segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Trabalho do EJA



Preconceito Lingüístico


Este é um tema que foi criado pelo professor Marcos Bagno, da UnB – Universidade de Brasília. A tese foi defendida na USP – Universidade de São Paulo.

Por exemplo, o autor fez uma listagem com oito mitos que ele classifica como “Preconceito Lingüístico”. Vejamos o número cinco, à página 46:

“O lugar onde melhor se fala o português no Brasil, é no Maranhão”.

Não há uma base, não um critério que possa afirmar que os maranhenses falam melhor a nossa Língua Portuguesa.

Creio que esse preconceito deve vir do tempo das “Capitanias Hereditárias”, pois, logo a seguir, no Brasil Império a capital São Luiz ficou conhecida como “Atenas Brasileira”, certamente o título foi dado pela elite local.

O fato de muitos maranhense perguntarem: “Tu vais jogar futebol hoje?” Não significa que isso é falar corretamente.

É um regionalismo, da mesma forma que os gaúchos falam parecido: “Tu não sabes escrever direito ! ?”

A proposta de Bagno é democratizar a aceitação dos falares diferentes em cada estado.
 - O0o –

Bilhete:

“Duque de Caxias, 19 de setembro de 2016.

Oi Francisco, quero te lembrar que na próxima semana teremos prova sobre o livro “Preconceito Lingüístico”, de Marcos Bagno. E depois, para recuperar a nota de quem não se sair bem, poderá ser feito um trabalho. Podemos fazer um grupo de quatro alunos e como são oito “mitos”, cada aluno se encarrega de dois mitos ou dois preconceitos lingüísticos.

Abraços, bom fim de semana. Dea”.


- autoria de Georgette Moraes, merendeira, funcionária da cozinha, o dever acima foi a sua pesquisa para as aulas noturnas do EJA.

domingo, 11 de setembro de 2016

Música e Poesia



Sou teu destino

Simone Tertuliano*

Diz...
E aí? ...
E agora?
Tanto que você fez
Pra eu olhar pra você e te ver
Que eu parei, te mirei
E senti como se já houvesse estado contigo
Em silêncio, dividindo os sentidos

Mas
E aí?
Que demora !
O que falta pra entender
Que só falta você me dizer:
“Tudo bem?” e ir além
Frases tuas
Dispenso as cantadas
Eu quero a pessoa que achei
Enquanto me olhavas.

“Vem”, responde a tudo
E dá início ao plano que a vida tem pra nós
Sim, vou com você
Quero te ter sob o meu domínio
E ser teu bem, teu ninho
Por dias, meses, anos
Ouça o som da minha voz
Sim, vou com você
Quero te ter
Sou o teu destino.

(*) Maestrina, cantora, compositora, musicista. Funcionária da Secretaria da Escola Estadual Assis Chateaubriand.

- Simone Tertuliano tem um canal no Youtube.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Notícias do Assis



O PROJETO
Agosto/Setembro - 2016 – nº 54 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

Editorial:   ASAS PARA VOAR = Livro do Assis 2016

Estamos providenciando a edição de um pequeno livro escrito pelos alunos, composto de prosas e poesias, contos, pensamentos, reflexões, reportagens etc.

No tempo da diretora Jane Ornelas foi feito um volume datilografado e mimeografado, conforme a época. Em 2015 fizemos uma edição artesanal de xérox e encadernado com espiral. Agora, 2016, queremos imprimir em uma gráfica, no formato de uma pequena revista.

Contamos com a colaboração de todos os professores e alunos. Claro, teremos que escolher os melhores. Os alunos que desejarem podem desenhar, pintar e faremos a seleção.

Neste número do jornalzinho temos dois exemplos: um texto de ficção e uma história real.
- o0o -

A TARTARUGA E O PEIXE (Aluna Djulye Nunes, turma 602).

No meio do oceano havia um tartaruga chamada Flecha.

Flecha era a tartaruga mais rápida do mar, mas um peixe bem malvado, não conseguia acreditar que uma simples tartaruga seria mais rápida do que ele.

Então o peixe decidiu que iria desafiar a tartaruga para uma corrida, porém, ela não aceitou. Ele conseguiu, por fim, que ela aceitasse, com uma condição: que o peixe a ajudasse a encontrar a família dela. E mesmo sem saber como iria fazer, ele aceitou.

O dia já estava marcado, os dois estavam a postos, e então, pronto, começou a corrida.

A tartaruga saiu disparada e o peixe com medo de perder, pediu aos seus comparsas para atrasar Flecha. Um deles entrou na frente da atleta e os dois se esbarraram, prejudicando nossa amiga. E o peixe conseguiu ultrapassá-la.

Flecha, preocupada, esforçou-se o máximo e ... conseguiu chegar em primeiro lugar. Sem ação o peixe começou a chorar.

Além disso, não conseguiu realizar o que prometera, encontrar a família da Tartaruga. Flecha tinha bom coração, o perdoou e teve início uma bela amizade.

- o0o –
Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem no blog, facebook, twitter e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens colhidas na web, domínio público, tem sentido educativo. Agradecemos a todos (as).

* Pensamento – Reflexão: Semanalmente você encontra no Facebook Antonio Rocha https://www.facebook.com/antoniorocha.rocha.583    boas dicas e reflexões para um viver melhor. Recomendo sempre aos alunos, observarem esta ferramenta de trabalho, como um complemento de nossas aulas.

- o0o –

A DESCOBERTA DA PRINCESINHA MARIA SOFIA (aluna: Mayelle da Silva, turma 602) = outro exemplo de reportagem para o citado livro:

Tudo começou... quando a minha querida mãe começou a passar muito mal, ela fez vários exames.

No dia 18/05/16, ela decidiu ir a uma clínica; o resultado foi “positivo”. Na mesma hora comecei a chorar de alegria, minha mãe ficou gelada e branca. Porque nunca imaginara que ia cuidar de mais um bebê ...

Quando ela chegou em casa, sentou na cadeira e ficou parada. Em seguida meu pai chegou e a alegria só multiplicava mais ainda.

No dia 03/06/16 ficou confirmado que era uma menina, ficamos muito felizes...

Deus é muito maravilhoso por minha irmã estar bem. Agradeço a ele todos os dias da minha vida porque a quantidade de remédio que ela tomou para se prevenir era grande, mas os planos de Deus foram outros em nossas vidas.

Agora estamos correndo contra o tempo, montar o enxoval para a nossa Princesinha Maria Sofia, queremos que saia tudo perfeito. Minha mãe não quer mais filhos, está bom, quatro é demais.

Breve Maria Sofia vem aí e já está trazendo muitas alegrias para mim e para minha família. Esperamos ansiosos nossa Princesinha chegar.