sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Gratidão à Diretora



Duque de Caxias, 24 de agosto de 2012

Jane,

Ao falarmos da história da Escola Estadual Assis Chateaubriand, mentalmente, a comparamos como a mensagem da Viagem do Trem, pois ao longo dos anos o seu percurso foi marcado por embarques e desembarques. Alguns definitivos, tanto em relação a aqueles que ficaram como aos outros que partiram e nunca mais retornaram à Unidade Escolar. No entanto, entre os que partiram houve e ainda há aqueles que sempre retornam, pois a relação vivenciada não se sustenta por muito tempo distante daqueles que nos fizeram felizes por um determinado momento.

É, Jane, mais uma vez, alguém vai partir. Alguém vai sair da escola e, com certeza, vai deixar lembranças. Em cada canto e em cada um de nós, o seu semblante, a sua atitude diária, o seu sorriso e até a sua mania de beliscar certos lanchinhos ou pequenas porções de alimentos vão ficar em nossas memórias e refletidos em lágrimas e risadas espontâneas, soltas.

Alguém muito especial que, assim como outros que também saíram da escola ou partiram para outro plano espiritual, participou da construção desta escola, a viu crescer e se transformar em um espaço escolar de referência no bairro e nas adjacências. Este alguém é você.

Você que viu a Escola Supletiva ser criada e ingressou como docente de 1ª a 4ª série, exercendo, posteriormente, a função de Gestora de meados de 1978 até 1986, ano em que a Direção do Supletivo deixou de existir, ficando a escola sob uma única gestão.

Você assumiu o cargo de Diretora Adjunta junto com a Professora Adenita Lopes Dias e passou a atuar de forma mais efetiva no período noturno. Nesta época, outras pessoas tão especiais como você, formaram a equipe desta escola e contribuíram para o seu desenvolvimento. Por que esquecer, neste momento, das Professoras Eliaci Amado dos Reis (in memoriam), Lenoir Rodrigues Tavares e Norma Rodrigues Pombo que, na época, aturaram como Coordenadores de Turno? Todas fizeram parte da sua trajetória profissional no Assis.

A cumplicidade e o compromisso assumido responderam pelos anos seguintes e pela vigência da mesma equipe administrativa, pois em 1989, a professara Norma Rodrigues Pombo ganhou a eleição para a Direção Geral e, como Diretora Adjunta, lá estava você – mais uma vez – atuando e doando um pouco de sua vida em prol da Educação e da Escola Estadual Assis Chateaubriand. A professora Eliaci Amado dos Reis, grande saudade entre nós, assumiu a função de Coordenadora de Turno.

Desta vez, a escolha foi através de eleições diretas e, não mais por indicação.

E lá estava você...

O Ensino Supletivo foi extinto em 1994, passando à modalidade de Ensino Regular, de 1ª a 4ª série, mas em razão da carência de escolas que oferecesse o II Segmento do Ensino Fundamental, no ano seguinte, o noturno passou a ofertar o ensino de 5ª a 8ª série, na modalidade da educação de Jovens e adultos.

Em 2000, através de pleito eleitoral, você assumiu a função de Diretora Geral da Escola Estadual Assis Chateaubriand, cargo que ocupa até hoje.

Por esta razão e por sua trajetória profissional junto a esta Unidade Escolar e aos membros de sua comunidade interna, que nós estamos reunidos – hoje – a fim de demonstrar o nosso carinho e reconhecimento de sua atuação como gestora e amiga.

Sua aposentadoria é um direito seu e de qualquer cidadão, seja este funcionário público ou não. Mas seu vínculo com esta escola não se encerra com a publicação do seu processo em um Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Não se encerra, porque a Escola Estadual Assis Chateaubriand fez e faz parte da sua história de vida. Não há Jane sem o Assis, assim como o Assis sem a Jane.

Pode-se até pensar, neste momento, dos problemas enfrentados e até de certos conflitos profissionais, mas estes fazem parte do processo. Não há caminho a ser seguido que não tenha pedras e galhos a nos dificultar o andar, mas não a nos impedir de continuar a caminhada.

Jane, sua história com a nossa escola não se encerra aqui. Mesmo que diante de um novo rumo a tomar em sua vida, as vindas e visitas à escola passam a ser raras e mais difíceis de acontecer, não esqueça que há um pouco de você em cada canto desta Unidade Escolar e, em cada um de nós, a sua lembrança ficará marcada para sempre.

Com enorme carinho.

Professores e funcionários, amigos.

P.S.: Além dos presentes, um número significativos de amigos, ausentes, está torcendo por você e desejando muitas felicidades.

- O texto acima foi escrito e lido pela atual Diretora Adjunta da EEAC, professora Mayuce, durante da Festa de Despedida da Diretora Jane Ornellas, por ocasião de sua merecida aposentadoria. O Diretor Geral agora é o professor Gilton Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário