quarta-feira, 13 de maio de 2020

Facebook Aula



Facebook Aula – 13/05/20 – Turma 701 – LPT – Produção de Textos -  Prof. Antonio Rocha – EEAC – Escola Estadual Assis Chateaubriand – RJ.

1) Gênero Lírico – Ao pé da letra, significa cantar ao som da lira, um instrumento musical de cordas, como se fosse uma pequena harpa. Vejamos as diversas formas de Lirismo:

a) Elegia – Aconteceu quando um poeta fica tentando pregar algo, passando uma imagem, uma ideia de tribuno. É uma forma de oratória, de discurso – Ex. “As datas históricas de nosso país devem ser reverenciadas com ufanismo”.

b) Ode – É um canto, uma poesia destinada a ter música, melodia, quase um épico de louvor, uma espécie de texto versificado que trabalha com as emoções e os sentimentos. Ex “Neste abençoado dia, vamos nos lembrar daqueles que construíram este Caminho Educacional para nós”.

c) Canção – É uma música, propriamente dita. Existe a canção popular, a canção erudita, a canção mais intelectualizada. Ex. “Hoje, guardo no peito, os gols do meu querido time de futebol”.

d) Égloga ou Écloga – Significa uma seleção, um poema escolhido. Com o tempo as pessoas foram associando a temas pastoril, isto é, associados à vida campestre, no ambiente natural. – Ex. “Veja, quão belos são, os carneirinhos pastando à beira do lago, em meio à Natureza vibrante”.

e) Idílio – Um pequeno quadro formado com palavras poéticas, uma poesia curta de assuntos variados, descritivos, dramáticos, épico, devaneios fantasiosos. – Ex. “É possível fazermos uma peça teatral completamente rimada”.

f) Soneto – Deriva-se de som, tem melodia, tem canção, é uma composição formadas por catorze versos, ou dois quartetos e dois tercetos. Muito conhecida no começo do século passado. – Ex. “Recomendo vocês lerem os Sonetos de Vinícius de Moraes, são belíssimos”.

g) Balada – Dança popular, lazer cujo embrião vem desde o século XIII, na Idade Média, tem origens folclóricas. – Ex. “Oi mãe, hoje teremos na praça de nosso lugarejo, uma apresentação folclórica, representando tempos antigos, vamos?”

h) Rondó – É um tipo de poesia lírica que chama ao coração, toca os sentimentos. As origens estão na França, na Idade Média, mas em Portugal teve boa aceitação. – Ex. “No Arcadismo Brasileiro, que iremos estudar mais adiante, o estilo Rondó teve receptividade dos acadêmicos da época”.

- Copie no seu caderno, quando voltarmos às aulas presenciais, faremos o visto. Dúvidas podem ser tiradas no “inbox”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário