aparentemente comum, a aluna teve a sensibilidade de falar no cotidiano de bilhões de pessoas.

sábado, 4 de outubro de 2014

Jornalzinho do Pilar



O PROJETO
Outubro - 2014 – nº 33 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:   Aulas de Respeito e Honestidade

Duas escolas em São Paulo (uma municipal e outra estadual) e duas em Manaus (estaduais) incluíram em seus quadros de horário a nova disciplina “Inteligência Emocional” que abrange entre outros assuntos: Respeito, Honestidade, Cidadania, Dignidade, Bons Modos e temas afins.

A informação está em www.guiasdeeducacao.com.br   que também fala de algumas escolas adotando currículos mais flexíveis.

Em 2010, via nossas aulas de Projeto, aqui no Assis, começamos a falar nestes assuntos e similares, daí a conhecida saudação “Paz e Amor”. Aulas inspiradas na Ética, uma parte da Filosofia. E foi por isso que nasceu este jornalzinho e blog, cujas visitas ultrapassam a casa das 3 mil visualizações de página.

O professor e escritor Celso Antunes, em 1997, publicou pela editora Vozes, o livro “A Inteligência Emocional na Construção do Novo Eu”.

“Uma das mais extraordinárias descobertas deste final de milênio identifica no homem múltiplas inteligências”, entre estas “as chamadas Inteligências Emocionais que, conhecidas e treinadas, podem levar o homem a superar seus problemas”

Foram os psicólogos e educadores dos EUA, Howard Gardner e Daniel Goleman que “descobriram” as novas inteligências. Ou seja, se antes se falava muito em QI = Quociente de Inteligência, agora é necessário incluir o QE = Quociente Emocional, que é plural. As Emoções ou Emocionalidades influem e muito no desempenho escolar dos alunos, por uma série de fatores.

Saber administrar as emoções em qualquer relacionamento, incluindo o relacionamento aluno/escola é importante para o sucesso na e da Educação.

O livro aborda questões como Autoconfiança do Aluno, Senso de Autocontrole, Autodomínio, Responsabilidade, para que se evitem brigas, brincadeiras desastradas que, com freqüência machucam fisicamente, emocionalmente, psicologicamente.

Nos próximos números voltaremos ao assunto, por ser muito importante.

Notícias:
* Feliz Dia do Professor: 15 de Outubro = Nós merecemos ! Nossos sinceros agradecimentos aos professores que tivemos ao longo da vida, desde a mais tenra infância.

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com 

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

* O professor Aurino Junior, de Artes, realizou com o pessoal do 9º Ano, um excelente trabalho que abrange a confecção de Cordéis, edição, preparo e escrita de versos. Com os temas variados, trabalhos em sala de aula e em suas respectivas casas mobilizaram as turmas. O resultado são mini-poesias que iremos, aos poucos, publicar em nosso blog a partir deste mês. Os Cordéis são ilustrados com desenhos de cada aluno. Vejamos um exemplo, de Yasmin de Andrade, turma 901.

MINHA VIDA

Minha casa é simplezinha
Tem três quartos
E uma cozinha
Pequenina.

Me esqueci do banheiro
Lá tem um espelho é
Onde eu penteio o
Meu cabelo.

Tenho dois armários
Uma cama bela e já
Me esquecia da penteadeira
Perto da janela.

Comentário:

Observem que o título lembra o programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”, ainda que a autora dos versos não estivesse pensando nisso quando escreveu a poesia, que serve para milhares de pessoas em todo o mundo. Veja que a partir de um simples Texto falou-se em todo o Planeta. O Cordel será publicado na íntegra no referido blog. Estudiosos em Literatura afirmam que no “Regional está o Universal”. Isto quer dizer que a partir de um tema, aparentemente comum, a aluna teve a sensibilidade de falar no cotidiano de bilhões de pessoas.