domingo, 21 de agosto de 2011

I Seminário Regional Pedagógico

Nossa EEAC esteve presente no último dia 12/08/11, quando aconteceu no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, em Duque de Caxias, RJ, o citado evento do título acima, com o tema: “Diagnosticando a Reeducação das Relações Étnico-Raciais na Baixada Fluminense”.

Com o auditório lotado, estavam presentes, entre outros, as professoras e professores: Selma Maria da Silva, Responsável pelo Comitê Estadual Étnico-Racial – SEEDUC; Edileuza Batista de Aleluia, Membro do Comitê – representante da Metropolitana I; Silvania Rodrigues Maciel, Membro do Comitê e representante da Metropolitana V; Cristiano Sant`Anna de Medeiros, Membro do Comitê e representante da Metropolitana VII.

Mediante o folheto distribuído na ocasião, “o Seminário constitui-se como uma ação do Comitê Estadual Étnico-Racial, composto por 15 membros, representantes de cada Diretoria Pedagógica, conforme o Decreto nº42.837 de 04/02/2011 e se insere no Plano de Reeducação das Relações Étnico-Raciais para o ano de 2011, em cumprimento ao Plano Nacional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o PEE/2009. Há na atualidade, no cenário educativo, demandas políticas emanadas das tensões sociais vivenciadas por todos os atores sociais e suas relações, tanto objetivas quanto subjetivas. Portanto, cabe à Secretaria de Educação, enquanto instituição responsável pela educação formal, ser também, um dos espaços sociais para manifestação de protagonismo de várias feições étnicas e políticas”.

O Objetivo Geral é “Analisar as atividades em andamento nas Unidades Escolares, com relação ao processo de implementação das alterações da LDBN, instituídas pelas Leis 10639/06 e 11645/08, inseridas nos Projetos Pedagógicos, bem como as estratégias e as metodologias que corroborem para o cumprimento dessa mesma LDBN com as referidas alterações”.

Os Objetivos Específicos são: “- Apresentar relato de ações das Diretorias Regionais Pedagógicas; - Elaborar quadro diagnóstico das ações em desenvolvimento nas Unidades Escolares; - Homenagear uma personalidade feminina de ascendência africana e/ou indígena”.

A programação começou com o vídeo da Unesco: “Por uma infância sem racismo”. Em seguida, a  merecida homenagem ao Senador da República Abdias Nascimento, falecido há pouco tempo, por sua incansável luta contra a discriminação racial. Depois, duas mesas com debatedores. A homenagem às personalidades femininas; uma peça teatral dos alunos do Colégio Estadual Santo Inácio, por sinal, ótima !

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O Projeto, Agosto 2011, nº 10.

O PROJETO
Agosto  - 2011 – nº 10 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:

Mais Dicas de Bill Gates
- Continuação do nº anterior –

6 – Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então, não lamente seus erros, aprenda com eles.

7 – Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavando suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8 - Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece absolutamente com NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!!

9 – Faça certo desde a primeira vez. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas ao fim de cada período.

10 – Televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho, a boate ou a farra para no dia seguinte ir trabalhar.

11 – Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns tolos). Existe uma grande possibilidade de você vir a trabalhar para um deles.

- Estas orientações de Bill Gates, considerado um dos homens mais ricos do mundo, fundador da Microsoft e mega investidor em muitas outras empresas ao redor do planeta, foram proferidas em uma escola de ensino fundamental nos EUA.

- Ele afirma que a “política educacional de vida fácil para as crianças” tem criado uma geração sem conceito, sem noção da realidade. Este tipo de educação  moderna tem levado as pessoas a falharem em suas vidas.

- Muito conciso em suas palavras, o público que lotava o auditório esperava que ele fizesse uma longa palestra. Mas falou apenas 5 minutos e foi aplaudido de pé, por 10 minutos sem parar.

- Agora está na hora de você repensar suas atitudes. O que é que você quer para o seu futuro? É isso mesmo? Só brincadeiras e falta de responsabilidade? Lembre disso: quem faz a sua vida é você. Depois não reclame.

- Condição básica para crescer na vida: seja honesto, fale a verdade, assuma que fez bagunça, quando acontecer. Não invente desculpas...

- Cada um melhorando o país também melhora. Cada um faça a sua parte.

(colaboração do professor Sérgio Mesquita).
Notícias:
* No último dia 12/08/11, a tarde, a EEAC esteve presente no “I Seminário Regional Pedagógico: Diagnosticando a Reeducação das Relações Étnico-Raciais na Baixada Fluminense”.

* Encerrando a tarde de atividades citadas acima, houve a “Exposição e Apresentação de pôsteres das Unidades Escolares”.

* A professora Ruthe, que também esteve presente, representando outra Unidade, fotografou muitos trabalhos realizados por diversos alunos.

* No folheto distribuído, estava indicado que 2011 é o “Ano Internacional dos Afro-descendentes”.

* Nessa área, como atividade da EEAC, vamos transcrever no blog do Grêmio, o relatório do evento e uma série de artigos nossos, já publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior, na década de 1980/1990, sobre esse tema. Vamos começar com uma entrevista que realizamos com o etnomusicólogo Francis Bebey, ex-diretor musical da Unesco, nascido na República dos Camarões,  residente em Paris e que estava de passagem pelo Rio. A entrevista foi publicada na revista A Razão, de Lisboa, Portugal e na revista Caderno de Cultura Aió.  Na ocasião, a Library of Congress Office, do Congresso dos Estados Unidos, fez o devido registro, em 07/08/1984. Até o final deste mês a matéria estará postada. Apesar de antigos, a professora Selma Maria da Silva, Responsável pelo Comitê Estadual Étnico-Racial da SEEDUC, recomendou que as produções fossem divulgadas no sentido de História e Memória.

* Nosso espaço aqui é pequeno, mas no blog iremos citar outros nomes e propostas do evento.

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* Vem aí mais uma edição da Olimpíada EEAC, que se chamará “Ortografando”, sugestão da professora Eliane, com direito a Medalhas para os finalistas, valendo ponto para as provas e outros que tais...

* O professor André é um artista polivalente: toca violão, cavaquinho, pandeiro, percussão em geral, canta, dança. O seu grupo musical gravou recentemente um CD e tem se apresentado com a famosa banda “Molejo”. Parabéns André, estamos na torcida do sucesso.

* No citado Seminário, a Editora Saraiva estava distribuindo um adesivo muito bom, para se colar bem visível: “Consulte sempre um professor: a sua conexão para um futuro melhor”.

* Trecho de Redação: “Anda acontecendo no Rio de Janeiro muitas mortes, pessoas feridas por causa da violência desenfreada. Esta situação só vai terminar quando as pessoas se respeitarem mais. Quando houver ética, cidadania, dignidade, amor ao próximo, respeito. As autoridades também precisam ajudar e dar o exemplo”. (aluno Jorge Matheus, turma 903).

* 22 de Agosto: Dia do Folclore.