quinta-feira, 8 de julho de 2021

EEAC – 08,07,21 – Turma 701 – Letramento de Língua Portuguesa – Prof. Antonio Rocha – Duque de Caxias – Pilar – RJ – Baixada Fluminense.

 

Estudo Dirigido Pronomes:

1) Copie as frases abaixo substituindo as palavras em destaque por pronomes pessoais retos:

a) Mário foi ao cinema; “Francisco” e eu fomos à livraria. = Mário foi ao cinema; nós fomos à livraria.

 

b) Nós fomos ao parque de diversões e os “meninos” foram ao bioparque (antigo jardim zoológico). = Nós fomos ao parque de diversões e eles foram ao bioparque.

 

c) Os pais ficaram na sala e a “menina” brincou na varanda. = Os pais ficaram na sala e ela brincou na varanda.

 

d) Paulo e eu iremos ao quintal; “tu e Roberto” ficam na sala. = Paulo e eu iremos ao quintal; vocês ficam na sala.

 

e) Enquanto Pedro prepara a carne, “João e eu” faremos churrasco. = Enquanto Pedro prepara a carne, nós faremos o churrasco.

 

f) Os meninos brincam aqui e “as meninas” brincam acolá. = Os meninos brincam aqui e elas brincam acolá.

 

2) Reescreva as frases abaixo com os pronomes indefinidos citados: ninguém, nada, alguém, algum, tudo.

a) Alguém trancou a porta e tivemos que chamar o chaveiro para trocar a fechadura.

 

b) Não encontrei ninguém e nós tínhamos combinado o estudo em grupo às 15 horas.

 

c) Não é nada disso do que você está pensando, sua interpretação dos fatos está equivocada.

 

d) O que eu sei é que está tudo errado no seu procedimento, devemos respeitar os mais velhos.

 

e) Há algum mal nisso? Me deu sono e esqueci a televisão ligada.

 

3) Frases e exemplos de pronomes relativos:

a) “Pedra ´que´ rola não cria limo”, é um ditado popular significando que a vida é dinâmica e não podemos ficar parados.

 

b) Não achei o livro “cujo” autor é meu amigo.

 

c) Ele é um bom amigo, a ‘quem’ muito estimo.

 

d) Trouxe tudo ‘quanto’ foi possível guardar na sacola.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário