quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Sobre Ecologia



A mata que atravessa o país

Contornando toda a extensa costa brasileira e penetrando, em média, 200 quilômetros pelo interior do país, a Mata Atlântica, na época do descobrimento cobria 15% do território nacional. Após um processo contínuo de devastação que começou com a extração do pau-brasil, restam hoje 7,8% da cobertura original, que corresponde somente à 1,17% do território.

A variedade de espécies (fauna, flora e microorganismos) coloca a Mata Atlântica como uma das florestas mais ricas do mundo. Nela já foram catalogadas cerca de 20 mil tipos diferentes de plantas e animais, sendo que a metade é representada por espécies endêmicas, ou seja, que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

- trechos do jornal Mundo Jovem, novembro/2004.



Feliz Ano Novo para todos (as) !


domingo, 9 de outubro de 2016

Publicação dos Alunos



O PROJETO
Outubro - 2016 – nº 55 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

Editorial:   A Política no Brasil = autoria de Salete Souza de Lima*

O Brasil está vivendo um momento difícil quando se fala em política, onde os que são honestos são poucos e acabam sendo os errados da história, pois os corruptos é que saem ganhando.

As cidades estão afundando e as contas bancárias dos maus políticos estão crescendo. Algumas escolas estão fechando, moradores de rua estão morrendo de fome enquanto estes péssimos homens públicos jogam dinheiro fora. É a lei do “cada um por si”.

Mas o Brasil já viveu bons tempos onde tudo era lindo e até hoje só está mal cuidado: as ruas eram limpas, a população de rua era pequena e a palavra “crise” não existia em nosso país.

As autoridades eram honestas e os hospitais tinham médicos de sobra. Eu acredito que esse tempo vai voltar, só depende dos parlamentares e nós.

(*) Aluna da turma 702.
- o0o – o0o – o0o –
Notícias:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no blog, facebook, twitter e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens colhidas na web, domínio público, tem sentido educativo. Se, por acaso, algum proprietário das imagens reclamar a origem, avise-nos que retiraremos . Agradecemos a todos (as).

* Pensamento – Reflexão: Semanalmente você encontra no Facebook Antonio Rocha https://www.facebook.com/antoniorocha.rocha.583    boas dicas e reflexões para um viver melhor. Recomendo sempre aos alunos, observarem esta ferramenta de trabalho, como um complemento de nossas aulas.

Lendário e a Saga do Gol 3000 – 1ª Parte: O Início: Aos 10 anos de idade ele jogava em um time do Rio, chamado Flamenguinho, e já havia marcado 100 gols em apenas um ano. Sonhou em jogar no Flamengo, seu time do Coração; o Flamenguinho time em que estava jogando foi fundado por moradores do bairro e ele em pouco tempo se destacava na equipe fazendo muitos gols, tantos gols que o apelidaram de Lenda. Aos 14 anos a Lenda foi jogar na Europa e tinha marcado mais de 500 gols. Passaram então a chama-lo de Lendário.
Poesia da Água:

Neo Espaço*

Água é um recurso
Ou um item de uso
Precisamos usa-la
E guarda-la.

Devemos cuidar
Se não vai acabar
Devemos preserva-la
Para saborea-la.

Água é uma coisa boa
Se não é bem usada
É desperdiçada
E mal utilizada.

Água deve ser respeitada
Com sabedoria e louvor
Pois sem água
O mundo acaba, um horror.

(*) Aluno da turma 701.


Minha Paixão por Música:*

Sabe aquela pessoa que é apaixonadíssima por música? Então, sou eu. Não sei como uma pessoa consegue compor uma música tão linda, tão maravilhosa, tão legal de se ouvir.

Minha paixão por música começou quando eu era criança, com mais ou menos 5 anos de idade. Eu cantava na minha igreja antiga “Torre Forte”, desde então sou maravilhada por músicas.

Eu escuto vários estilos musicais: Pop, Sertanejo, Gospel. Existem também vários tipos de música que eu não gosto como Axé, Pagode e Funk. Eu não gosto de Axé nem Pagode porque é chato e só tem música de velho; eu não gosto de Funk porque nessas letras eles falam muito palavrão, muita coisa que as pessoas não devem escutar.

O Brasil já está em crise: escolas com problemas sérios e agora vem um bando de pessoas escrever músicas que não são apropriadas a menores de idade e se, o Brasil está como nós criticamos é por culpa também dos eleitores.

(*) O texto acima é da aluna Marianna Miranda, turma 702.


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Trabalho do EJA



Preconceito Lingüístico


Este é um tema que foi criado pelo professor Marcos Bagno, da UnB – Universidade de Brasília. A tese foi defendida na USP – Universidade de São Paulo.

Por exemplo, o autor fez uma listagem com oito mitos que ele classifica como “Preconceito Lingüístico”. Vejamos o número cinco, à página 46:

“O lugar onde melhor se fala o português no Brasil, é no Maranhão”.

Não há uma base, não um critério que possa afirmar que os maranhenses falam melhor a nossa Língua Portuguesa.

Creio que esse preconceito deve vir do tempo das “Capitanias Hereditárias”, pois, logo a seguir, no Brasil Império a capital São Luiz ficou conhecida como “Atenas Brasileira”, certamente o título foi dado pela elite local.

O fato de muitos maranhense perguntarem: “Tu vais jogar futebol hoje?” Não significa que isso é falar corretamente.

É um regionalismo, da mesma forma que os gaúchos falam parecido: “Tu não sabes escrever direito ! ?”

A proposta de Bagno é democratizar a aceitação dos falares diferentes em cada estado.
 - O0o –

Bilhete:

“Duque de Caxias, 19 de setembro de 2016.

Oi Francisco, quero te lembrar que na próxima semana teremos prova sobre o livro “Preconceito Lingüístico”, de Marcos Bagno. E depois, para recuperar a nota de quem não se sair bem, poderá ser feito um trabalho. Podemos fazer um grupo de quatro alunos e como são oito “mitos”, cada aluno se encarrega de dois mitos ou dois preconceitos lingüísticos.

Abraços, bom fim de semana. Dea”.


- autoria de Georgette Moraes, merendeira, funcionária da cozinha, o dever acima foi a sua pesquisa para as aulas noturnas do EJA.

domingo, 11 de setembro de 2016

Música e Poesia



Sou teu destino

Simone Tertuliano*

Diz...
E aí? ...
E agora?
Tanto que você fez
Pra eu olhar pra você e te ver
Que eu parei, te mirei
E senti como se já houvesse estado contigo
Em silêncio, dividindo os sentidos

Mas
E aí?
Que demora !
O que falta pra entender
Que só falta você me dizer:
“Tudo bem?” e ir além
Frases tuas
Dispenso as cantadas
Eu quero a pessoa que achei
Enquanto me olhavas.

“Vem”, responde a tudo
E dá início ao plano que a vida tem pra nós
Sim, vou com você
Quero te ter sob o meu domínio
E ser teu bem, teu ninho
Por dias, meses, anos
Ouça o som da minha voz
Sim, vou com você
Quero te ter
Sou o teu destino.

(*) Maestrina, cantora, compositora, musicista. Funcionária da Secretaria da Escola Estadual Assis Chateaubriand.

- Simone Tertuliano tem um canal no Youtube.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Notícias do Assis



O PROJETO
Agosto/Setembro - 2016 – nº 54 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

Editorial:   ASAS PARA VOAR = Livro do Assis 2016

Estamos providenciando a edição de um pequeno livro escrito pelos alunos, composto de prosas e poesias, contos, pensamentos, reflexões, reportagens etc.

No tempo da diretora Jane Ornelas foi feito um volume datilografado e mimeografado, conforme a época. Em 2015 fizemos uma edição artesanal de xérox e encadernado com espiral. Agora, 2016, queremos imprimir em uma gráfica, no formato de uma pequena revista.

Contamos com a colaboração de todos os professores e alunos. Claro, teremos que escolher os melhores. Os alunos que desejarem podem desenhar, pintar e faremos a seleção.

Neste número do jornalzinho temos dois exemplos: um texto de ficção e uma história real.
- o0o -

A TARTARUGA E O PEIXE (Aluna Djulye Nunes, turma 602).

No meio do oceano havia um tartaruga chamada Flecha.

Flecha era a tartaruga mais rápida do mar, mas um peixe bem malvado, não conseguia acreditar que uma simples tartaruga seria mais rápida do que ele.

Então o peixe decidiu que iria desafiar a tartaruga para uma corrida, porém, ela não aceitou. Ele conseguiu, por fim, que ela aceitasse, com uma condição: que o peixe a ajudasse a encontrar a família dela. E mesmo sem saber como iria fazer, ele aceitou.

O dia já estava marcado, os dois estavam a postos, e então, pronto, começou a corrida.

A tartaruga saiu disparada e o peixe com medo de perder, pediu aos seus comparsas para atrasar Flecha. Um deles entrou na frente da atleta e os dois se esbarraram, prejudicando nossa amiga. E o peixe conseguiu ultrapassá-la.

Flecha, preocupada, esforçou-se o máximo e ... conseguiu chegar em primeiro lugar. Sem ação o peixe começou a chorar.

Além disso, não conseguiu realizar o que prometera, encontrar a família da Tartaruga. Flecha tinha bom coração, o perdoou e teve início uma bela amizade.

- o0o –
Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no blog, facebook, twitter e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens colhidas na web, domínio público, tem sentido educativo. Agradecemos a todos (as).

* Pensamento – Reflexão: Semanalmente você encontra no Facebook Antonio Rocha https://www.facebook.com/antoniorocha.rocha.583    boas dicas e reflexões para um viver melhor. Recomendo sempre aos alunos, observarem esta ferramenta de trabalho, como um complemento de nossas aulas.

- o0o –

A DESCOBERTA DA PRINCESINHA MARIA SOFIA (aluna: Mayelle da Silva, turma 602) = outro exemplo de reportagem para o citado livro:

Tudo começou... quando a minha querida mãe começou a passar muito mal, ela fez vários exames.

No dia 18/05/16, ela decidiu ir a uma clínica; o resultado foi “positivo”. Na mesma hora comecei a chorar de alegria, minha mãe ficou gelada e branca. Porque nunca imaginara que ia cuidar de mais um bebê ...

Quando ela chegou em casa, sentou na cadeira e ficou parada. Em seguida meu pai chegou e a alegria só multiplicava mais ainda.

No dia 03/06/16 ficou confirmado que era uma menina, ficamos muito felizes...

Deus é muito maravilhoso por minha irmã estar bem. Agradeço a ele todos os dias da minha vida porque a quantidade de remédio que ela tomou para se prevenir era grande, mas os planos de Deus foram outros em nossas vidas.

Agora estamos correndo contra o tempo, montar o enxoval para a nossa Princesinha Maria Sofia, queremos que saia tudo perfeito. Minha mãe não quer mais filhos, está bom, quatro é demais.

Breve Maria Sofia vem aí e já está trazendo muitas alegrias para mim e para minha família. Esperamos ansiosos nossa Princesinha chegar.

domingo, 24 de julho de 2016

Letra e Música



Tentei Dizer

Simone Tertuliano*

Pensei dizer tanta coisa
Não consegui decifrar o que meu coração
insiste em sussurrar
Parece disfarçar o que não vou negar.

Não sei se já reconheço nessa emoção o amor
Mas quero sempre estar aonde o teu olhar
Possa me aquecer e me fazer sonhar.

É cedo pra saber
É tarde pra fugir
Eu acho que você devia admitir
Algo aconteceu e não foi só em mim.

O que meu coração insiste em sussurrar ? !
Parece disfarçar o que não vou negar.

Não sei se já reconheço nessa emoção o amor
Mas quero sempre estar aonde o teu olhar
Possa me aquecer e me fazer sonhar.

É cedo pra saber
É tarde pra fugir
Eu acho que você devia admitir
Algo aconteceu e não foi só em mim
Tentei dizer.

(*) Maestrina. Veja no Youtube a bela música acima.

- É funcionária da Secretaria da EEAC – Escola Estadual Assis Chateaubriand.


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Poesia Discente



Tempo

Neo Espaço*

Mano diz a hora
Não mané
Diz a hora agora
A hora que Deus quer.

A hora é um tempo
Que tempo é então ?
Tempo de ir embora
Diz a hora bobão.

Diga o tempo agora
Agora não é hora
É tempo presente
Vai embora.

Quer saber a hora ?
Não mais
E o que tá escrito no cartaz ?
Por que não falou ?
Porque sou sagaz !


(*) Pseudônimo de Aluno da turma 701.

- O autor faz um jogo de palavras entre o Tempo, o Aqui e o Agora.


sábado, 16 de julho de 2016

Momento Poético e Musical



Vá Embora

Simone Tertuliano*

Eu sabia !
Ao menos desconfiei
Era tanta harmonia
O sonho que esperei
Aquele grande amor
Que poucos confessam crer
Ah ! Como eu queria ter me enganado.

Ter respeitado a aflição
Que do nada assombrava o meu coração
Ter notado teus olhares
A busca em todos os lugares.

Eu preciso saber de tudo que aconteceu
Use inteiras palavras
E termine com um adeus
Vou me sentir melhor
Vendo você sair
Da minha vida e dos meus sonhos, dos meus sonhos.

Refrão:
Pra meu consolo
Vá embora
E o grande amor
Fique apenas na memória  (2 vezes).

Eu conheço meus pensamentos e a minha dor
Mas espero que o tempo me traga o bem de um novo amor
Beijo sem traição
Par e não solidão
Moral da história:
Já passou da hora
Vá embora.

(*) Você pode ouvir e assistir Simone Tertualiano** cantando no Youtube.

(**) Funcionária da Secretária da Escola Estadual Assis Chateaubriand, grande talento !




quinta-feira, 14 de julho de 2016

Magia Poética



Magia


Neo Espaço*


Magia não existe
Mas não duvide
O impossível
Pode ser possível.

Crer na loucura
E na magia de cura
Acreditar no que não existe
Melhor que viver triste

Aceite o que não é real
Será que o tempo
É real ou
Uma ilusão mental.

Crer na magia mais poderosa
A Fé em Deus, o Criador
Magia tem muitos nomes
Mas o meu preferido é Amor.


(*) Pseudônimo poético de aluno da turma 701.


quarta-feira, 13 de julho de 2016

Scrap City


A Cidade de Luz e Sombra

Neo Espaço*

Scrap City tem tudo
Menos um mundo
Menos um futuro
Nas sombras estão.

Vivendo na escuridão
Sofrendo, gritando, morrendo
As trevas os dominam.
Mas, na luz acreditam.

O maligno os quer
A esperança os guia
Uma jornada sombria.
A última solução é querer.

Ter vontade, ter fé
É o código de viver
Lutar pela luz
E não pelo que reluz.


(*) Pseudônimo literário de um aluno da turma 701.


sexta-feira, 8 de julho de 2016

Jornalzinho do Assis



O PROJETO
Julho - 2016 – nº 53 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

Editorial:    Cantora e Compositora Simone Tertuliano*

Desde muito cedo, mais ou menos aos 9 anos, ficaram claros minha inclinação e gosto pela música; nessa idade ganhei meu primeiro violão, um presente de meu pai. Acompanhava minha mãe aos cultos de sua igreja e por muito tempo usei a música para me expressar religiosamente.

Praticamente autodidata, aprendi a tocar violão, teclado, violino, contrabaixo e alguns instrumentos de percussão; a banda da escola era minha paixão na adolescência.

Os anos passaram e, ainda no meio gospel, me formei em Bacharel em Música Sacra, mas eu tinha outras idéias e assuntos.

Durante 7 anos toquei em shoppings, bares e espaços culturais no Rio de Janeiro e Região Metropolitana, acompanhando a talentosíssima cantora Cíntia Possidônio e também em carreira solo.

Atualmente preparo as músicas autorais que irão fazer parte de um EP. Essas composições podem ser vistas no meu canal do Youtube (Simone Tertuliano) ou na minha página no Facebook: (   https://facebook.com/simonetertuliano  ).

Gosto da expressão que diz: “a música é a linguagem da alma !”. Ainda que as palavras venham fazê-la transbordar em significado e emoção, essa arte, às vezes sem qualquer palavra traduz o intangível, preenche o insaciável, toca o mais bruto dos seres e apazigua o espírito.

Música é o que me move ... É o que me faz ser.

(*) Funcionária da Secretaria da EEAC – Escola Estadual Assis Chateaubriand.


Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no blog, facebook, twitter e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens colhidas na web, domínio público, tem sentido educativo. Agradecemos a todos (as).

* Pensamento - Reflexão: Semanalmente você encontra no Facebook Antonio Rocha https://www.facebook.com/antoniorocha.rocha.583    boas dicas e reflexões para um viver melhor. Recomendo sempre aos alunos, observarem esta ferramenta de trabalho, como um complemento de nossas aulas.

* Lendário e a Saga do Gol 3000: O grande jogador de futebol, Lendário, está próximo de completar a marca histórica do futebol mundial. Ele está com 2999 gols e no próximo jogo poderá completar o tão aguardado Gol 3000, que promete ser uma grande festa internacional. Todo o planeta está de olho, esperando o gol 3000 desse mito. Breve, nosso herói estará entrando para a história com a incrível façanha do gol 3000.

* Datas Comemorativas – Julho: 2 – Dia Internacional do Cooperativismo; 8 – Dia do Panificador; 10 – Dia Internacional da Pizza; 11 – Dia Mundial da População; 12 – Dia do Engenheiro Florestal; 13 – Dia do Engenheiro Sanitarista; 14 – Dia Mundial do Hospital; 15 – Dia Nacional do Homem; 16 – Dia do Comerciante; 17 – Dia do Protetor da Floresta; 18 – Dia Nacional do Trovador; 19 – Dia do Futebol; 20 – Dia Internacional da Amizade e Dia do Amigo; 23 – Dia do Policial Rodoviário Federal; 25 – Dia do Motorista; 26 – Dia dos Avôs e Avós, Dia dos Bisavôs e Bisavós; 27 – Dia do Motociclista; 28 – Dia do Agricultor; 30 – Dia Nacional do Cartaz.

Rimas  dos Alunos Erik Jorge e Luis Felipe (Turma 701):

Fui comer feijão
E caí no chão.
Água gelada
Carne estragada.

Fui andar a cavalo
E caí do galho
Fui cedo dormir
Sonhei sonho falho.

Acabei de acordar
E fui almoçar
Fui comer mamão
E cortei a mão.

Fui para casa
Brincar de asa
Asa de anjo
Tocando banjo.


sábado, 25 de junho de 2016

Belo texto poético



Minha Poesia

Zoé Pessoa*

Para Arnaldo Antunes**

Folhas caindo sobre a terra.
Folhas cansadas de trabalhar
Vira um cenário de teatro.
Folhas caindo no meu jardim
Jardins podem ser bem bonitos e
Podem também ser coloridos.

Folhas caindo sobre o rio
Folhas caindo na minha mão
Vira uma cena de cinema

As folhas pedem para o outono chegar
Mas para isso elas tem que se agasalhar.


(*) Zoé tem 8 anos, é neta da professora Analúcia.

(**) Zoé é fã do consagrado cantor e compositor, quando ele se apresenta no RJ, ela sempre está presente.




domingo, 19 de junho de 2016

Jornalzinho Cidade dos Meninos



O PROJETO
Junho - 2016 – nº 52 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha - Cidade dos Meninos.

Editorial:    Poesia de Aluna = “João” = Djulye Nunes, turma 602

Lá vem o João
Comendo um pão
Com gosto de limão
Ele viu um leão.

Leão se aproximou
Ele logo gritou
Quando assim berrou
O leão se assustou.

João pasmo ficou
O leão rugiu
Calça de João caiu
E o leão riu.

João pronto fugiu
Leão o perseguiu
João achou a casa
Da mina Láysa.

João se apaixonou
Assim que a avistou
Nisso alguém o chamou
Ele acordou, sonho acabou.

Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no blog, facebook, twitter e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens colhidas na web, domínio público, tem sentido educativo. Agradecemos a todos (as).

Pensamento - Reflexão: Semanalmente você encontra no Facebook Antonio Rocha https://www.facebook.com/antoniorocha.rocha.583    boas dicas e reflexões para um viver melhor. Recomendo sempre aos alunos, observarem esta ferramenta de trabalho, como um complemento de nossas aulas.
Calendário de Julho: 2 – Dia do Bombeiro; 8 – Panificador; 10 – Dia Internacional da Pizza; 11 – Dia Mundial da População; 12 – Engenheiro Florestal; 13 – Dia Internacional do Rock; 14 – Dia Mundial do Hospital; 15 – Dia Nacional do Homem; 16 – Comerciante; 17 – Protetor da Floresta; Dia Nacional do Trovador; 19 – Futebol; 20 – Dia Internacional da Amizade; 23 – Polícia Rodoviária Federal; 25 – Dia do Motorista; 26 – Dia dos Avós e Bisavós; 27 – Motociclista; 28 – Agricultor; 30 – Dia Nacional do Cartaz.

“Juntos e misturados”: foi a chapa vencedora do Grêmio Estudantil da EEAC. Os alunos estão com bons projetos. A equipe tomou posse no último dia 15 com a presença dos diretores da Metro V. Uma das iniciativas é a Campanha de Agasalhos, neste inverno que começa no dia 20/06, os alunos vão se mobilizar para ajudar a quem precisa.

Nova Direção: As diretoras Ana Cristina e Rosana foram transferidas para uma escola bem maior, um CIEP com 1500 alunos. Nossa gratidão pelo bom trabalho que realizaram aqui na EEAC. Agora, as novas diretoras são a Carla (Diretora Geral) e a Rose (Diretora Adjunta), nossas boas vindas. E vamos todos somar, trabalharmos juntos em prol deste nosso estabelecimento de Ensino.

Crise?: A Filosofia nos informa que Crise é uma excelente oportunidade para ultrapassarmos as dificuldades. Tire o “s” de sofrimento da palavra e vai surgir uma outra CRIE, do verbo criar, fazer, construir. Com perseverança e sem esmorecer chegamos lá. É a mesma Filosofia quem nos recorda: “uma caminhada de mil passos, começa com o primeiro”, logo, mãos à obra.

Sala de Leitura: A professora Analúcia vem fazendo um ótimo trabalho a frente da Sala de Leitura Carlos Drummond de Andrade, mais de mil livros já foram emprestados. Destaque-se também a decoração da Escola, os cartazes, recados, avisos. Tudo com o máximo bom gosto.

Cozinheiras: As tias que preparam café da manhã, lanche nos recreios,  almoços e sobremesas estão de parabéns. Alto nível nos temperos, com um agradável sabor.

Treinando rimas:

Na escola eu estudo
E aprendo de montão
Tem Antonio Rocha
Parceiro e amigão.

- aluno: Ellion ( turma 601).