quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Abordagem Bíblica da Educação



A Bíblia e os Alunos Bagunceiros

Sendo este blog um espaço educacional, utilizamos a Bíblia como uma obra de arte literária e um manual de filosofia. Contudo, respeitamos os que discordam.

Os alunos bagunceiros constituem uma excelente oportunidade para desenvolvermos a paciência, uma grande virtude.

Lembrei da citação em Mateus 5:41: “E se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”.

Quase que diariamente os alunos bagunceiros estão testando a nossa paciência. E se aplicarmos a referência acima estaremos calmos, tranqüilos e caminharemos com eles duas ou mais milhas.

Um belo momento ele vai crescer, vai amadurecer, vai cansar de fazer bagunça, vai acordar e vai ver que é melhor pensar na vida, pensar na política do país, ver o que os governantes estão fazendo ou deixando de fazer e vão se envolver com outras milhas para a melhoria social.

Tenho feito assim. Paciência sem limites até que eles descubram os limites da vida, do respeito, da paz e amor ao próximo.

É fácil? Não, não é, vejo como um treinamento, um exercício de crescimento e amadurecimentos mútuos.

Lecionar também é aprender e desenvolver paciência. O resultado é bom para todos em sala de aula.

Mas enquanto isso não acontece, oremos pelos alunos bagunceiros. Claro, vamos orar também a Deus agradecendo pela vida de todos na comunidade escolar: professores, alunos, diretores, funcionários, pais, responsáveis, vizinhos.

Esta é uma abordagem bíblica da Educação. Oremos então pelos governantes e autoridades para que paguem salários dignos e decentes aos professores e demais profissionais da Educação.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Grêmios Participativos



A Função Social dos Grêmios Estudantis

No último dia 14, na parte da manhã, vários alunos, alguns professores e diretores da região de Duque de Caxias, RJ, reuniram-se com a professora Jane Milan, no CIEP 039, em Jardim Primavera.

Professora de Sociologia, Jane, tem apresentado a palestra em várias cidades do Estado, no sentido de estimular os alunos a criarem grêmios nos estabelecimentos de ensino onde as agremiações não existem e, estimulá-las onde já estão em funcionamento.

O Grêmio Estudantil Vôo da Fênix, do Assis Chateaubriand, se fez representar pela presidente, a aluna Sabrina Fernandes, da turma 901, e pelo professor Antonio.

A conferencista fez um histórico da juventude brasileira desde os anos 1960, até os dias de hoje, destacando os principais fatos que marcaram as sucessivas gerações.

Entre os muitos projetos recentes ela citou as “Hortas Orgânicas nas Escolas” que nasceu aqui no RJ e recentemente foi objeto de divulgação no programa de rádio “Café da Manhã com a Presidenta Dilma”.

Também abordou o Projeto Parlamento Juvenil, que o Assis participou no ano passado, tendo a aluna Rebeca, ficado em quarto lugar em todo o município.

Há também o projeto Jovens Embaixadores, onde o aluno(a) pode ir para os Estados Unidos ou França, desde que, tenha o domínio da língua.

Também abordou o tema PPP – Projeto Político Pedagógico, explicando que os gremistas podem e devem interagir com a escola no sentido de todos estarem envolvidos com a dinâmica de uma escola melhor, mais produtiva e harmônica.

Recomendou que listássemos os pontos positivos e pontos negativos para aprimorarmos as questões. Nos locais onde é possível, explicou o Projeto Escola Aberta aos sábados, com café da manhã, almoço e lanche no final da tarde, atividades esportivas e culturais.

Disse também que, em tempos idos, a juventude era vista como um problema, hoje, porém, em tempos de democracia e cidadania o jovem é visto como um “agente de desenvolvimento” e um “sujeito de direito”. Claro, é bom frisar que isto implica deveres, responsabilidades, amadurecimentos.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Jornalzinho do Assis



O PROJETO
Julho/Agosto - 2013 – nº 26 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:          Cinco Dicas sobre os Bons Alunos

A revista Veja on line publicou em 06/08/13, uma importante pesquisa para o Ensino Fundamental realizada com o aval da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, uma das melhores do mundo.

1 – Os bons alunos driblam a bagunça na sala de aula. “Trocam de lugar e sentam na frente, quando o barulho do fundo da sala começa a incomodar”.

2 – Os bons alunos “aprendem a aprender”. Não nascemos com a habilidade de aprender, mas podemos desenvolvê-la ao longo dos anos.

3 – Os bons alunos dominam a internet. É o contrário de se deixar dominar pela internet ou celular. O estudo indica que os bons alunos utilizam estas ferramentas para fazer pesquisas, tirar dúvidas e não como um sintoma de fuga da realidade que, muitas vezes, é difícil. “Não seja escravo da internet”.

4 – Os bons alunos planejam o futuro. “Mostram-se otimistas” em vez de só ficar reclamando e “aceitam responsabilidades”. Porque sabem que a vida vai lhes cobrar ao longo dos anos atitudes responsáveis em tudo.

5 – Os bons alunos são motivados pela família. Eles tem mais facilidade de enfrentar e superar fatores negativos no dia a dia, quando a família está “motivando” os estudos.

Outras instituições, inclusive no Brasil, já estão interessadas nos detalhes da pesquisa.

Então vejam, a motivação que tanto falamos reside em casa, na família. É preciso ter motivação, aprender a gostar de estudar, da mesma forma que aprendemos a gostar de alguém. A vida é um constante aprender.

Notícia:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com

* Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

Dia dos Pais: Parabenizamos todos os pais do Assis: alunos, ex-alunos, diretores, professores, funcionários, aposentados e o entorno, a chamada Comunidade Educacional.

Festa Julina: Agradecemos a todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram para o brilho da Festa que encerrou as atividades do primeiro semestre. Barraquinhas com prendas, pescaria, salgadinhos, doces, tortas, canjica, cachorro quente, refrescos. Sem contar as quadrilhas, a música e a animação. Destaque para os professores de Artes pela decoração da escola: Elaine, André e Aurino.

Café com os Professores: Na quarta-feira, 07/08/13, as professoras Anne, Rosana e o professor Antonio representando o Assis, estiveram no evento com o Subsecretário de Educação do Estado Antônio Neto. Foi um dia inteiro com atividades no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Agradecemos a boa acolhida da diretora Verônica Bazílio e sua atuante equipe; Sandra Bittencourt, Diretora Pedagógica da Metro V,  220 professores de português e matemática da região, IGTs, AGEs e outros envolvidos/convidados.

Começou com o Café da Manhã – bem agradável, depois a apresentação coreográfica com alunos e alunas do 2º ano Normal.

Os jovens fizeram uma arte bem atual, sobre o que está acontecendo nas ruas do Brasil. O tema era a Sustentabilidade, contudo, aprendemos que Sustentabilidade é também aplicada não só na Ecologia, mas no Social, na Política, na Economia e em outros campos do dia a dia. Houve danças, músicas, expressão corporal e, por fim, aquilo que o Gigante estava precisando desde 1500, quando fomos “descobertos” ACORDA BRASIL !

A diretora Verônica Bazílio esclareceu que os alunos que se apresentaram fazem um trabalho muito bom de reciclagem e reaproveitamento de papel, papelão, tecidos e outros materiais. Cada um dos presentes recebeu como brinde um marcador de livros com o pensamento: “Consuma sem consumir o Mundo em que você vive”. Uma importante reflexão ecológica.

Em seguida, até a hora do almoço – por sinal muito bom - o subsecretário abordou uma série de itens. A tarde terminou com debates, questionamentos e posicionamentos.