sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jornalzinho, maio, 2012


O PROJETO
Maio - 2012 – nº 17 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:               A Linguagem da Indisciplina

O que este excesso de indisciplina está querendo dizer? Quase que diariamente a mídia noticia. Na verdade, a indisciplina é um recado, é mensagem, é um tipo contemporâneo de informação, de rebeldia. Os mais apressados colocam a culpa nos professores, mas já estão aparecendo estudos sérios nas áreas de psicologia, filosofia, educação, pedagogia, economia e política sobre o assunto. É muito fácil colocar a culpa nos professores, é um discurso dos governos (não estamos generalizando) para não aumentarem dignamente, decentemente os salários dos professores e a grande imprensa ao divulgar a postura desses governos tem os seus interesses de classe, de elitismo e de perpetuação de exploração das massas. Criticar os docentes, infelizmente é um pensamento equivocado que é repetido por muitos.

A revista Educação (  www.revistaeducacao.com.br  ), nº 180, do mês de abril de 2012, tem importante matéria sobre o tema.

Na página 18 informa que “A indisciplina é um dos fenômenos mais complexos da realidade atual das escolas. Recentemente ela tem se tornado um grande obstáculo à ação educativa. Não se trata, é bom frisar da indisciplina do passado. As características agora são outras”.

Na página 38, outro artigo fala das “Trincheiras do Ensino (...) enfermidade de guerra (...) Transtorno de Estresse Pós-Traumático começa a ser detectado em professores vítimas de violência em sala de aula”. A citada doença antigamente acometia os soldados que voltavam das duas grandes guerras mundiais e da guerra do Vietnã.

Observe que existe a violência física, verbal, gestual, das mais diversas formas em sala de aula.

Existe também a violência econômica por parte dos governos que pagam mal (repetimos, não estamos falando de todos) os professores e demais profissionais da área escolar.

Logo no início da revista, página 9, a editora afirma: “O fato de o Estresse Pós-Traumático, um transtorno catalogado em decorrência da Guerra do Vietnã, ter chegado à escola mostra que, em muitos lugares, a sala de aula se transformou em um verdadeiro cenário de guerra. Ao mesmo tempo indica que, em geral, não há amparo suficiente nem por parte da escola nem por parte do poder público para resolver esse tipo de ocorrência”.

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Nota:
* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand:


Datas Comemorativas de Maio:
01 – Dia Internacional do Trabalho, Dia Mundial da Asma.
03 – Dia do Sertanejo, Dia do Sol.
05 – Dia Nacional das Comunicações.
06 – Dia do Taquígrafo, Dia do Cartógrafo.
07 – Dia do Oftalmologista, Dia do Silêncio.
O8 – Dia da Cruz Vermelha, Dia do Pintor, Dia do Artista Plástico.
10 – Dia da Cozinheira, Dia do Campo, Dia da Cavalaria.
12 – Dia da Enfermagem, Dia do Enfermeiro.
13 – Dia das Mães, Dia da Estrada de Rodagem, Dia do Automóvel.
15 – Dia do Assistente Social, Dia Internacional da Família.
16 – Dia do Gari.
17 – Dia Mundial das Telecomunicações.
18 – Dia Internacional dos Museus.
19 – Dia do Defensor Público.
20 – Dia Mundial das Comunicações Sociais.
21 – Dia da Língua Nacional.
22 – Dia do Apicultor.
24 – Dia Nacional do Cigano. Dia do Café. Dia da Infantaria.
25 – Dia da Costureira, Dia do Industrial, Dia do Massagista.
26 – Dia do Seresteiro, Dia do Revendedor Lotérico.
27 – Dia do Profissional Liberal.
28 – Dia Nacional de Luta pela Saúde da Mulher.
29 – Dia do Geógrafo, Dia do Estatístico.
30 – Dia do Geólogo, Dia do Decorador.
31 – Dia da Aeromoça, Dia do Comissário de Bordo.

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Parlamento Juvenil: A aluna Rebeca foi eleita a representante da EEAC e, no cômputo geral dos votos, ficou em quarto lugar no município de Caxias. Parabéns à Rebeca que é do Grêmio, juntamente com a equipe estão com ótimas idéias que iremos divulgar aos poucos, uma delas, o jornal mural que logo estará em ação. Sobre o assunto, o professor Sérgio, de História, declarou: “O Parlamento Juvenil é uma boa oportunidade para sentir o gostinho de ser cidadão. Pensar em coisas para favorecer a comunidade, trazer melhorias para a cidade e o bairro. Encontrar colegas de outros bairros para discutir essas idéias. Assistir às sessões das câmaras e da Assembléia a convite das autoridades. E participar de eleições votando e podendo ser escolhido como um vereador ou deputado. Isso é o Parlamento Juvenil, organizado pelas escolas com o apoio das prefeituras, do governo do Estado. Que tal? Ajude o Assis a participar dessa iniciativa, e pratique a democracia. Ser cidadão é como jogar bola, andar de bicicleta. Precisamos praticar. Descubra o prazer de ser cidadão”.

















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