domingo, 17 de abril de 2011
O Projeto - nº 6, abril, 2011
O PROJETO Abril - 2011 – nº 6 – Pilar – Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha. Editorial: ALUNO-CIDADÃO Aluno-cidadão, aluna-cidadã é aquele (a) que respeita os colegas, respeita os professores, respeita os diretores, os demais profissionais da escola, os coordenadores, os orientadores, não danifica os móveis escolares, assiste as aulas comportadamente, faz os deveres de casa, não suja a sala, não briga, não fala alto, não grita, não pede para sair com freqüência para beber água, traz sempre a sua garrafinha de água. Aluno-cidadão, aluna-cidadã cuida do uniforme, dos livros, dos cadernos, canetas, lápis etc. E tem consciência de que o uniforme e os livros que recebeu gratuitamente é dinheiro público, dinheiro do povo do Brasil e deve ser tratado com todo respeito. Enfim, todos sabem que o aluno-cidadão, a aluna-cidadã tem Ética, isto é, tem responsabilidade, está investindo no seu futuro, ajudando a si mesmo e a sua família. - oOo – Você sabia ? Que o dia 13 de abril é dedicado ao Hino Nacional Brasileiro? Que a música do Hino Nacional é de autoria de Francisco Manuel da Costa? Que esta música já recebeu três letras: a primeira em 1831, para comemorar a abdicação de Pedro I; a segunda, em 1841, saudando o menino-imperador Pedro II. A que hoje cantamos é de autoria do jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, feita para comemorar o Centenário da Independência, em 1822. O estilo é “parnasiano”, muito comum na época de sua elaboração. Cantemos o nosso belíssimo Hino Nacional Brasileiro com amor ! (livro: BR-500, um Guia para a Redescoberta do Brasil, editora Vozes, autor – Chico Alencar). Aliás, o tema “Parnasianismo” faz parte dos “Estilos de Época na Literatura Brasileira” que estamos estudando. - oOo – As Línguas do Brasil: O Português é a língua oficial do Brasil, conforme a Constituição de 1988, mas existem outras línguas faladas em nosso território. Especialistas afirmam que existem “180 Línguas Indígenas”. Existem ainda as “Línguas de Imigração”, isto é, aquelas que são faladas por representantes de 70 nacionalidades diferentes que residem no Brasil, como as línguas européias e asiáticas. Temos também as “Línguas Africanas” utilizadas em rituais, liturgias e cultos afro-descendentes. Temos ainda as “Línguas de Fronteiras” em função de nossa posição geográfica na América do Sul. E, por fim a “LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais” utilizada pelos surdos. (Fonte: encarte Folha Dirigida, outubro/2008). Observação: Outros países, têm Língua de Sinais diferentes da nossa, o que gera interessantes estudos na área. - oOo - * Prestação de contas: É isso aí... serviços ao bairro, isto é, trabalhando com o entorno da EEAC: enviamos e-mail ao vereador Ricardo da Carol, solicitando apoio para tampar os buracos da Avenida Presidente Kennedy, colocação de placas com o aviso “Devagar Escola” e também a pintura da faixa de pedestres e pintura dos quebra-molas, nas cores preta e amarela. Agradecemos também ao prefeito Zito que está recuperando a citada avenida e colocou um guarda no sinal e na porta da escola, para orientar e disciplinar o trânsito. * Vejam, portanto, o alcance e a importância do Grêmio. Mãos à obra pessoal, vamos participar e colaborar. Nosso jornalzinho é uma sementinha divulgando Cidadania. * Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand – http://gremioeassisc.blogspot.com * O Grêmio está se mobilizando, parabéns! Dentro em breve teremos mais um jornalzinho circulando. - oOo - Livro do mês: Uma aluna da 704 nos encaminhou um ótimo livro para estudo e aprimoramento, trata-se do volume de bolso: Parábolas Eternas, de Legrand, editora Soler, 2004, 112 páginas. São reflexões para enriquecer a vida com sabedoria, alegria e emoção. Aos poucos vamos retirando pensamentos e escrevendo no quadro, em cada aula, para que todos reflitam nas importantes recomendações do autor. Cada parábola termina com uma “moral da história”; vejamos uma que está na página 21 – “O mundo à nossa volta será exatamente aquilo que nele fizermos”. Portanto, só façamos as boas coisas, só as boas atitudes, só as boas escolhas. Mas, importante, preste atenção, nem sempre as melhores escolhas são as mais fáceis. Muitas vezes é ao contrário, as melhores escolhas são as mais difíceis, mas com perseverança vencemos. -oOo - Textos dos alunos: * “Melhorar a cidade: A nossa cidade de Duque de Caxias está precisando de melhorias e muitas melhorias. Está faltando mais hospitais públicos, mais médicos. E nas escolas do Estado, faltam professores. É... eu acho que esta cidade poderá ser muito bonita se forem construídos mais hospitais e mais escolas completando o quadro de professores. Os ônibus também precisam melhorar. Às vezes eles passam direto no ponto e não param, pois já estão lotados. Algumas ruas são de barro e quando chove é difícil andar. Muitos moradores jogam o lixo no chão. Vem os ratos, cachorros, gatos reviram tudo e haja mal cheiro. Isso é falta de respeito das pessoas que jogam o lixo no chão”. - um aluno da turma 703. * “Quero dizer que respeito é bom e melhora a nossa vida. E quero dizer também que se houvesse mais respeito no mundo, hoje o planeta não estaria nessas condições tristes. Eu faço a minha parte com respeito e vou continuar fazendo. E você? Respeito é bom e eu gosto, e você? Venha comigo e vamos respeitar todos”. – uma aluna da turma 602. * “O respeito no Pilar parece que não existe, porque as crianças de hoje em dia não respeitam os pais, nem os mais velhos, nem os professores, parece que o mundo está acabando. Não é só no Pilar, em outros estados e países também”. – um aluno da turma 704.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário