quinta-feira, 21 de maio de 2020

Figuras de Construção



Facebook Aula 20/05/20 – turma 701 – LPT – Produção Textual – Prof. Antonio Rocha -  EEAC – Assis Chatobriand – Duque de Caxias – RJ.

1) Figuras de Construção: São determinadas palavras e expressões que em uma frase enfatizam o contexto, realçando a leitura ou a oralidade, isto é, a conversa, o diálogo. Tipos diversos:

a) Elipse – É a figura de construção que oculta um termo facilmente reconhecido. – Ex. Muitas vezes, almoçamos mais tarde. (A frase quer dizer que nós não temos horário fixo para o almoço).

b) Zeugma – É aquela que oculta um termo já empregado numa oração anterior. – Ex. Prefiro Jorge Amado, você Veríssimo. (a construção da frase indica que eu prefiro ler o escritor Jorge Amado, enquanto você gosta do escritor Érico Veríssimo).

c) Pleonasmo -  É a figura que repete termos de mesmo significado, tornando um deles dispensável. – Ex. Choraram todos as suas lágrimas. (Ora, é impossível chorar as lágrimas de uma outra pessoa).

d) Algumas vezes o pleonasmo é usado de forma intencional pelos escritores. Recebe então, o nome de “pleonasmo literário”. – Ex. o pai da noiva ria todo o seu riso de felicidade. (Eis a literariedade, também conhecida como uma “licença poética”, no caso, uma licença textual).

e) Quando o pleonasmo aparece na linguagem coloquial do cotidiano é chamado de “pleonasmo vulgar”. – Ex. Subir para cima, descer para baixo. (Só mesmo em uma conversa de amigos, na brincadeira).

f) Anacoluto – É a figura de construção que aparece em frase interrompida e continua sem que exista uma ligação entre as duas partes. – Ex. Os fantasmas, não tenho medo deles. (A frase bem pode ter uma outra construção, por exemplo “Não tenho medo de fantasmas”).

g) Polissíndeto – É a figura de construção que apresenta a repetição intencional. – Ex. Mas as circunstâncias, mas os homens, mas a vida, mas tudo estava contra ele. (Houve repetição da conjunção “mas” para realçar o diálogo, ou a escrita, algo que tem a ver com o emocional.)

h) Repetição – É a figura de construção que apresenta uma palavra ou expressão , mais de uma vez. – Ex. A minha amada veio de leve / A minha amada veio de longe / A minha amada veio em silêncio. (geralmente acontece nas poesias, para enfatizar o sentimento).

i) Inversão – É a figura de construção que apresenta alteração da ordem normal dos termos ou orações. – Ex. Desfilava à frente do grupo a porta estandarte.

j) Silepse – É a figura de construção que apresenta concordância com a ideia que os termos sugerem e não com os termos expressos. Ex. Vossa Excelência ficará entusiasmado com os projetos de nossa escola. (neste caso, a silepse apresenta concordância de gênero).

k) Silepse, concordância de número, - Ex. Passou um grupo de alunos por aqui e comemoraram o diploma.

l) Silepse de pessoa. – Ex. Todos somos assim.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário