quinta-feira, 19 de novembro de 2020

 

Facebook Aula – 19,11,20 – Turmas 601 e 602 – Port,Lit – Prof. Antonio Rocha – EEAC – Assis Chateaubriand – Duque de Caxias – RJ – Pilar.

 

1)Interpretação de Textos. Uma das Fábulas de Esopo mais conhecidas: “A raposa e as uvas”:

 

“Uma raposa faminta, ao ver alguns cachos de uvas pendentes de uma certa parreira, tentou apoderar-se deles, porém não o conseguiu. Afastando-se, então, dizia para si mesma: “Estão verdes”.

 

“Assim também certos indivíduos, não sendo capazes, por sua própria fraqueza, de resolver os seus problemas, acusam as circunstâncias”.

 

a) Estamos presenciando, tanto no Brasil, quanto nos EUA, o momento das eleições e, tanto lá quanto cá, os perdedores estão questionando a lisura do pleito.

 

b) Para fazer uma boa interpretação do texto, você deve, inicialmente, procurar as palavras desconhecidas e escrever em seu caderno. Para fixar bem. Escreva cinco frases com as palavras que você procurou no dicionário, com os respectivos significados aprendidos. Em seguida leia e releia novamente o texto acima.

 

c) O fato de ter perdido a eleição é correto afirmar que houve fraude sem ter provas? Claro que não, pode até fazer parte do jogo políticos, mas isto não é certo. Se a pessoa tem provas, tudo bem, pode denunciar na imprensa, mas se é uma suposição, não pode falar inverdades.

 

d) Você pode também fazer um desenho no seu caderno, pintando uma parreira carregada de cachos de uvas e uma raposa tentando alcança-las.

 

e) Copie no seu caderno tudo, e não se esqueça de marcar o like comprovando a sua presença. Quando voltarmos às aulas presenciais iremos fazer a devida correção e o visto, que vale nota.

 

f) Uma boa pesquisa adicional e ver o habitat das raposas. Onde elas vivem, de que se alimentam. E também a área rural onde mais se produz as uvas.  Estude também as muitas variedades de uva: verde, roxa, com caroço, sem caroço e as muitas variedades de vinho. Que fazem parte da indústria, da economia brasileira.

 

g) Aproveite e responda, qual é o substantivo coletivo de raposa? Faça uma pequena redação abordando o comportamento das raposas, geralmente tido como traiçoeiras. Há até um ditado popular que costuma dizer: “Fulano é uma raposa política”. Isto é, olho vivo naquele parlamentar pois ele pode fazer algo ilícito para se dar bem.

 

h) Como você prestou atenção, um pequeno texto tem vários sentidos, vários significados, várias leituras ou interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário