quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Jornalzinho do Assis



O PROJETO
Julho/Agosto - 2013 – nº 26 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:          Cinco Dicas sobre os Bons Alunos

A revista Veja on line publicou em 06/08/13, uma importante pesquisa para o Ensino Fundamental realizada com o aval da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, uma das melhores do mundo.

1 – Os bons alunos driblam a bagunça na sala de aula. “Trocam de lugar e sentam na frente, quando o barulho do fundo da sala começa a incomodar”.

2 – Os bons alunos “aprendem a aprender”. Não nascemos com a habilidade de aprender, mas podemos desenvolvê-la ao longo dos anos.

3 – Os bons alunos dominam a internet. É o contrário de se deixar dominar pela internet ou celular. O estudo indica que os bons alunos utilizam estas ferramentas para fazer pesquisas, tirar dúvidas e não como um sintoma de fuga da realidade que, muitas vezes, é difícil. “Não seja escravo da internet”.

4 – Os bons alunos planejam o futuro. “Mostram-se otimistas” em vez de só ficar reclamando e “aceitam responsabilidades”. Porque sabem que a vida vai lhes cobrar ao longo dos anos atitudes responsáveis em tudo.

5 – Os bons alunos são motivados pela família. Eles tem mais facilidade de enfrentar e superar fatores negativos no dia a dia, quando a família está “motivando” os estudos.

Outras instituições, inclusive no Brasil, já estão interessadas nos detalhes da pesquisa.

Então vejam, a motivação que tanto falamos reside em casa, na família. É preciso ter motivação, aprender a gostar de estudar, da mesma forma que aprendemos a gostar de alguém. A vida é um constante aprender.

Notícia:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com

* Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

Dia dos Pais: Parabenizamos todos os pais do Assis: alunos, ex-alunos, diretores, professores, funcionários, aposentados e o entorno, a chamada Comunidade Educacional.

Festa Julina: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram para o brilho da Festa que encerrou as atividades do primeiro semestre. Barraquinhas com prendas, pescaria, salgadinhos, doces, tortas, canjica, cachorro quente, refrescos. Sem contar as quadrilhas, a música e a animação. Destaque para os professores de Artes pela decoração da escola: Elaine, André e Aurino.

Café com os Professores: Na quarta-feira, 07/08/13, as professoras Anne, Rosana e o professor Antonio representando o Assis, estiveram no evento com o Subsecretário de Educação do Estado Antônio Neto. Foi um dia inteiro com atividades no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Agradecemos a boa acolhida da diretora Verônica Bazílio e sua atuante equipe; Sandra Bittencourt, Diretora Pedagógica da Metro V,  220 professores de português e matemática da região, IGTs, AGEs e outros envolvidos/convidados.

Começou com o Café da Manhã – bem agradável, depois a apresentação coreográfica com alunos e alunas do 2º ano Normal.

Os jovens fizeram uma arte bem atual, sobre o que está acontecendo nas ruas do Brasil. O tema era a Sustentabilidade, contudo, aprendemos que Sustentabilidade é também aplicada não só na Ecologia, mas no Social, na Política, na Economia e em outros campos do dia a dia. Houve danças, músicas, expressão corporal e, por fim, aquilo que o Gigante estava precisando desde 1500, quando fomos “descobertos” ACORDA BRASIL !

A diretora Verônica Bazílio esclareceu que os alunos que se apresentaram fazem um trabalho muito bom de reciclagem e reaproveitamento de papel, papelão, tecidos e outros materiais. Cada um dos presentes recebeu como brinde um marcador de livros com o pensamento: “Consuma sem consumir o Mundo em que você vive”. Uma importante reflexão ecológica.

Em seguida, até a hora do almoço – por sinal muito bom - o subsecretário abordou uma série de itens. A tarde terminou com debates, questionamentos e posicionamentos.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário