domingo, 16 de setembro de 2012

Pilar - Baixada Fluminense



O PROJETO
Setembro - 2012 – nº 20 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:       PLANTANDO ÁRVORES

Será realizado no próximo dia 18. É um Projeto Ecológico de grande alcance, não apenas para a EEAC, mas para o bairro e seu entorno. Vamos plantar árvores na Escola e estamos providenciando plantar mudas em alguma casa, calçada ou terreno de aluno, vizinho, morador etc. Vamos começar aos poucos, mas a proposta é ir conscientizando para os próximos anos, pequenas sementes que vão crescendo e florescendo.

Com isto queremos sensibilizar a todos para a importância da Natureza em nossas vidas. Não somos separados do ambiente natural. A espécie humana faz parte do Ecossistema. Cuidar de um é cuidar de todos.

Um dos graves problemas da atualidade é a questão do lixo. “Consumir sem desperdício” é um folheto do Governo Federal que afirma: a) Prefira embalagens recicláveis; b) Evite produtos com embalagens desnecessárias: c) Leve sua própria sacola ao fazer compras: d) Prestigie mercadorias feitas com produto reciclado; e) Não jogue no lixo o que você pode doar; f) Um terço dos alimentos que compramos acaba no lixo. Compre apenas o necessário para um período curto de tempo; g) Prefira aparelhos eletrônicos com maior durabilidade”.

O texto ainda esclarece: “O Brasil perde 8 bilhões de reais, por ano, ao enterrar lixo reciclável”. Ou seja, este dinheiro pode ir para melhoria das escolas e hospitais públicos.

Alguém pode perguntar: mas o que tem a ver Plantando Árvores com Lixo e Consumo ? Tudo, pois são temas interligados. Observe o início, é um Projeto Ecológico, até o assunto do ano: “Gentileza gera Gentileza” está interligado. Gentileza com o Meio Ambiente, respeito com a Natureza, o retorno é Saúde.

Setembro mudamos de estação, ela se aproxima: Feliz Primavera para todos e todas !

- o0o - o0o – o0o -

Importante:
Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos e todas.
Notícias:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:          http://gremioeassisc.blogspot.com
Pais Brilhantes são Firmes e Amorosos ! – Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas. – Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força. – Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento. – Estimule seu filho a ter metas. – Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca. – Dialogar é falar sobre o mundo que somos. – Abraçar, beijar, falar espontaneamente. – Contar histórias. – Semear idéias. – Dizer não sem medo. Não ceder a chantagem. Para educar é necessário paciência. (Augusto Cury, fonte: internet; texto lido na reunião com os pais, na primeira semana do mês).

Palavras da Diretora Jane Ornellas na despedida, por ocasião da merecida Aposentadoria: “Eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, o início foi incerto, confuso e incomum, onde todos os estranhos fariam parte da minha vida, onde todos os cantos teriam histórias. Aqui passei os melhores anos de minha vida, fiz amigos, muitos dos quais me acompanharão para sempre. Por isso tenho que comemorar !

Esse é um momento especial ! É hora de olhar para trás e ver por tudo o que já passei. Sem dúvida, muitas tristezas e conflitos, mas, felizmente, por inúmeros bons momentos de alegria, de vitórias e de cumplicidade. Devo esquecer aqueles que me impuseram obstáculos infundados e agradecer àqueles que me impulsionaram adiante. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos aqui. Um abraço carinhoso”.

Datas Comemorativas de Setembro: 1 – Dia do Profissional de Educação Física; 3 – Dia Nacional do Biólogo; 5 – Dia do Irmão; 6 – Dia do Alfaiate; 7 – Dia da Pátria; 8 – Dia Mundial da Alfabetização; 9 – Dia do Veterinário; 14 – Dia do Frevo; 15 – Dia do Musicoterapeuta; 16 – Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio; 17 – Dia do Transportador de Carga Rodoviário; 18 – Dia do Perdão; 19 – Dia do Ortopedista; 20 – Dia do Engenheiro Químico; 21 – Dia da Árvore; 22 – Dia da Banana; 24 – Dia do  Soldador; 25 – Dia Nacional do Trânsito; 27 – Dia da Caridade; 28 – Dia do Hidrógrafo; 29 – Dia do Petróleo; 30 – Dia da Navegação.

AGUARDE, EM OUTUBRO – 1ª Feira Literária Assis Chateaubriand – FLAC: Exposição de livros, varal de Literatura de Cordel, filme-documentário sobre Literatura de Cordel. Na Semana da Criança teremos muitas atividades. Show de Caça-Talentos: traga o seu instrumento musical, execute a canção predileta. Cante, encante. Escreva a sua bonita poesia em uma cartolina e venha recitá-la alto e bom som! Você gosta de desenhar? Faça uma história em quadrinho, charge, caricatura ou algo parecido.

Bom Exemplo de Reciclagem: 1) Você sabia que as caixas longa vida (de leite e sucos) quando recicladas podem ser transformadas em telhas para construção civil? Outro aproveitamento: o papel é separado e volta a ser papel. O alumínio ligado ao plástico pode ser transformado em réguas, canetas e outros objetos ? Isso é Ecologia. (fonte: Ministério do Meio Ambiente).



Nenhum comentário:

Postar um comentário