sexta-feira, 1 de abril de 2016

O Alferes Tiradentes



O PROJETO
Abril - 2016 – nº 50 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.


Editorial:                 TIRADENTES - HOMEM COMUM, HERÓI NACIONAL

Sérgio Mesquita*

            “Tiradentes” tirava dentes – era um dentista prático, aprendeu fazendo. Daí esse apelido. E diziam que tratava muito bem dos problemas odontológicos das pessoas. Também fazia parte da “cavalaria paga”, que guardava caminhos e estradas; serviço equivalente ao de um policial militar de hoje. Quer dizer, era um homem do povo, trabalhando para viver, ali na sua terra, Minas Gerais. Tinha um nome comum: Joaquim José da Silva Xavier.
            O que fez dele um “herói”, ou um “mártir” (sofreu e morreu por um ideal), foram dois fatos. Primeiro, ele teve coragem de participar de uma conspiração. Você já deve ter lido ou ouvido falar dela: a Inconfidência Mineira.  Minas Gerais era uma capitania, parte do Brasil-Colônia. Vivia oprimida com violências e pesados impostos por parte das autoridades portuguesas. Tiradentes e seus companheiros queriam libertar Minas do domínio do reino de Portugal. Mas foram traídos. Denunciado, Joaquim José foi preso, condenado à morte, enforcado em 21 de abril e esquartejado. Nem sepultura recebeu. Mas houve o segundo fato: seu sonho, o sonho dos “inconfidentes”, se realizou mais tarde: não só Minas Gerais, mas o Brasil inteiro, se tornou independente, e o povo brasileiro pôde começar seu caminho para poder virar uma grande nação.
            Um herói é aquele que, numa hora de perigo, fica para lutar. Perdendo ou ganhando. Será mesmo? Por isso, deixo com você uma pergunta: se o Brasil ainda pertencesse a Portugal, Tiradentes mesmo assim poderia ser considerado um herói? O que você acha?

(*) Professor de História, Mestre em História pela UERJ.

Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Algumas imagens colhidas na web, domínio público, tem sentido educativo. Agradecemos a todos (as).

* A professora Analúcia está fazendo um ótimo cartaz com os aniversariantes do mês. No mural do cafezinho, biscoitos e água gelada.

* Calendário de Abril: 1 – Dia do Trote; 2 – Dia Internacional do Livro Infantojuvenil e Dia Mundial de Conscientização do Autismo; 7 – Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista; 8 – Dia Mundial da Luta contra o Câncer; Dia Mundial da Astronomia; Dia da Natação; 9 – Dia Nacional do Aço; 13 – Dia dos Jovens; Dia do Hino Nacional Brasileiro; 14 – Dia do Pan-Americanismo; Dia do Desenhista e Dia da Conservação do Solo; 16 – Dia Mundial da Voz; 17 – Dia Mundial do Portador de Hemofilia; 18 – Dia Nacional do Livro Infantil; 19 – Dia do Índio e Dia do Exército; 20 – Dia do Diplomata; 21 – Dia de Tiradentes; Dia do Metalúrgico; Dia da Latinidade; Dia da Polícia Civil e Dia da Polícia Militar; 22 – Dia Internacional da Terra; Dia da Comunidade Luso-Brasileira; Dia da Aviação de Caça; Dia do “Descobrimento” do Brasil; 23 – Dia Mundial do Livro; Dia do Direito Autoral; Dia do Escoteiro; Dia Nacional do Choro (música); 24 – Dia Internacional do Jovem Trabalhador; Dia do Operador de Triagem e Transbordo; 25 – Dia do Contabilista; 26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão; 27 – Dia da Empregada Doméstica (+ Diaristas); Dia do Engraxate; 28 – Dia da Educação; Dia Nacional da Caatinga; Dia do Cartão Postal; Dia da Sogra e Sogro; Dia Mundial do Sorriso; 30 – Dia Nacional da Mulher; Dia do Ferroviário.


*Livro do Mês: “O Poder do Pensamento Positivo”, de Norman Vincent Peale (1898-1993), um clássico da Literatura de Auto Ajuda. Já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, em várias línguas, desde que foi lançado em 1937.  Se aplicado à área de Educação é recurso altamente favorável em sala de aula. Professores e alunos, pais e responsáveis só tem a lucrar com este método de aprendizagem. É aos poucos, sem pressa, mas altamente vantajoso. O autor vai trabalhando responsabilidades, despertando maturidade e assim o aluno começa a compreender que é ele quem vai se melhorar.

* “O Pensamento Positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado. Mude os seus pensamentos e mudará o seu mundo” = Norman Vincent Peale.



Nenhum comentário:

Postar um comentário