domingo, 29 de novembro de 2015

Notícias do Pilar



O PROJETO
Dezembro - 2015 – nº 47 – Pilar –
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Rocha.

Editorial:  Um Dia Bem Atrativo

Recomendação da SEEDUC para que façamos aulas atrativas. No último dia 25/11/15, nossa EEAC promoveu um dia inteiro com atividades bem atrativas, estimulando a criatividade dos alunos, IV FLAC – Feira Literária Assis Chateaubriand e Comemoração Dia da Consciência Negra:

1) Salas de aula belamente decoradas, adornadas com cartazes diversos dos alunos. Uma sala com jogos: damas, xadrez e afins.

2) Na sala literária tinha exposição de livros dos escritores: Ziraldo, Monteiro Lobato, Maurício de Souza e Sérgio Mesquita e Antonio Carlos, estes dois últimos, professores do Assis. No chão um tapete de borracha, onde, sem sapatos, alunos sentavam, deitavam, liam as obras escolhidas. No biombo, uma bela exposição de fotos que o professor Aurino Júnior trabalhou com os alunos, recriando motivos africanos.

3) No corredor do refeitório o prof. Aurino, de Artes,  realizou também uma ótima exposição (varal) com livrinhos de Cordel, folhetos e assemelhados: escritos, desenhados, pintados pelos alunos.

4) No palco o professor André, de Artes, excelente músico e cantor, abrilhantava o evento com números de violão elétrico, um aluno tocava saxofone e outro teclado.

5) Uma equipe de alunos do 9º ano, fez uma leitura teatral da “Turma da Mônica”. É o que nós chamamos de intertextualidades, ou seja, o texto literário, o texto visual encenando com a linguagem teatral, gestual, humorística. Agradecemos aos alunos da turma 901: Lidiane, Esthefany, Lohany, Manuela, Emanuelly, Lorena, Marcelo Yan, Marcelo Souza, João Victor, Lucas, Roberto, Igor.

6) Houve um desfile de moda com roupas africanas. Agradecemos às alunas: Alicilene e Aline, da turma 901.

7) Ainda da turma 901, as alunas Bruna e Ellen cantaram e encantaram uma canção de Pitty – Na sua estante.

8) Agradecemos a Companhia Raiz de Dança Afro que foi muito aplaudida: coreógrafa Taíse, dançarinos: Letícia (sobrinha da Denise, coordenadora) e Ryan. Eles tem página do Facebook.

9) Medalha de Bons Leitores: Kaique Silva Barros de Oliveira, Brenda Beatriz Pereira (turma 602) e Ítalo Oliveira da Silva (turma 601). Parabéns !
Notícias:

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Cultural Assis Chateaubriand:    http://gremioeassisc.blogspot.com.br

*Importante: Todos os textos e ilustrações que aparecem neste blog e jornalzinho são colaborações inteiramente grátis de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e demais interessados em somar para um Projeto Cultural que visa dinamizar a comunidade escolar e o seu entorno. Agradecemos a todos (as).

* “Somos raça humana, somos forças, somos etnias, somos brasileiros. Somos do povo. Chamamos a atenção pela mistura de cores, belas cores, que acontece em nossa Pátria. Toda essa luta de décadas foi importante para chegarmos até aqui, na Democracia, não podemos desvirtuar esse Caminho de Cidadania mediante conceitos racistas. Vamos continuar, apesar desses anos loucos que estamos vivendo, a caminhar com garra, na Construção de um país com Equilíbrio Social. Somos diferentes, mas nos unimos pelo ideal comum que é viver em Paz. A diferença está em nosso interior: pensamentos, sentimentos, acumulamos experiências e assim vamos crescendo. Ei ! Gente como a gente, pare de lutar consigo mesmo e olhe para a igualdade, a verdadeira igualdade que está presente na cor do sangue. Todos os seres humanos tem o sangue vermelho. Respeitemo-nos !” (texto de Márcia Farias Coutinho, funcionária da cozinha, no Dia da Flac e Consciência Negra, ela trouxe esta reflexão para todos nós).

* Feliz Natal ! Próspero Ano Novo ! Agradecemos ao Ano de 2015 e fazemos os melhores votos para todos nós que 2016 seja um Ano Ótimo !

* Gentileza gera Gentileza ! Respeito gera Respeito !

Livro do mes:

* Dentre os livros expostos na Sala Literária estava a obra “A Tragédia de Chicago – Primeiro de Maio, Dia de Luto e Luta”, do espanhol Ricardo Mella, traduzida para a Língua Portuguesa pelo professor Sérgio Mesquita, de História e por Ione Moura Moreira, 128 páginas, mais de 20 fotos e publicada por Edições Achiamé e o apoio do Sindicato dos Previdenciários e o Sindicado dos Servidores do Colégio Pedro II.

* Nosso professor Sérgio ainda nos trouxe a “Revista Letra Livre – Cultura Libertária, Arte e Literatura”. A publicação tem um longo artigo do citado Mestre sobre os “Impulsos Libertários no Folclore”.

* Por fim, Sérgio ainda expôs números da Revista Pilares da História. Publicação acadêmica aqui de Duque de Caxias, que reúne bons artigos de pesquisadores na matéria.

* Não se esqueça: Confiança gera Confiança ! Amizade gera Amizade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário