domingo, 21 de agosto de 2011

I Seminário Regional Pedagógico

Nossa EEAC esteve presente no último dia 12/08/11, quando aconteceu no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, RJ, o citado evento do título acima, com o tema: “Diagnosticando a Reeducação das Relações Étnico-Raciais na Baixada Fluminense”.

Com o auditório lotado, estavam presentes, entre outros, as professoras e professores: Selma Maria da Silva, Responsável pelo Comitê Estadual Étnico-Racial – SEEDUC; Edileuza Batista de Aleluia, Membro do Comitê – representante da Metropolitana I; Silvania Rodrigues Maciel, Membro do Comitê e representante da Metropolitana V; Cristiano Sant`Anna de Medeiros, Membro do Comitê e representante da Metropolitana VII.

Mediante o folheto distribuído na ocasião, “o Seminário constitui-se como uma ação do Comitê Estadual Étnico-Racial, composto por 15 membros, representantes de cada Diretoria Pedagógica, conforme o Decreto nº42.837 de 04/02/2011 e se insere no Plano de Reeducação das Relações Étnico-Raciais para o ano de 2011, em cumprimento ao Plano Nacional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o PEE/2009. Há na atualidade, no cenário educativo, demandas políticas emanadas das tensões sociais vivenciadas por todos os atores sociais e suas relações, tanto objetivas quanto subjetivas. Portanto, cabe à Secretaria de Educação, enquanto instituição responsável pela educação formal, ser também, um dos espaços sociais para manifestação de protagonismo de várias feições étnicas e políticas”.

O Objetivo Geral é “Analisar as atividades em andamento nas Unidades Escolares, com relação ao processo de implementação das alterações da LDBN, instituídas pelas Leis 10639/06 e 11645/08, inseridas nos Projetos Pedagógicos, bem como as estratégias e as metodologias que corroborem para o cumprimento dessa mesma LDBN com as referidas alterações”.

Os Objetivos Específicos são: “- Apresentar relato de ações das Diretorias Regionais Pedagógicas; - Elaborar quadro diagnóstico das ações em desenvolvimento nas Unidades Escolares; - Homenagear uma personalidade feminina de ascendência africana e/ou indígena”.

A programação começou com o vídeo da Unesco: “Por uma infância sem racismo”. Em seguida, a  merecida homenagem ao Senador da República Abdias Nascimento, falecido há pouco tempo, por sua incansável luta contra a discriminação racial. Depois, duas mesas com debatedores. A homenagem às personalidades femininas; uma peça teatral dos alunos do Colégio Estadual Santo Inácio, por sinal, ótima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário