Facebook Aula – 09/04/20 - para a turma 701 – EEAC – Escola Estadual Assis
Chateaubriand – LPT – Letramento/Leitura Produção de Textos –
Quase toda aula solicitamos aos
alunos a colaboração/contribuição com os Pensamentos do Dia, consiste em
pequenos textos para reflexão não apenas diária, mas que servem para toda a
vida. Assim estimulamos a criatividade do corpo discente. Podem ser textos
próprios ou inspirados/recriados a partir de pesquisas na internet, ou mesmo
vivências do cotidiano.
Vejamos um exemplo: “Que minha
coragem / seja maior que o meu medo e / minha força tão grande / quanto minha
fé”. É da aluna Thayane da Silva.
Um pequeno texto, mas de grande
significado. A referida aluna pertence à EEAC, mas é de outra turma.
Vamos interpretar o texto que é
bastante atual, nestes tempos de coronavírus.
O primeiro verso: “Que minha
coragem” reflete a atitude que precisamos ter para enfrentar a crise, Nas
mídias o que encontramos são as notícias diárias sobre o aumento do número de
mortes, internações, CTIs/UTIs e toda sorte de preocupações.
Escreva agora um pequeno texto
sobre o que isto causa em nossas vidas.
O segundo verso: “seja maior que
o meu medo e” aponta/esclarece a disposição, o ânimo que precisamos ter, o
estímulo para seguir adiante e não se deixar abater pela depressão, pelo
desânimo e outras emoções negativas.
Nem sempre é fácil, mas não
podemos esmorecer diante de uma realidade tão cruel: vidas sendo ceifadas nas
mais diferentes idades, famílias sendo afetadas das mais diversas formas.
Comente estas situações e envie
aqui para o Facebook Aula, queremos com isso dizer que esta ferramenta também
pode e deve ser educativa. Passemos a postar textos e imagens
edificantes/construtivos (as).
O terceiro verso diz: “minha
força tão grande” sim, nossa Energia, neste momento de crise mundial necessita
muito de nossa força, de nosso Estado de Ser, ser gente, ser vida, ser apoio,
ser ajuda, ser solidário com o próximo dentro de nossas possibilidades.
Por exemplo, aqueles (as) que
estão trabalhando no comércio, na indústria, nas áreas de saúde, no campo, nas
lavouras, nas hortas, no agronegócio
para que os alimentos continuem chegando às nossas casas. E os
profissionais de saúde também estão de parabéns, mas estão expostos aos perigos
do vírus que nos assola.
Escreva sobre isso uma pequena
redação. Sobre a nobreza de todo trabalho digno e ético que serve para ajudar a
sociedade como um todo. Desde a mais simples ocupação até às mais
especialiadas/específicas.
Por fim, o quinto verso: “quanto
minha fé”. Vamos entender, vamos ler,
vamos interpretar esta “fé” não apenas no sentido religioso, mas
simbolicamente, gramaticalmente nas origens da palavra “fé” que vem da língua
grega e significa “Confiança”.
Confiar, acreditar que não é hora
de deixar para lá, para depois, mas é tempo de agir, reunir as forças e
enquanto durar a crise estejamos de cabeças erguidas, cada um na sua atividade,
no seu ambiente, onde vive e trabalha para solucionarmos o mais breve possível
esse triste momento.
Mas que essa tristeza seja uma
alavanca para irmos adiante, como nas olimpíadas, naquela prova com o salto de
vara. O problema é a alavanca, o meio pelo qual superamos o obstáculo.
Esta foi só uma forma de
interpretarmos o pensamento do dia da citada aluna. Mas se lembrarmos de um
teórico italiano da Literatura, Umberto Eco, onde ele fala de “Obra Aberta”, ou
seja, podemos ver como obra aberta não apenas os textos literários, mas também
os demais textos, que por uma série de razões são interpretáveis, reflexivos...
é o que veremos nas próximas aulas.
Tente então escrever sobre a Fé,
não só no sentido religioso, mas como dissemos, da Fé ampla, no sentido de
Confiança.
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