O PROJETO
Maio - 2013 – nº 24 – Pilar –
Jornalzinho
artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense –
Prof. Antonio Rocha.
Editorial: O
QUE É BULLYING ?
“É
uma palavra inglesa, quer dizer “agressivo”, “fanfarrão”, “portador de ações
taurinas”, que quer dizer maltratar, intimidar, reprimir; porém, na verdade,
expressa uma das mais sórdidas formas de violência escolar, caracterizada por
atos repetitivos de opressão, agressão ou dominação de alguns estudantes sobre
outros. Dessa forma, compreende um conjunto diversificado de atitudes
agressivas, repetitivas e intencionais que ocorrem sem motivação significativa,
visando causar dor, angústia e intimidação nas vítimas. As primeiras pesquisas
internacionais sobre esse comportamento remontam aos anos 1990”.
O
parágrafo acima está no livro, recém-lançado, do escritor, professor e pedagogo
Celso Antunes: “(In)Disciplina e (Des)Motivação”, editora Paulus, SP, 2012. O
conceituado pesquisador identificou que o excesso de indisciplina gera a
desmotivação do aluno, acarretando diversos problemas.
No
fundo o aluno sabe que a vida não é fácil, que ele(a) vão enfrentar
dificuldades, concorrências as mais diversas, competições nos concursos
públicos e assim o mais fácil é a indisciplina. A bagunça contra o professor.
Vejam bem: 40 alunos, 40 vozes contra uma única voz, a do docente.
Essa
rebeldia está presente tanto nas escolas públicas quanto nas particulares.
Antigamente
as revoltas juvenis eram aplicadas no campo da política, mas hoje o sistema
conseguiu muda-las e assim a energia dos jovens vai para a indisciplina
generalizada.
Como
se fosse uma “Síndrome de Peter Pan” muitos têm medo de crescer, a maturidade
traz responsabilidades, implica em respeitar o próximo, aceitar as diferenças e
assim prefere-se a insubordinação.
Felizmente
não são todos, Temos bons alunos. Temos ótimos estudantes. Que esse número
aumente para que todos, a comunidade do Assis possa trabalhar e estudar de
forma “suave” que é uma das palavras da moda, atualmente.
- o0o - o0o – o0o –
Notícias:
*
Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis
Chateaubriand: http://gremioeassisc.blogspot.com
*
Parabenizamos todas as mães do Assis: diretoras adjuntas, coordenadoras,
professoras, funcionárias, aposentadas, alunas, mães de alunos. Nossa gratidão
pelo Dia das Mães.
*
Importante:
Todos
os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações
inteiramente grátis de alunos, professores, funcionários e demais interessados
em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade
escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos.
Datas
Comemorativas de Maio:
1
– Dia do Trabalhador; 3 – Dia do Sertanejo; 5 – Dia Nacional das Comunicações;
6 – Dia do Taquígrafo e Dia do Cartógrafo; 7 – Dia do Silêncio e Dia Mundial da
Asma; 8 – Dia da Cruz Vermelha Internacional e Dia do Profissional de
Marketing; 10 – Dia da Cozinheira e Dia do Campo; 12 – Dia das Mães e Dia da
Enfermagem; 13 – Dia do Automóvel e Dia da Estrada de Rodagem;15 – Dia do
Assistente Social; 16 – Dia do Gari; 17 – Dia Mundial das Telecomunicações; 18
– Dia Internacional dos Museus; 19 – Dia do Defensor Público; 21 – Dia da
Língua Nacional; 22 – Dia do Apicultor; 24 – Dia do Café; 25 – Dia da
Costureira; 26 – Dia do Revendedor Lotérico; 27 – Dia do Profissional Liberal;
28 – Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher; 29 – Dia do Geógrafo; 30 – Dia
do Geólogo; 31 – Dia da Aeromoça e Dia do Comissário de Bordo.
Livro do mês: “Se Escola Boa é a que Reprova... Hospital Bom é o
que Mata”. No campo das modernas pedagogias temos um polêmico e instigante
volume, autoria do professor e escritor Hamilton Werneck, editora DP&A. É
uma tendência internacional não mais reprovar. Alguns até dizem que reprovar
era coisa do tempo da ditadura. Cada um vai colher o que semeou. Se estudou
ótimo, se não estudou a vida vai cobrar. O tema me faz lembrar do Método
Sumerhill, que nasceu na Inglaterra e gerou, em diversos países, as chamadas
“Escolas Democráticas” onde os alunos são estimulados a amadurecerem, crescerem.
É uma abordagem diferenciada. Alguns colégios públicos e particulares já estão
começando a utilizar.
Aulas Atrativas: Os vários projetos que a equipe de professores,
diretores, alunos e funcionários do Assis realiza ao longo do ano tem sido um
bom exemplo de “Aulas Atrtivas”, atual recomendação da SEEDUC. Por exemplo:
neste mês de maio tivemos uma bonita e concorrida Festa do Dia das Mães, onde cerca
de 150 responsáveis compareceram com atividades múltiplas e todos os presentes
se confraternizaram.
Boas Práticas: O Assis recebeu e-mail da IGT/SEEDUC Elisângela:
“Parabéns queridos, vocês brilharam! Que trabalho bacana essa olimpíada! Muito
obrigada pelo capricho e por tamanha dedicação!” Referia-se às Olimpíadas do
Assis. O diretor Gilton e esposa Adriana, professora de matemática, prepararam
um vídeo documentando essa “Aula Atrativa” que mobiliza toda a comunidade.
Alunos pintados e fantasiados com diversas cores participam e respondem as
questões formuladas pelos professores no pátio da Escola. O vídeo foi
apresentado na quinta-feira, 16/05/13, em atividade, a tarde que reuniu vários
estabelecimentos de ensino da região. Aos poucos iremos falar de outras boas
práticas, aulas atrativas e projetos similares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário