sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Grêmios Participativos



A Função Social dos Grêmios Estudantis

No último dia 14, na parte da manhã, vários alunos, alguns professores e diretores da região de Duque de Caxias, RJ, reuniram-se com a professora Jane Milan, no CIEP 039, em Jardim Primavera.

Professora de Sociologia, Jane, tem apresentado a palestra em várias cidades do Estado, no sentido de estimular os alunos a criarem grêmios nos estabelecimentos de ensino onde as agremiações não existem e, estimulá-las onde já estão em funcionamento.

O Grêmio Estudantil Vôo da Fênix, do Assis Chateaubriand, se fez representar pela presidente, a aluna Sabrina Fernandes, da turma 901, e pelo professor Antonio.

A conferencista fez um histórico da juventude brasileira desde os anos 1960, até os dias de hoje, destacando os principais fatos que marcaram as sucessivas gerações.

Entre os muitos projetos recentes ela citou as “Hortas Orgânicas nas Escolas” que nasceu aqui no RJ e recentemente foi objeto de divulgação no programa de rádio “Café da Manhã com a Presidenta Dilma”.

Também abordou o Projeto Parlamento Juvenil, que o Assis participou no ano passado, tendo a aluna Rebeca, ficado em quarto lugar em todo o município.

Há também o projeto Jovens Embaixadores, onde o aluno(a) pode ir para os Estados Unidos ou França, desde que, tenha o domínio da língua.

Também abordou o tema PPP – Projeto Político Pedagógico, explicando que os gremistas podem e devem interagir com a escola no sentido de todos estarem envolvidos com a dinâmica de uma escola melhor, mais produtiva e harmônica.

Recomendou que listássemos os pontos positivos e pontos negativos para aprimorarmos as questões. Nos locais onde é possível, explicou o Projeto Escola Aberta aos sábados, com café da manhã, almoço e lanche no final da tarde, atividades esportivas e culturais.

Disse também que, em tempos idos, a juventude era vista como um problema, hoje, porém, em tempos de democracia e cidadania o jovem é visto como um “agente de desenvolvimento” e um “sujeito de direito”. Claro, é bom frisar que isto implica deveres, responsabilidades, amadurecimentos.

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