domingo, 19 de maio de 2013

Escola Estadual



O PROJETO
Maio - 2013 – nº 24 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:           O QUE É BULLYING ?

“É uma palavra inglesa, quer dizer “agressivo”, “fanfarrão”, “portador de ações taurinas”, que quer dizer maltratar, intimidar, reprimir; porém, na verdade, expressa uma das mais sórdidas formas de violência escolar, caracterizada por atos repetitivos de opressão, agressão ou dominação de alguns estudantes sobre outros. Dessa forma, compreende um conjunto diversificado de atitudes agressivas, repetitivas e intencionais que ocorrem sem motivação significativa, visando causar dor, angústia e intimidação nas vítimas. As primeiras pesquisas internacionais sobre esse comportamento remontam aos anos 1990”.

O parágrafo acima está no livro, recém-lançado, do escritor, professor e pedagogo Celso Antunes: “(In)Disciplina e (Des)Motivação”, editora Paulus, SP, 2012. O conceituado pesquisador identificou que o excesso de indisciplina gera a desmotivação do aluno, acarretando diversos problemas.

No fundo o aluno sabe que a vida não é fácil, que ele(a) vão enfrentar dificuldades, concorrências as mais diversas, competições nos concursos públicos e assim o mais fácil é a indisciplina. A bagunça contra o professor. Vejam bem: 40 alunos, 40 vozes contra uma única voz, a do docente.

Essa rebeldia está presente tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.
Antigamente as revoltas juvenis eram aplicadas no campo da política, mas hoje o sistema conseguiu muda-las e assim a energia dos jovens vai para a indisciplina generalizada.

Como se fosse uma “Síndrome de Peter Pan” muitos têm medo de crescer, a maturidade traz responsabilidades, implica em respeitar o próximo, aceitar as diferenças e assim prefere-se a insubordinação.

Felizmente não são todos, Temos bons alunos. Temos ótimos estudantes. Que esse número aumente para que todos, a comunidade do Assis possa trabalhar e estudar de forma “suave” que é uma das palavras da moda, atualmente.

- o0o - o0o – o0o –
Notícias:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com

* Parabenizamos todas as mães do Assis: diretoras adjuntas, coordenadoras, professoras, funcionárias, aposentadas, alunas, mães de alunos. Nossa gratidão pelo Dia das Mães.


* Importante:
Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.

Datas Comemorativas de Maio:
1 – Dia do Trabalhador; 3 – Dia do Sertanejo; 5 – Dia Nacional das Comunicações; 6 – Dia do Taquígrafo e Dia do Cartógrafo; 7 – Dia do Silêncio e Dia Mundial da Asma; 8 – Dia da Cruz Vermelha Internacional e Dia do Profissional de Marketing; 10 – Dia da Cozinheira e Dia do Campo; 12 – Dia das Mães e Dia da Enfermagem; 13 – Dia do Automóvel e Dia da Estrada de Rodagem;15 – Dia do Assistente Social; 16 – Dia do Gari; 17 – Dia Mundial das Telecomunicações; 18 – Dia Internacional dos Museus; 19 – Dia do Defensor Público; 21 – Dia da Língua Nacional; 22 – Dia do Apicultor; 24 – Dia do Café; 25 – Dia da Costureira; 26 – Dia do Revendedor Lotérico; 27 – Dia do Profissional Liberal; 28 – Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher; 29 – Dia do Geógrafo; 30 – Dia do Geólogo; 31 – Dia da Aeromoça e Dia do Comissário de Bordo.

Livro do mês: “Se Escola Boa é a que Reprova... Hospital Bom é o que Mata”. No campo das modernas pedagogias temos um polêmico e instigante volume, autoria do professor e escritor Hamilton Werneck, editora DP&A. É uma tendência internacional não mais reprovar. Alguns até dizem que reprovar era coisa do tempo da ditadura. Cada um vai colher o que semeou. Se estudou ótimo, se não estudou a vida vai cobrar. O tema me faz lembrar do Método Sumerhill, que nasceu na Inglaterra e gerou, em diversos países, as chamadas “Escolas Democráticas” onde os alunos são estimulados a amadurecerem, crescerem. É uma abordagem diferenciada. Alguns colégios públicos e particulares já estão começando a utilizar.

Aulas Atrativas: Os vários projetos que a equipe de professores, diretores, alunos e funcionários do Assis realiza ao longo do ano tem sido um bom exemplo de “Aulas Atrtivas”, atual recomendação da SEEDUC. Por exemplo: neste mês de maio tivemos uma bonita e concorrida Festa do Dia das Mães, onde cerca de 150 responsáveis compareceram com atividades múltiplas e todos os presentes se confraternizaram.

Boas Práticas: O Assis recebeu e-mail da IGT/SEEDUC Elisângela: “Parabéns queridos, vocês brilharam! Que trabalho bacana essa olimpíada! Muito obrigada pelo capricho e por tamanha dedicação!” Referia-se às Olimpíadas do Assis. O diretor Gilton e esposa Adriana, professora de matemática, prepararam um vídeo documentando essa “Aula Atrativa” que mobiliza toda a comunidade. Alunos pintados e fantasiados com diversas cores participam e respondem as questões formuladas pelos professores no pátio da Escola. O vídeo foi apresentado na quinta-feira, 16/05/13, em atividade, a tarde que reuniu vários estabelecimentos de ensino da região. Aos poucos iremos falar de outras boas práticas, aulas atrativas e projetos similares.























Nenhum comentário:

Postar um comentário