quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 

Facebook Aula – 24,09,20 – T. 701 – LPT – Letramento e Produção de Textos – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – D.Cx –  RJ.

 

1) Redações Publicitárias – Hoje falar de textos da Propaganda, também são válidos para estudos, pesquisar e afins. Por exemplo, o estilo de um reclame antigamente, pois era assim, “reclame” que se chamavam as antigas chamadas publicitárias:

 

a) “Senhora dona de casa, chegou MOSQUICIDA, o melhor no combate às moscas e insetos em geral. Já estamos na Primavera, e antes que as moscas venham, prepare-se, protegendo o seu Lar”

 

b) Note que o parágrafo é bem incisivo, convincente, para atrair o grande público. A leitura pretende “ganhar” o consumidor para a causa do produto.

 

c) Atenção, os textos aqui abordados são puras ficções. Exemplos escolares.

 

d) “Copie a matéria toda com a nova caneta SABIDA, nas cores azul, preta e vermelha. O seu caderno vai ficar muito mais vistoso, e o seu professor vai gostar de ver um trabalho tão bonito”.

 

e) “LIVRO DO DIA – Nossa livraria está inaugurando uma promoção bem baratinha. Veja o livro indicado e compre sem sair de casa. Nós levamos a você”.

 

f) Claro que o aluno pode e deve fazer outros exemplos, com bastante criatividade. Se possível, também pode desenhar algo, colorir para fazer um anúncio bem vistoso. Se não souber o significado de alguma palavra é só olhar no dicionário.

 

g) UTILIDADE PÚBLICA -  Era assim, antigamente, que as publicidades chamavam a atenção do público para um assunto relevante: “Fique em casa, proteja-se, mas se precisar sair, use máscara, mantenha pelo menos 1,5 m de distância de outras pessoas”.

 

h) “Chegou ÁQUA PURA, a melhor água mineral do momento. Imprescindível” !

 

i) “Na volta às aulas, curta um sabor diferente, BARRA DE CEREAIS PILAR.  Nutritiva, saborosa”.

 

j) “Pão de Queijo CIDADE DOS MENINOS, Bom gosto na alimentação diária. Prestigie o comércio do seu bairro”.

 

k) “Economize água. É melhor para todos nós”.

 

l) “Assis Chateaubriand – há mais de meio século educando vidas”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário