Selo postal do Qatar, conforme citação na carta mensal abaixo "Memento Caxias".
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
Memento Caxias
Colégio Estadual Duque de Caxias – nº 1 – novembro – 2022 – Leituras – Poesias-
Prof. Antonio Carlos P. Borba Rocha
http://estudoliteraturas.blogspot.com.br
1) Estrofe:
“Duque de Caxias
O Pacificador
Cidade trabalho
Com muito lavor”
2) Livro do mês: ‘1001 livros para ler antes de morrer’ – Este é o sugestivo título publicado pela Editora Sextante, 960 páginas. O editor geral da obra é o professor Peter Boxall, da Universidade de Susex, Inglaterra. Ele coordenou um grupo de trabalho com especialistas em várias literaturas mundiais. Aos poucos, vamos passar dicas importantes sobre os livros citados.
E, em homenagem ao Catar, onde teremos a Copa do Mundo, pela primeira vez em um país árabe, o livro em destaque chama-se “As Mil e uma Noites”. Em português existem várias edições e traduções.
O autor ficou anônimo, o nome perdeu-se no tempo. Foi publicado a primeira vez, na língua árabe, em 850 depois de Cristo.
O texto conta a história de Sherazade bela mulher que seria morta por um sultão. Após as noites de amor ele matava as vítimas.
Sherazade para escapar resolve contar histórias (contos) ao sultão Shahryar. E no final da noite, já com muito sono o assassino vai dormir pensando em matá-la na noite seguinte.
Mas, na noite seguinte a mulher conta outra história e acontece o mesmo. Morto de sono, ele transfere seu plano macabro para a outra noite.
Assim , ao longo de 1001 noites, quase três anos Sherazade vai sobrevivendo...
O texto indica a beleza da Literatura, dos contos, da arte que evita mortes, violências.
Ela não morre, pois o livro dá a entender que, pela frente vem mais 1001 noites de contos, de histórias que o deixarão com muito sono. Quem sabe ele desiste de seu plano tétrico?
“As 1001 Noites” constituem um clássico da Litertura árabe e mundial.
3) Pensamento do mês: “As idéias são mais poderosas que os Exércitos” = William McGregor Paxton (1869-1941) artista visual, EUA.
Idéias não morrem, idéias não se matam. Idéias são pensamentos. Pensamentos são eternos, são Energias e estas não morrem, se transformam, segundo Einstein.
4) Selo do Qatar, onde teremos a Copa do Mundo, a partir do próximo domingo:
quinta-feira, 4 de agosto de 2022
O PROJETO
Edição de Agosto - 2022 – nº 75 – Pilar – Cidade dos Meninos.
Jornalzinho Artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Carlos Pereira B. Rocha.
Editorial:
Após as férias estamos de volta, desta feita com alguns pensamentos do Dia:
1) “O modo se vestir é uma preocupação ridícula.” = Chesterfield (Estadista inglês, 1694-1773).
*Cada um se veste como pode, mediante suas possibilidades e de acordo com o local onde você vai. A roupa que vai ao trabalho ou escola não é a mesma que vai na praia.
2) Coloque na cabeça uma peruca ou sapatos bem altos, continuarás a ser o que sempre és” = Goethe (Escritor alemão, 1749-1823).
*Isto significa: o que vale é o teu bom caráter.
3) “Criatividade é como a barba, você só terá se deixá-la crescer” = Voltaire (filósofo francês, 1694-1778).
* Quer dizer: use, tente, exercite, faça, refaça a criatividade. Foi Voltaire quem introduziu no seu país as noções de Tolerância Religiosa. Ou seja, cada um tem a sua e respeita as outras.
4) “Mestre não é só quem sempre ensina, mas quem de repente aprende” = João Guimarães Rosa (escritor brasileiro, 1908-1967).
* Sim, todos nós estamos sempre aprendendo, das mais diferentes formas e locais.
5) O professor e escritor George já publicou 8 livros. E segundo ele tem mais 4 no “forno”. Parabéns !
6) Se você tem poesias, pensamentos, pequenos textos envie e publicaremos aos poucos.
7) Lembrando que toda publicação aqui é grátis. É uma forma de divulgarmos momentos culturais, literários, educativos, entretenimentos.
8) “Não existe amor mais sincero do que aquele pela alimentação” = George Bernard Shaw (escritor e humorista irlandês, 1856-1950).
9) “A grande variedade de comida pode produzir doenças” = Sêneca (filósofo latino, 4 antes de Cristo – 65 dC).
* De fato, veja se a comida está muito oleosa, gordurosa, olhe para sua saúde.
10) “Come pouco no almoço e menos ainda no jantar, que a sua saúde se constrói na Oficina do estômago” = Miguel de Cervantes (escritor espanhol, 1547-1616).
* Pura verdade, nada de excessos, alimente-se com moderação.
11) “Um amigo fiel é uma proteção poderosa: quem o encontrou, encontrou um tesouro” = Eclesiástico (livro sapiencial do Antigo Testamento 6:14).
* Nosso Grande Amigo é Deus.
12) “A ciência é a inteligência do mundo; a arte, o seu coração” = Máximo Gorki (escritor russo, 1868-1936).
* A Ciência tem nos ajudado de diversas formas, veja os avanços na área da tecnologia.
13) É muito bom quando encontramos um ex-aluno e ele está encaminhado na vida. Estudando, trabalhando, construindo a sua existência. Tenho visto e contemplado estas vitórias no Facebook e em outras redes sociais.
14) Que bom que, desde a 6ª série, incentivávamos a redação, a leitura, a interpretação de texto etc.
15) E não se esqueça da Língua Portuguesa, ferramenta básica que nos acompanha em todas as profissões. Claro, as outras matérias também.
16) Se você leu algum livro, assistiu a um bom filme, conte-nos, escreva, participe.