sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Projeto, nov/dez, 2012


O PROJETO
Nov/Dez - 2011 – nº 13 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:               Os 5 “S”

A sigla “5S” é uma metodologia/pedagogia que nasceu no Japão, nos anos 1950, a partir  de 5 palavras da língua japonesa:

SEIRI = Senso de Utilização
SEITON = Senso de Orientação
SEISOU = Senso de Limpeza
SEIKETSU = Senso de Saúde
SHITSUKE = Senso de Autodisciplina

Com o passar do tempo tornou-se um movimento, uma tendência, um campo de estudos e saberes no âmbito da Administração de Empresas, Indústrias, Escolas, nos Lares, nas Famílias, no Lazer, nas Comunidades etc.

Observe que podemos aplicar os 5 S em todas as atividades do gênero humano, até nos relacionamentos, quaisquer que sejam eles.

Em 2012 estaremos implementando atividades na EEAC – Escola Estadual Assis Chateaubriand, inspiradas nos 5S.

É importante frisar que o Japão é hoje uma das nações mais desenvolvidas do planeta. Foi praticamente destruído na Segunda Grande Guerra Mundial, atingido por duas bombas atômicas quando em um só dia morreram mais de 240 mil pessoas e eles se levantaram. Acrescente-se também que em recente tsunami  e terremoto, mais de 10 mil pessoas morreram, meses depois vimos na internet, estradas reconstruídas e tudo funcionando a contento.

Já nas cidades serranas, próximas ao Rio de Janeiro, vítimas das chuvas de verão no ano passado, não podemos dizer o mesmo... a imprensa tem mostrado que os riscos são grandes se chover forte novamente... por que será ?

Então o programa 5 S faz diferença.

Existem livros, revistas, publicações várias tratando dos 5 S que iremos abordar nos próximos boletins.

Os 5 S nos levam ao “bom senso”, ao equilíbrio, para evitarmos os extremos. Então, vamos começar já, aplicando estas normativas em nosso viver diário.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo !

- o0o -
Notícias:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* Boas Festas a todos: professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, pais, responsáveis e demais familiares. Saúde e o melhor dos melhores em 2012 !

* Fechamos o ano com uma bela festa sobre o continente africano, afro-descendentes e temas afins. Coordenada pela professora Ruthe. Houve dança, coreografias, desfile de modas, roupas, penteados, grupo de capoeira, poesias, especificação de grupos lingüísticos, grupos étnicos, significados de nomes, cartazes, maquetes, música, países etc.

Tempo Certo...

De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas. Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto. Mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo ! Aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca. Mas alguém poderia dizer: - Mas qual é esse tempo certo? Bom, basta observar os sinais.

Geralmente quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida. Pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo. Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer. Mas com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa !

Basta você acreditar que nada acontece por acaso ! E talvez seja por isso que você esteja agora lendo essas linhas. Tente observar melhor o que está a sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto, e você nem os notou ainda. Lembre-se que o universo, sempre conspira a seu favor, quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento. (Anônimo).

* O texto acima, foi distribuído para estudo, reflexão e vivências na reunião de setor do IGT coordenado pela supervisora Sonia Lima, no dia 06/12. Diversas escolas e CIEPs reunidos fazendo um relatório anual das atividades que foram destaques. A EE Assis Chateaubriand se fez presente mostrando o Ortografando e o PARE – Projeto Atenção e Relaxamento na Escola.

* “A escola é um instrumento oco que só funciona com suas peças internas”. O pensamento acima é do aluno Nicolas, da turma 704. As “peças” no caso, são todos os envolvidos no processo educacional: alunos, professores, diretores, coordenadores, funcionários, pais, responsáveis todos colaborando em prol do aprendizado.

* A revista Nova Escola, março de 2011, mostra na página 34, a foto de uma sala de aula no sul da Índia. Os alunos sentados no chão, a professora de pé e na parede um pequeno quadro negro de madeira, daqueles de antigamente. É recomendável que nossos alunos vejam a matéria. A escola é um barracão em um canteiro de obras. As crianças estão felizes e sorridentes, mesmo no chão, não têm cadeiras nem mesas. Portanto, precisamos ter mais cuidado com os móveis escolares, outros vão usar. Vamos aplicar os 5 S na forma de sentar comportadamente, ter o senso de utilização exato  do móvel, usá-lo na forma certa. É uma pena ver uma cadeira ou mesa quebrada quando tantos alunos, em outros lugares precisam tanto. Não precisamos ir na Índia, no interior do Brasil vemos salas de aulas bem simples.

* Boas férias, bom descanso, aproveite bastante. Nada de excessos. Você já sabe, não se esqueça, o futuro se faz agora com responsabilidade, ética, respeito, cidadania. Vamos colocar em prática também o lema: “Gentileza gera gentileza”.



domingo, 30 de outubro de 2011

O Projeto = outubro = 2011

O PROJETO
Outubro - 2011 – nº 12 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:         NOTA NÃO É TUDO

O professor e escritor James Heckman, Prêmio Nobel de Economia, em 2000, realizou estudos e pesquisas sobre os métodos de avaliação de programas sociais e de Educação.

Diz ele: “escola não pode se concentrar só nas notas. -Temos de mudar o que as escolas enfatizam hoje, para que não formem apenas alunos que vão bem nos testes, mas que sejam pessoas bem-sucedidas, menos violentas e mais capazes de controlar suas emoções. — É preciso expandir o papel do professor e o entendimento de educação com uma visão muito mais compreensiva, em vez de apenas se concentrar no resultado das notas dos alunos num teste em particular. Elas são importantes meios de medir o aprendizado, mas se olharmos apenas para elas, podemos estar ignorando outros traços importantes para o sucesso do indivíduo.”

O trecho acima foi publicado no Ex-Blog do ex-prefeito César Maia do Rio de Janeiro. Em 27/10/11.

É importante refletirmos que, de fato, nota não é tudo, não é o todo da Educação. As avaliações podem e devem ser de múltiplas formas, criativas. Em pleno século XXI urge fazermos novas abordagens visando a cidadania.

Notícias:
* Nosso despretensioso jornalzinho está completando um ano. Agradecemos a todos: professores, alunos, diretores, funcionários. Estamos na internet, no blog, por aí... divulgando nossa Escola. Parabéns a todos (as).

* A Semana da Criança teve um ponto alto na EEAC, a apresentação do cantor, ator, compositor, músico e professor de Artes, André que, acompanhado do percussionista Rodrigo, cantou e encantou pela manhã e à tarde. Muitos alunos também apresentaram os seus números musicais com instrumentos, belas vozes e ótimo repertório. Canções para todos os gostos e estilos. O som contagiante  envolveu e muitos dançaram,  cantaram animadamente. Convém lembrar que o André lançou recentemente o CD “Minha Paz”, do Grupo Só Lazer, do qual ele faz parte. São 13 músicas muito bonitas inéditas, de muito bom gosto. Desejamos sucesso ao grupo.

* Outra atividade da Semana da Criança foi a “Sala de Relaxamento”: as carteiras foram colocadas ao longo das paredes e no centro da sala um círculo com 20 cadeiras. Alunos, professores e funcionários que desejaram, fizeram práticas de relaxamento ao som de música ambiente própria para este fim, em um local preparado com muita dedicação e esmero pela professora Analúcia e orientados pelo Antonio. No total, 160 pessoas participaram do relaxamento.

* Brincadeiras, jogos, sanduíches, refrescos, cabo de guerra, competições várias e muita alegria com as professoras Eliana e Marlene, de Educação Física.
* Analúcia, criativa como sempre, fez um bonito port-folium das realizações da EEAC, com o apoio na área de informática da Daiana. As professoras Diana, Miriam e Elizete colaboraram com muitas idéias e sugestões para os eventos da Olimpíada, Ortografando e outras novidades que estão a caminho com as devidas contribuições das professoras Ruthe e Gisele. Aguardem. Nosso espaço é pequeno, não é possível citar todos os nomes, aos poucos, iremos contando.

* Professor Antonio realizou palestra no Colégio Santo Inácio, em Botafogo e no mês que vem fará atividade no Colégio Pedro II, do Humaitá. É o Assis sendo divulgado, viva a EEAC. Agradecemos aos supervisores Eduardo, que agora é diretor em Saracuruna e a atual, Sônia, pelo apoio.

* Meses atrás, este jornalzinho noticiou que tínhamos encaminhado para o prefeito de Duque de Caxias e alguns vereadores o pedido para que a faixa de pedestres e os quebra-molas fossem pintados. Recentemente isso aconteceu e agora temos sempre dois guardas de trânsito. Obrigado prefeito Zito, obrigado Câmara de Vereadores. É o Grêmio realizando atividades em prol do bairro Pilar.

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* Professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, pais, responsáveis e demais familiares. Estamos todos juntos no mesmo barco da Educação. Vamos somar !
Livro do mês: o professor e escritor César Augusto Alves da Silva lançou recentemente importante livro: Além dos Muros da Escola: as Causas do Desinteresse, da Indisciplina e da Violência dos Alunos, editora Papirus, SP, 240 páginas. Diz o autor: “A maior dificuldade que alunos e professores enfrentam hoje no processo de ensino e aprendizagem não está dentro da sala de aula ou da escola, mas fora dela. Trata-se do desinteresse por tudo aquilo que se refere à cultura letrada, um dos efeitos perversos de nosso modo de vida contemporâneo. A existência cotidiana, o trabalho, o lazer – enfim, todos os âmbitos nos quais as pessoas estão imersas -, são orientados por uma lógica que implica agitação, rapidez, irreflexão, trocas, padronização, repetição, descarte, redução e facilitação, para que tudo possa ser negociado. Completa o cenário o fato de que celebridades, de baixa ou nenhuma escolaridade sirvam de exemplo para a população”. Texto adaptado da Folha Dirigida, 16 a 22 de agosto de 2011.

* No Dia do Mestre, no ano passado recebemos uma bonita e prática garrafa de água, que pode ser colocada em qualquer bolsa ou mochila. Este ano ganhamos uma linda camiseta com a significativa mensagem: “Professor! Você tem em suas mãos o poder de transformar o mundo!” Agradecemos aos diretores Jane e Gilton.

* Este número especial de primeiro aniversário do jornalzinho O PROJETO é dedicado a todos os Professores. Qualquer que seja a profissão que a pessoa escolha ou siga na vida ela, em algum momento, foi aluna, aluno, então nossa Gratidão e Reverência a todos os colegas Professores.

domingo, 2 de outubro de 2011

Alunos: Produção Textual - trechos

“O transporte é importante na vida do ser humano, porque se não tivesse transporte nós teríamos de ir a pé. O ônibus é muito bem-vindo e serve para ir à Escola e depois para sair, passear; mas tem algumas coisas que precisam mudar, precisam melhorar. Por exemplo: colocar ar condicionado em todos, os motoristas precisam parar no ponto onde estão as crianças e os adolescentes. O trem é a mesma coisa, colocar ar condicionado em todos. O metrô eu não falar, pois nunca andei de metrô, mas deve ser legal andar de metrô.” (aluna Nicole Izídio, turma 601).

“O ônibus é muito importante para nós. Porque nós leva para qualquer lugar que a gente quiser. O preço eu acho que deve baixar um pouco. Alguns ônibus têm ar condicionado e música, mas é preciso fazer isso com os outros. Às vezes os motoristas são muito apressados e não esperam os estudantes no ponto. Existem ônibus que tem até televisão, passam filmes e isso é bom.” (aluna: Eduarda Vieira, turma 601).

“Os transportes coletivos são muito desconfortáveis e são muito abafados. As passagens são caras e a roleta é muito estreita. Quando o ponto está cheio de estudantes, eles não param. Os trens nem se falam. O chão dos trens, alguns são enferrujados e tem falta de higiene. O governo só quer aumentar os impostos. Esses caras só querem pegar dinheiro do povo e mais nada”. (aluno: Carlos Perques, turma 602).

“A paz é muito importante em nossa vidas. Viver sem violência, sim com a paz. A paz tinha que ter no mundo inteiro, mas não é assim... ninguém respeita as outras nações. A nossa vida é muito bonita com a paz, representa amor, carinho, respeitar a todos. Se todos tivesses paz, o mundo seria bonito e cheio de alegrias. Muitos querem o mal das pessoas. A paz é uma das coisas mais belas que existe”.  (aluna: Beatriz Martins).

“Os motoristas de ônibus são abusados, uns são ignorantes, não se pode falar nada que eles dizem que vão mandar a gente descer do ônibus. Às vezes, nós estamos no ponto, fazemos sinal e eles não param. É possível deixar os ônibus mais confortáveis: a começar pelos bancos, ar condicionado. Os táxis precisam ter um preço mais barato. São muito caros. As vans são boas, mas precisam ser mais baratas, o preço é caro. Eu tenho medo de andar no bonde de Santa Teresa porque é horrível, não tem segurança para as pessoas”. (aluna: Vitória Sabrina, turma 601).

“Eu acho que alguns ônibus são muito ruins. Às vezes, as cadeiras tem o assento ou encosto rasgado. Outros fazem muito barulho. As mães tem que pagar e os filhos pequenos também. Isso é injusto. Outras ocasiões os bancos estão soltos ou quebrados, chão sujo”. (aluna: Karoline Justino, turma 601).

domingo, 25 de setembro de 2011

Trechos de Redações dos Alunos

“Eu acho que as passagens dos ônibus são muito caras e muitos motoristas tratam a gente muito mal. Não tem nenhum conforto, estão sempre cheios. Muitas vezes não temos onde sentar, gastamos dinheiro e somos maltratados”. (Michele Ferreira, turma 601).

“O transporte coletivo no Brasil é uma vergonha, ônibus sujos, caindo aos pedaços, só vivem lotados, sem segurança, são assaltados. Não param nos pontos quando só tem estudantes. Os preços das tarifas são bons. Muitos motoristas são abusados. Os trens também são semelhantes. Idosos, grávidas, deficientes têm problemas para viajar nos transportes coletivos. Os políticos fazem promessas... só promessas”. (Juliana Adrielle, turma 602).

“Eu penso que os transportes coletivos não são nada confortáveis. Eu acho que o preço da passagem é razoável, mas os ônibus só andam cheios. Muitos motoristas não param nos pontos de ônibus e, às vezes, eu chego atrasada na escola só porque o ônibus não parou. O chão é sujo: sacos plásticos, papel de bala, vejo até insetos e já o cheiro não é horrível. O estado dos trens é pior. O Brasil poderia ser um país mais rico, mais desenvolvido, mais limpo, mas para isso, precisa melhorar muito o nível dos transportes coletivos, do jeito que está hoje não é legal”. (Brenda Pereira, turma 602).

“Eu acho que os transportes coletivos no Brasil são mais ou menos. Alguns são bons, outros não. Mas no verão, têm poucos ônibus com ar condicionado. E aí, haja calor”. (Adriano, turma 602).

“Os transportes coletivos são confortáveis. Às vezes estão molhados, às vezes com lama, isso quando não ficamos em pé. São sujos, parece que não existe ninguém quem limpe. Às vezes, quando fazemos sinal os ônibus não param. É preciso falarmos no disque-denúncia. Os transportes coletivos só vivem cheios, temos de ficar em pé e os idosos também. Quanto ao preço, algumas passagens são caras, outras a tarifa é razoável”. (Larissa, turma 602).

“Para o Brasil ser um país desenvolvido os transportes públicos precisam melhorar. Não são confortáveis. O preço das passagens aumentam cada vez mais. Ônibus só vivem cheios, um passageiro empurrando o outro, tem discussão, um batendo boca com o outro. Os idosos também são prejudicados. Os trens, também, têm o mesmo problema”. (Agatha, turma 602).




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Projeto, setembro de 2011

O PROJETO
Setembro - 2011 – nº 11 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:         PARÓDIAS

É uma forma de arte literária, que consiste em reescrever, criativamente, um texto anterior; em geral se reescreve no estilo satírico, criticando algum aspecto social. A palavra “paródia” surgiu em nossa língua, por volta do ano 1836. E o termo “sátira” em 1720.

Esses dois estilos literários se unem para, através do humor, mostrar a indignação do povo contra os absurdos que andam por aí.

Por exemplo, na recente manifestação e passeata dos Bombeiros e Professores – RJ, eles cantavam a seguinte paródia:

“Cidade Maravilhosa / Cheia de encantos mil / Cidade Maravihosa / o pior salário do Brasil”.

Agora, em termos de Assis. A professora Dircilene, no âmbito da matéria “Geografia Crítica” trabalhou com os alunos a interface “Geografia e Literatura”:

“Cidade tão horrorosa
Cheia de bandidos e fuzil
Cidade tão horrorosa
Vergonha do meu Brasil.

Berço das drogas e dos ladrões
Que vivem assaltando a gente
És o altar de corruptos espertalhões
Que roubam alegremente”.

- aluno: Wendel Almeida, turma 702.
- o0o –

“Escola Maravilhosa
Cheia de vidas a mil
Com matérias que
A gente nunca viu.

Posso pensar em mil razões
Que vem na minha mente
Quando o professor ensina as lições
Que aprendo contente
Porque sei que é verdade
O saber me seduz
Para ter futuro com igualdade
Com muitos sonhos e luz”.

- aluno: André Toledo, turma 702.

- o0o – o0o – o0o -

Colaboração da professora  Miriam Lira:

* “A grande conquista das mulheres foi a busca pelo direito de igualdade
social, antes elas só eram responsáveis pelos serviços domésticos, pela educação dos filhos e pelos cuidados com o marido. Hoje, as mulheres são independentes e têm um espaço no mercado de trabalho.” (Marina da Silva – turma 904).

* “Os governantes deveriam construir mais abrigos para as crianças abandonadas. Deveria haver mais escolas. As crianças não devem trabalhar e sim seus responsáveis. Não é usar as crianças como objetos, nem prejudicar sua saúde, nem interferir em seu desenvolvimento mental ou moral.” (Paulo  D. S. – turma 603).

* “Poderiam ser feitos cursos de capoeira, judô, informática e muito mais e que dessem valor à criança e ao adolescente. Os pais não devem largar seus filhos na rua, mas devem sustentá-los.” (Rodrigo
Rodrigues – turma 603).

* “Ninguém é digno do oásis se não aprender a atravessar seus desertos”. (Augusto Cury).
O autor quer dizer que ninguém é digno de ter uma vida alegre, feliz, sem preocupações, se não aprender a superar suas dificuldades.
Todos temos dificuldades, mas devemos aprender a superá-las.
            Uma vida sem dificuldades, não deve ter graça! Quem nunca passou, teve ou tem
necessidades?
Um riquinho, mauricinho, como falam em nossa linguagem, não deve passar necessidades, pois ele tem muito dinheiro, casa própria, carros do ano, investimentos etc. As pessoas que moram na Baixada, no subúrbio, nas favelas pensam assim, entretanto não é o que
acontece, então que fique claro: todos  temos dificuldades. (Michel
Frank –  turma 903).

Notícias:

* Não durma no ponto. Você corre o risco de perder o ônibus da vida. E depois, vai chegar atrasado na realização dos seus sonhos, nos seus projetos de ter uma existência melhor e ser bem sucedido (a).

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* Professores, alunos, funcionários, diretores, coordenadores, pais, responsáveis e demais familiares. Estamos todos juntos no mesmo barco da Educação. Vamos somar !

Trechos de Redação:
* Os transportes coletivos estão sempre lotados, sujos e rabiscados. A Lei em nosso país não é respeitada, se fosse, os ônibus, trens, vans, bondes, metrô seriam bem melhores. Eu acho que os políticos só pensam em dinheiro, lucro, eles são mal-educados e fazem o que querem pois sabem que não serão punidos. (Kevin de O. Gomes, turma 602).

* Tudo o que eu acho sobre os transportes coletivos no Brasil? É tudo uma pouca vergonha, porque os vereadores podiam mudar isso. O preço da passagem a R$ 2,50 de Pilar ao Lote XV é caro. Os ônibus não param direito no ponto, às vezes param longe, temos que correr e para entrar, nas horas de pico é uma guerra. No Brasil, tudo deve melhorar. (Daniel, turma 602).

* Os ônibus estão horríveis, os trens sem espaço para as pessoas, o bonde está sem segurança, porque um turista francês caiu lá de cima e morreu. Existem vários tipos de transportes coletivos e muitos estão imprestáveis, o preço das passagens é caro.  (Paulo Sérgio, turma 601).

Poder do Pensamento Positivo:
Cidade dos Meninos Estudiosos.
Cidade dos Meninos Silenciosos.
Cidade dos Meninos Comportados.
Cidade dos Meninos Cordiais.
Cidade dos Meninos Amáveis.
Cidade dos Meninos Pacíficos.
Cidade dos Meninos Éticos.
Cidade dos Meninos Cidadãos.
Cidade dos Meninos Respeitosos.
Cidade dos Meninos Amigos.
Cidade dos Meninos Sinceros.
Cidade dos Meninos Verdadeiros.
Cidade dos Meninos do Bem.
Cidade dos Meninos Positivos.

domingo, 21 de agosto de 2011

I Seminário Regional Pedagógico

Nossa EEAC esteve presente no último dia 12/08/11, quando aconteceu no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, RJ, o citado evento do título acima, com o tema: “Diagnosticando a Reeducação das Relações Étnico-Raciais na Baixada Fluminense”.

Com o auditório lotado, estavam presentes, entre outros, as professoras e professores: Selma Maria da Silva, Responsável pelo Comitê Estadual Étnico-Racial – SEEDUC; Edileuza Batista de Aleluia, Membro do Comitê – representante da Metropolitana I; Silvania Rodrigues Maciel, Membro do Comitê e representante da Metropolitana V; Cristiano Sant`Anna de Medeiros, Membro do Comitê e representante da Metropolitana VII.

Mediante o folheto distribuído na ocasião, “o Seminário constitui-se como uma ação do Comitê Estadual Étnico-Racial, composto por 15 membros, representantes de cada Diretoria Pedagógica, conforme o Decreto nº42.837 de 04/02/2011 e se insere no Plano de Reeducação das Relações Étnico-Raciais para o ano de 2011, em cumprimento ao Plano Nacional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o PEE/2009. Há na atualidade, no cenário educativo, demandas políticas emanadas das tensões sociais vivenciadas por todos os atores sociais e suas relações, tanto objetivas quanto subjetivas. Portanto, cabe à Secretaria de Educação, enquanto instituição responsável pela educação formal, ser também, um dos espaços sociais para manifestação de protagonismo de várias feições étnicas e políticas”.

O Objetivo Geral é “Analisar as atividades em andamento nas Unidades Escolares, com relação ao processo de implementação das alterações da LDBN, instituídas pelas Leis 10639/06 e 11645/08, inseridas nos Projetos Pedagógicos, bem como as estratégias e as metodologias que corroborem para o cumprimento dessa mesma LDBN com as referidas alterações”.

Os Objetivos Específicos são: “- Apresentar relato de ações das Diretorias Regionais Pedagógicas; - Elaborar quadro diagnóstico das ações em desenvolvimento nas Unidades Escolares; - Homenagear uma personalidade feminina de ascendência africana e/ou indígena”.

A programação começou com o vídeo da Unesco: “Por uma infância sem racismo”. Em seguida, a  merecida homenagem ao Senador da República Abdias Nascimento, falecido há pouco tempo, por sua incansável luta contra a discriminação racial. Depois, duas mesas com debatedores. A homenagem às personalidades femininas; uma peça teatral dos alunos do Colégio Estadual Santo Inácio, por sinal, ótima !

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Projeto, Agosto 2011, nº 10.

O PROJETO
Agosto  - 2011 – nº 10 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:

Mais Dicas de Bill Gates
- Continuação do nº anterior –

6 – Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então, não lamente seus erros, aprenda com eles.

7 – Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavando suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8 - Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece absolutamente com NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!!

9 – Faça certo desde a primeira vez. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas ao fim de cada período.

10 – Televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho, a boate ou a farra para no dia seguinte ir trabalhar.

11 – Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns tolos). Existe uma grande possibilidade de você vir a trabalhar para um deles.

- Estas orientações de Bill Gates, considerado um dos homens mais ricos do mundo, fundador da Microsoft e mega investidor em muitas outras empresas ao redor do planeta, foram proferidas em uma escola de ensino fundamental nos EUA.

- Ele afirma que a “política educacional de vida fácil para as crianças” tem criado uma geração sem conceito, sem noção da realidade. Este tipo de educação  moderna tem levado as pessoas a falharem em suas vidas.

- Muito conciso em suas palavras, o público que lotava o auditório esperava que ele fizesse uma longa palestra. Mas falou apenas 5 minutos e foi aplaudido de pé, por 10 minutos sem parar.

- Agora está na hora de você repensar suas atitudes. O que é que você quer para o seu futuro? É isso mesmo? Só brincadeiras e falta de responsabilidade? Lembre disso: quem faz a sua vida é você. Depois não reclame.

- Condição básica para crescer na vida: seja honesto, fale a verdade, assuma que fez bagunça, quando acontecer. Não invente desculpas...

- Cada um melhorando o país também melhora. Cada um faça a sua parte.

(colaboração do professor Sérgio Mesquita).
Notícias:
* No último dia 12/08/11, a tarde, a EEAC esteve presente no “I Seminário Regional Pedagógico: Diagnosticando a Reeducação das Relações Étnico-Raciais na Baixada Fluminense”.

* Encerrando a tarde de atividades citadas acima, houve a “Exposição e Apresentação de pôsteres das Unidades Escolares”.

* A professora Ruthe, que também esteve presente, representando outra Unidade, fotografou muitos trabalhos realizados por diversos alunos.

* No folheto distribuído, estava indicado que 2011 é o “Ano Internacional dos Afro-descendentes”.

* Nessa área, como atividade da EEAC, vamos transcrever no blog do Grêmio, o relatório do evento e uma série de artigos nossos, já publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior, na década de 1980/1990, sobre esse tema. Vamos começar com uma entrevista que realizamos com o etnomusicólogo Francis Bebey, ex-diretor musical da Unesco, nascido na República dos Camarões,  residente em Paris e que estava de passagem pelo Rio. A entrevista foi publicada na revista A Razão, de Lisboa, Portugal e na revista Caderno de Cultura Aió.  Na ocasião, a Library of Congress Office, do Congresso dos Estados Unidos, fez o devido registro, em 07/08/1984. Até o final deste mês a matéria estará postada. Apesar de antigos, a professora Selma Maria da Silva, Responsável pelo Comitê Estadual Étnico-Racial da SEEDUC, recomendou que as produções fossem divulgadas no sentido de História e Memória.

* Nosso espaço aqui é pequeno, mas no blog iremos citar outros nomes e propostas do evento.

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* Vem aí mais uma edição da Olimpíada EEAC, que se chamará “Ortografando”, sugestão da professora Eliane, com direito a Medalhas para os finalistas, valendo ponto para as provas e outros que tais...

* O professor André é um artista polivalente: toca violão, cavaquinho, pandeiro, percussão em geral, canta, dança. O seu grupo musical gravou recentemente um CD e tem se apresentado com a famosa banda “Molejo”. Parabéns André, estamos na torcida do sucesso.

* No citado Seminário, a Editora Saraiva estava distribuindo um adesivo muito bom, para se colar bem visível: “Consulte sempre um professor: a sua conexão para um futuro melhor”.

* Trecho de Redação: “Anda acontecendo no Rio de Janeiro muitas mortes, pessoas feridas por causa da violência desenfreada. Esta situação só vai terminar quando as pessoas se respeitarem mais. Quando houver ética, cidadania, dignidade, amor ao próximo, respeito. As autoridades também precisam ajudar e dar o exemplo”. (aluno Jorge Matheus, turma 903).

* 22 de Agosto: Dia do Folclore.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Projeto - julho - 2011 - nº 9

O PROJETO
Julho  - 2011 – nº 9 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:

QUEM FOI ASSIS CHATEAUBRIAND

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu em 4 de outubro de 1892, na cidade de Umbuzeiro, PB e faleceu em 4 de abril de 1968, em São Paulo.

Foi um dos homens públicos mais influentes no Brasil de 1930 a 1960: advogado, professor de Direito, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, jornalista, empresário, mecenas (patrocinador das artes em geral) e Senador da República entre 1952 e 1957.

Fundador dos Diários Associados, um poderoso grupo de mídia que, em certo momento, reuniu mais de cem jornais, emissoras de rádio, canais de TV, revistas e agências de notícias.

Também conhecido como Chatô, era uma figura polêmica e controversa. Amado por uns, temido por outros, odiado por muitos. Era acusado  por  não  ter  Ética      e,  supostamente chantagear empresas que não publicavam anúncios em seus veículos de comunicação.

Muito ligado ao então presidente Getúlio Vargas, incluía proximidade tumultuada e rendosa com o poder. Construiu um império.

Como tudo nessa vida é impermanente, do tal conglomerado de empresas restam as Rádios Tupi AM e FM do Rio. O Jornal do Comércio de Manaus-AM, Jornal do Commércio do RJ e o Correio Braziliense – DF, TV Brasília, Rádio Planalto AM/FM, na capital federal.

Maiores detalhes, recomendamos o livro Chatô – o Rei do Brasil, de Fernando Morais.

(pesquisa das alunas: Bruna, Lara, Lorrayne e Rayane, turma 704, com base na Wikipédia - Internet).

- o0o -

Dicas de Bill Gates*

1) A vida não é fácil, acostume-se com isso;

2) O mundo não está preocupado com a tua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele, antes de sentir-se bem com você mesmo;

3) Você não ganhará R$ 20.000,00 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone;

4) Se você acha teu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você;

5) Vender jornal velho ou trabalhar nas férias não está abaixo da tua posição social. Seus avós tem uma palavra diferente para isso, eles chamam de oportunidade.

(*) Considerado um dos homens mais ricos do mundo, fundador da Microsoft.

(colaboração do professor Sérgio Mesquita).

Enchentes

Começo de verão. No Rio de Janeiro acontecem várias enchentes. A poluição contribui para esses acontecimentos. Uma moça que encontramos em uma rua alagada, em Duque de Caxias, disse:
- Isso é um descaso, não passa o caminhão de lixo há meses. O lixo fica acumulado nas ruas, quando alaga, fica desse jeito!
            Uma senhora idosa, que vinha passando, avistou essa mulher reclamando, e também opinou:
            - É verdade, as crianças ficam brincando nessa água suja e correm risco de pegar uma doença ou até uma leptrosiosa* !
            Na porta de uma residência, uma mulher começa a gritar:
            - Oh meu Deus, não acredito! Oh meu Deus, não acredito!
            De repente uma grande multidão cerca a residência. Chegando até lá, nós perguntamos:
            - O que foi?
            Ela respondeu:
            - Eu ganhei na loteria!

(*) O termo correto é leptospirose.

(crônica das alunas: Jennifer Santos Didi e Rebeca de Souza Marques, turma 702).
- o0o –

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* O professor de sociologia, Vlademir, de Magé-RJ, gostou do nosso jornalzinho e já está articulando com outros colegas e alunos, a criação do grêmio local e um veículo semelhante a este O PROJETO. É o Assis semeando...

* As “Olimpíadas do Assis” deste primeiro semestre foram ótimas. Muita animação e participação dos professores e alunos das sétimas e oitavas séries. Semestre seguinte tem mais. Os “Gritos de Guerra” serão publicados em nossa próxima edição.

* Dia 9 de julho, sábado, teremos a nossa tradicional “Festa Junina”. Não percam. Alunos, professores, servidores em geral e os familiares prestigiam sempre o evento. Vamos todos fazer “pensamento positivo” para, no dia, brilhar um sol bem bonito.

* Veja como a nossa EEAC está bonita. Bem pintada e decorada. Não jogue papel no chão, não rasgue os cartazes nos quadros de aviso, não rabisque-os. Estamos fazendo uma Escola bem agradável para se estudar. Você faz parte dessa história, cuide do que é seu.

* Nosso jornalzinho esteve presente na manifestação pacifica em apoio aos Bombeiros, nas escadarias da Alerj – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo do dia, uma sexta-feira, vários sindicatos também compareceram e, no final da tarde, foi a vez da passeata dos professores. Um ato público bem democrático.

* “Devemos ter educação em todos os lugares. A educação começa em casa. Quando estamos nos outros lugares, ela está em nossa cabeça e assim não a esquecemos. Educação na escola é respeitar os professores, ficar quieto e ensinar aos colegas que não tem respeito pelos demais alunos e adultos. Na rua, no ônibus é pedir licença, falar por favor e agradecer. (trecho de redação da aluna Elisa Costa, turma 601).







































































quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Projeto = junho, 2011, nº 8.

O PROJETO
Junho  - 2011 – nº 8 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Importância da Paz:
* A paz em nossas vidas é muito importante, porque sem a paz não existiria vida, não existiria harmonia.
Esse mundo está virando um terror, só vemos mortes, tristezas e pessoas sofrendo. É preciso fazer um mundo melhor, precisamos amenizar um pouco estas dores. O Brasil precisa de paz para crescer. Tenha paz, tenha paciência com o seu filho. As famílias devem procurar se entender melhor. Conversando com os meus professores e com os meus pais aprendi sobre a importância da paz em nossas vidas. (de uma aluna da turma 602).

* Queremos turmas silenciosas, comportadas, respeitando os professores e a direção, para que amanhã ou depois não fiquemos em dependência e possamos passar de ano. Repetir o ano é repetir tudo de novo, a mesma série, as mesmas lições; é cansativo, enfadonho, o aluno perde a vontade, a motivação. Respeite para ser respeitado. Paz é muito bom, ficamos tranqüilos e o estudo rende. É isso o que eu quero. (um aluno da 702).
- o0o -

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* Vamos cuidar dos banheiros. Todos usam. Questão de educação. Foram reformados e pintados !


Antigo Regime e Iluminismo
Professor João Gabriel http://www.historiavirtual.com.br/

Absolutismo, Mercantilismo,Iluminismo

Monopólio, balança e metalismo
Características do mercantilismo
É a economia do absolutismo
Todos os poderes com o Rei
Maquiavel, Hobbes, Bossuet, Bodin.

No Príncipe os fins justificam os meios
O Homem é o lobo do próprio homem,
O Rei deve governar

Absolutismo inglês,
Henrique VIII vai mandar
Enquanto na França,
Luiz XIV vai falar

O Estado sou eu !
E não adianta reclamar
O Rei-sol sou eu,
E é eu que vou mandar.

Mas acontece que um tal iluminismo
Com racionalismo e liberalismo
Surgiu na Europa, pra modificar
Pro Antigo Regime detonar
Voltaire, Rosseau, Montesquieu
E os três poderes
Despotismo Esclarecido vai reinar.

(colaboração: Professora Ruthe).

- oOo -
Pensamento do mês: “Quando Noé começou a fazer a arca, não estava chovendo” = autor desconhecido. O que a reflexão acima quer nos dizer é: prepare-se. É preciso acreditar que o estudo é um investimento de vida. Os frutos virão depois. Não são imediatos, por exemplo, um pé de abacate demora 4 anos para florescer e frutificar, mas depois os frutos acontecem todos os anos. Invista agora no melhor: seus estudos. Milhares na sua idade, não tiveram e não tem, essa oportunidade que você agora está tendo. Não desperdice.


Textos, Poesias, Trechos de Redações dos Alunos:

CIDADE GRANDE

Gente amiga,
Cidade grande,
É onde eu moro,
Às vezes até choro.

Choro vendo o mundo
De repente se acabar
Sem ao menos
Uma pessoa ajudar.

O lixo e a poluição
Animais em extinção
Só penso uma coisa
Conscientização !

Acorda minha gente
Vamos melhorar
A chapa está quente
Natureza é para amar !

(poesia a 4 mãos, das alunas Vitória Fernanda e Jennifer Santos, da turma 702).

* Eu quero falar uma coisa: se eu fosse rico eu ia dar umas casas para todos aqueles mendigos que andam pelas ruas. Eles também são importantes e precisamos ajudar a muitos. Os mendigos não tem famílias. Coitados ! Eles, não tem amor para dar a alguém, nem para receber. E muitos homens batem nos mendigos. Eu quero que as pessoas tenham paz e amor no coração e não maltratem os mendigos. (um aluno da turma 602).

* Importante: Cuide bem dos móveis escolares: cadeiras, carteiras, mesas, quadros etc. Pense na coletividade. Você e os demais desfrutam desta oportunidade: estudar em uma ótima escola estadual.
VERDÃO

Ele joga no verdão
E já foi da seleção
O goleiro do verdão
Ele faz cada defesa
Joga muito com certeza.

Esse é o goleirão Marcão
Ele joga no verdão
Esse é o goleirão Marcão
Já jogou na seleção.

Tem uma linda carreira
Sua defesa é de primeira
Esse cara é um goleirão
Ajudou na seleção
Ele irá se aposentar
Mas para sempre
Irá brilhar.

(poesia da aluna Elisama Oliveira, da turma 702).
- oOo -

* A Copa do Mundo não é só futebol. Não são, apenas, os jogadores, os bandeirinhas e o juiz correndo em campo dando o cartão, seja ele de qualquer cor. Copa do Mundo é quando reunimos países ricos, países pobres. Cada um tem a sua diferença, mas em campo todos, estamos iguais, procurando, buscando, tentando a tão sonhada taça de Campeão Mundial. Nesse dia, todos ficam com o coração na mão, pois é muito bom sentir essa emoção. Eu já senti isso, 5 vezes tentamos e conseguimos, mas a sexta vez ainda não deu certo. Talvez em 2014, aqui no Brasil a gente consiga. Tomara que sim, pois vou ficar muito feliz. Copa do Mundo também é trabalho, emprego para muita gente. É uma chance para a Paz Mundial. Um país respeitando o outro. Copa do Mundo é uma aula de cultura geral. (uma aluna da turma 902).