sexta-feira, 18 de abril de 2014

Jornalzinho do Assis



O PROJETO
Abril - 2014 – nº 29 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.
Editorial:         Carta aos Pais*


Um filho escreveu esta carta, que serve de reflexão para todos os pais:

“Não me dêem tudo o que eu peço. Às vezes, meus pedidos são apenas um teste, para ver até onde posso chegar.

Não gritem comigo. Eu os respeito menos, quando isso acontece. Eu aprendo a gritar também.

Não me dêem ordens a todo momento. Se em vez de mandar, externassem seus desejos através de pedidos, eu os faria mais rapidamente e com gosto.

Cumpram as promessas feitas, boas ou más. Se me prometem um prêmio, devem dá-lo, assim como uma repreensão.

Não me comparem com ninguém, especialmente com os meus irmãos. Se me colocam acima deles, alguém vai sofrer; se fico abaixo, eu sofro,

Não mudem de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensem antes, mantendo a decisão.

Deixem que eu faça, acertando ou errando. Se fizerem para mim, serei um eterno dependente.

Nunca falem uma mentira, nem peçam que eu minta. Isso fará com que eu perca a confiança em vocês.

Quando se enganarem em alguma coisa, admitam francamente. Isso não os diminuirá ante meus olhos, pelo contrário, eu aprenderei a assumir minhas falhas.

Quando souberem de um problema meu, não comentem com outros familiares ou vizinhos.

Tratem-me com a mesma cordialidade com que tratam os seus amigos. Além de parentes, familiares, podemos ser amigos.

Nunca me ordenem fazer coisas que vocês não fazem ou nunca fizeram. Eu aprendo a fazer sempre o que vocês fazem e o que dizem.”

(*) Autor desconhecido, fonte: internet.

Notícias:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com

* Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

* Feliz Páscoa a todos (as). Páscoa vem de Pessach, é uma palavra em hebráico que significa “Travessia”. Que possamos todos, ao longo deste ano, fazermos boas travessias.

Livro do Mês:
Foi a professora Diana, de Português, quem, certa feita,  recomendou abordarmos o livro “As Fábulas de Esopo”. Aqui está a sugestão: temos uma tradução feita diretamente do grego por Manuel Aveleza que foi nosso professor de grego na graduação. São 376 páginas, texto bilíngue. Aos poucos iremos apresentar as 357 Fábulas. O autor, Esopo, era um Escravo na Grécia Antiga, tinha o dom da Literatura. Viveu no século 6 antes de Cristo. Alguns estudiosos afirmam que, talvez, ele não tenha existido e tudo faz parte da tradição oral dos povos, que se perdem através dos milênios. Vejamos um exemplo de Fábula:  

A Cotovia Ingênua – Uma cotovia apanhada numa armadilha dizia gemendo: “Ai de mim, sou um pobre e desventurado pássaro! Eu não roubei ouro, nem dinheiro, nem algo precioso de ninguém; apenas um pequeno grão de trigo vai causar a minha morte”. Moral da História: Esta Fábula se aplica àqueles que, por um ganho insignificante, se expõem a um grande perigo. Esta fábula gerou o ditado popular: “O homem morre pela boca”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário