domingo, 16 de setembro de 2012

Pilar - Baixada Fluminense



O PROJETO
Setembro - 2012 – nº 20 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:       PLANTANDO ÁRVORES

Será realizado no próximo dia 18. É um Projeto Ecológico de grande alcance, não apenas para a EEAC, mas para o bairro e seu entorno. Vamos plantar árvores na Escola e estamos providenciando plantar mudas em alguma casa, calçada ou terreno de aluno, vizinho, morador etc. Vamos começar aos poucos, mas a proposta é ir conscientizando para os próximos anos, pequenas sementes que vão crescendo e florescendo.

Com isto queremos sensibilizar a todos para a importância da Natureza em nossas vidas. Não somos separados do ambiente natural. A espécie humana faz parte do Ecossistema. Cuidar de um é cuidar de todos.

Um dos graves problemas da atualidade é a questão do lixo. “Consumir sem desperdício” é um folheto do Governo Federal que afirma: a) Prefira embalagens recicláveis; b) Evite produtos com embalagens desnecessárias: c) Leve sua própria sacola ao fazer compras: d) Prestigie mercadorias feitas com produto reciclado; e) Não jogue no lixo o que você pode doar; f) Um terço dos alimentos que compramos acaba no lixo. Compre apenas o necessário para um período curto de tempo; g) Prefira aparelhos eletrônicos com maior durabilidade”.

O texto ainda esclarece: “O Brasil perde 8 bilhões de reais, por ano, ao enterrar lixo reciclável”. Ou seja, este dinheiro pode ir para melhoria das escolas e hospitais públicos.

Alguém pode perguntar: mas o que tem a ver Plantando Árvores com Lixo e Consumo ? Tudo, pois são temas interligados. Observe o início, é um Projeto Ecológico, até o assunto do ano: “Gentileza gera Gentileza” está interligado. Gentileza com o Meio Ambiente, respeito com a Natureza, o retorno é Saúde.

Setembro mudamos de estação, ela se aproxima: Feliz Primavera para todos e todas !

- o0o - o0o – o0o -

Importante:
Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos e todas.
Notícias:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:          http://gremioeassisc.blogspot.com
Pais Brilhantes são Firmes e Amorosos ! – Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas. – Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força. – Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento. – Estimule seu filho a ter metas. – Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca. – Dialogar é falar sobre o mundo que somos. – Abraçar, beijar, falar espontaneamente. – Contar histórias. – Semear idéias. – Dizer não sem medo. Não ceder a chantagem. Para educar é necessário paciência. (Augusto Cury, fonte: internet; texto lido na reunião com os pais, na primeira semana do mês).

Palavras da Diretora Jane Ornellas na despedida, por ocasião da merecida Aposentadoria: “Eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, o início foi incerto, confuso e incomum, onde todos os estranhos fariam parte da minha vida, onde todos os cantos teriam histórias. Aqui passei os melhores anos de minha vida, fiz amigos, muitos dos quais me acompanharão para sempre. Por isso tenho que comemorar !

Esse é um momento especial ! É hora de olhar para trás e ver por tudo o que já passei. Sem dúvida, muitas tristezas e conflitos, mas, felizmente, por inúmeros bons momentos de alegria, de vitórias e de cumplicidade. Devo esquecer aqueles que me impuseram obstáculos infundados e agradecer àqueles que me impulsionaram adiante. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos aqui. Um abraço carinhoso”.

Datas Comemorativas de Setembro: 1 – Dia do Profissional de Educação Física; 3 – Dia Nacional do Biólogo; 5 – Dia do Irmão; 6 – Dia do Alfaiate; 7 – Dia da Pátria; 8 – Dia Mundial da Alfabetização; 9 – Dia do Veterinário; 14 – Dia do Frevo; 15 – Dia do Musicoterapeuta; 16 – Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio; 17 – Dia do Transportador de Carga Rodoviário; 18 – Dia do Perdão; 19 – Dia do Ortopedista; 20 – Dia do Engenheiro Químico; 21 – Dia da Árvore; 22 – Dia da Banana; 24 – Dia do  Soldador; 25 – Dia Nacional do Trânsito; 27 – Dia da Caridade; 28 – Dia do Hidrógrafo; 29 – Dia do Petróleo; 30 – Dia da Navegação.

AGUARDE, EM OUTUBRO – 1ª Feira Literária Assis Chateaubriand – FLAC: Exposição de livros, varal de Literatura de Cordel, filme-documentário sobre Literatura de Cordel. Na Semana da Criança teremos muitas atividades. Show de Caça-Talentos: traga o seu instrumento musical, execute a canção predileta. Cante, encante. Escreva a sua bonita poesia em uma cartolina e venha recitá-la alto e bom som! Você gosta de desenhar? Faça uma história em quadrinho, charge, caricatura ou algo parecido.

Bom Exemplo de Reciclagem: 1) Você sabia que as caixas longa vida (de leite e sucos) quando recicladas podem ser transformadas em telhas para construção civil? Outro aproveitamento: o papel é separado e volta a ser papel. O alumínio ligado ao plástico pode ser transformado em réguas, canetas e outros objetos ? Isso é Ecologia. (fonte: Ministério do Meio Ambiente).



sábado, 15 de setembro de 2012

Almoço Festivo



Social

No último dia 13/09/12, quinta-feira, aconteceu o almoço comemorativo do aniversário de Dayane, ocorrido no dia 08/09.

“Lote 15”, comida mineira, belo restaurante a quilo. Presentes: a aniversariante – claro ! – Iolanda, mãe,  Luís Fernando, amigo, e os professores: Analúcia, Diana, Gisele e... este que vos escreve.

Mesa concorrida e alegre.

Parabéns Dayane, Deus muito a abençoe !


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Gratidão à Diretora



Duque de Caxias, 24 de agosto de 2012

Jane,

Ao falarmos da história da Escola Estadual Assis Chateaubriand, mentalmente, a comparamos como a mensagem da Viagem do Trem, pois ao longo dos anos o seu percurso foi marcado por embarques e desembarques. Alguns definitivos, tanto em relação a aqueles que ficaram como aos outros que partiram e nunca mais retornaram à Unidade Escolar. No entanto, entre os que partiram houve e ainda há aqueles que sempre retornam, pois a relação vivenciada não se sustenta por muito tempo distante daqueles que nos fizeram felizes por um determinado momento.

É, Jane, mais uma vez, alguém vai partir. Alguém vai sair da escola e, com certeza, vai deixar lembranças. Em cada canto e em cada um de nós, o seu semblante, a sua atitude diária, o seu sorriso e até a sua mania de beliscar certos lanchinhos ou pequenas porções de alimentos vão ficar em nossas memórias e refletidos em lágrimas e risadas espontâneas, soltas.

Alguém muito especial que, assim como outros que também saíram da escola ou partiram para outro plano espiritual, participou da construção desta escola, a viu crescer e se transformar em um espaço escolar de referência no bairro e nas adjacências. Este alguém é você.

Você que viu a Escola Supletiva ser criada e ingressou como docente de 1ª a 4ª série, exercendo, posteriormente, a função de Gestora de meados de 1978 até 1986, ano em que a Direção do Supletivo deixou de existir, ficando a escola sob uma única gestão.

Você assumiu o cargo de Diretora Adjunta junto com a Professora Adenita Lopes Dias e passou a atuar de forma mais efetiva no período noturno. Nesta época, outras pessoas tão especiais como você, formaram a equipe desta escola e contribuíram para o seu desenvolvimento. Por que esquecer, neste momento, das Professoras Eliaci Amado dos Reis (in memoriam), Lenoir Rodrigues Tavares e Norma Rodrigues Pombo que, na época, aturaram como Coordenadores de Turno? Todas fizeram parte da sua trajetória profissional no Assis.

A cumplicidade e o compromisso assumido responderam pelos anos seguintes e pela vigência da mesma equipe administrativa, pois em 1989, a professara Norma Rodrigues Pombo ganhou a eleição para a Direção Geral e, como Diretora Adjunta, lá estava você – mais uma vez – atuando e doando um pouco de sua vida em prol da Educação e da Escola Estadual Assis Chateaubriand. A professora Eliaci Amado dos Reis, grande saudade entre nós, assumiu a função de Coordenadora de Turno.

Desta vez, a escolha foi através de eleições diretas e, não mais por indicação.

E lá estava você...

O Ensino Supletivo foi extinto em 1994, passando à modalidade de Ensino Regular, de 1ª a 4ª série, mas em razão da carência de escolas que oferecesse o II Segmento do Ensino Fundamental, no ano seguinte, o noturno passou a ofertar o ensino de 5ª a 8ª série, na modalidade da educação de Jovens e adultos.

Em 2000, através de pleito eleitoral, você assumiu a função de Diretora Geral da Escola Estadual Assis Chateaubriand, cargo que ocupa até hoje.

Por esta razão e por sua trajetória profissional junto a esta Unidade Escolar e aos membros de sua comunidade interna, que nós estamos reunidos – hoje – a fim de demonstrar o nosso carinho e reconhecimento de sua atuação como gestora e amiga.

Sua aposentadoria é um direito seu e de qualquer cidadão, seja este funcionário público ou não. Mas seu vínculo com esta escola não se encerra com a publicação do seu processo em um Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Não se encerra, porque a Escola Estadual Assis Chateaubriand fez e faz parte da sua história de vida. Não há Jane sem o Assis, assim como o Assis sem a Jane.

Pode-se até pensar, neste momento, dos problemas enfrentados e até de certos conflitos profissionais, mas estes fazem parte do processo. Não há caminho a ser seguido que não tenha pedras e galhos a nos dificultar o andar, mas não a nos impedir de continuar a caminhada.

Jane, sua história com a nossa escola não se encerra aqui. Mesmo que diante de um novo rumo a tomar em sua vida, as vindas e visitas à escola passam a ser raras e mais difíceis de acontecer, não esqueça que há um pouco de você em cada canto desta Unidade Escolar e, em cada um de nós, a sua lembrança ficará marcada para sempre.

Com enorme carinho.

Professores e funcionários, amigos.

P.S.: Além dos presentes, um número significativos de amigos, ausentes, está torcendo por você e desejando muitas felicidades.

- O texto acima foi escrito e lido pela atual Diretora Adjunta da EEAC, professora Mayuce, durante da Festa de Despedida da Diretora Jane Ornellas, por ocasião de sua merecida aposentadoria. O Diretor Geral agora é o professor Gilton Santos.