sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Projeto - julho - 2011 - nº 9

O PROJETO
Julho  - 2011 – nº 9 – Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand.   Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial:

QUEM FOI ASSIS CHATEAUBRIAND

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu em 4 de outubro de 1892, na cidade de Umbuzeiro, PB e faleceu em 4 de abril de 1968, em São Paulo.

Foi um dos homens públicos mais influentes no Brasil de 1930 a 1960: advogado, professor de Direito, escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, jornalista, empresário, mecenas (patrocinador das artes em geral) e Senador da República entre 1952 e 1957.

Fundador dos Diários Associados, um poderoso grupo de mídia que, em certo momento, reuniu mais de cem jornais, emissoras de rádio, canais de TV, revistas e agências de notícias.

Também conhecido como Chatô, era uma figura polêmica e controversa. Amado por uns, temido por outros, odiado por muitos. Era acusado  por  não  ter  Ética      e,  supostamente chantagear empresas que não publicavam anúncios em seus veículos de comunicação.

Muito ligado ao então presidente Getúlio Vargas, incluía proximidade tumultuada e rendosa com o poder. Construiu um império.

Como tudo nessa vida é impermanente, do tal conglomerado de empresas restam as Rádios Tupi AM e FM do Rio. O Jornal do Comércio de Manaus-AM, Jornal do Commércio do RJ e o Correio Braziliense – DF, TV Brasília, Rádio Planalto AM/FM, na capital federal.

Maiores detalhes, recomendamos o livro Chatô – o Rei do Brasil, de Fernando Morais.

(pesquisa das alunas: Bruna, Lara, Lorrayne e Rayane, turma 704, com base na Wikipédia - Internet).

- o0o -

Dicas de Bill Gates*

1) A vida não é fácil, acostume-se com isso;

2) O mundo não está preocupado com a tua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele, antes de sentir-se bem com você mesmo;

3) Você não ganhará R$ 20.000,00 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone;

4) Se você acha teu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você;

5) Vender jornal velho ou trabalhar nas férias não está abaixo da tua posição social. Seus avós tem uma palavra diferente para isso, eles chamam de oportunidade.

(*) Considerado um dos homens mais ricos do mundo, fundador da Microsoft.

(colaboração do professor Sérgio Mesquita).

Enchentes

Começo de verão. No Rio de Janeiro acontecem várias enchentes. A poluição contribui para esses acontecimentos. Uma moça que encontramos em uma rua alagada, em Duque de Caxias, disse:
- Isso é um descaso, não passa o caminhão de lixo há meses. O lixo fica acumulado nas ruas, quando alaga, fica desse jeito!
            Uma senhora idosa, que vinha passando, avistou essa mulher reclamando, e também opinou:
            - É verdade, as crianças ficam brincando nessa água suja e correm risco de pegar uma doença ou até uma leptrosiosa* !
            Na porta de uma residência, uma mulher começa a gritar:
            - Oh meu Deus, não acredito! Oh meu Deus, não acredito!
            De repente uma grande multidão cerca a residência. Chegando até lá, nós perguntamos:
            - O que foi?
            Ela respondeu:
            - Eu ganhei na loteria!

(*) O termo correto é leptospirose.

(crônica das alunas: Jennifer Santos Didi e Rebeca de Souza Marques, turma 702).
- o0o –

* Este boletim e os números anteriores estão no blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand –

* O professor de sociologia, Vlademir, de Magé-RJ, gostou do nosso jornalzinho e já está articulando com outros colegas e alunos, a criação do grêmio local e um veículo semelhante a este O PROJETO. É o Assis semeando...

* As “Olimpíadas do Assis” deste primeiro semestre foram ótimas. Muita animação e participação dos professores e alunos das sétimas e oitavas séries. Semestre seguinte tem mais. Os “Gritos de Guerra” serão publicados em nossa próxima edição.

* Dia 9 de julho, sábado, teremos a nossa tradicional “Festa Junina”. Não percam. Alunos, professores, servidores em geral e os familiares prestigiam sempre o evento. Vamos todos fazer “pensamento positivo” para, no dia, brilhar um sol bem bonito.

* Veja como a nossa EEAC está bonita. Bem pintada e decorada. Não jogue papel no chão, não rasgue os cartazes nos quadros de aviso, não rabisque-os. Estamos fazendo uma Escola bem agradável para se estudar. Você faz parte dessa história, cuide do que é seu.

* Nosso jornalzinho esteve presente na manifestação pacifica em apoio aos Bombeiros, nas escadarias da Alerj – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo do dia, uma sexta-feira, vários sindicatos também compareceram e, no final da tarde, foi a vez da passeata dos professores. Um ato público bem democrático.

* “Devemos ter educação em todos os lugares. A educação começa em casa. Quando estamos nos outros lugares, ela está em nossa cabeça e assim não a esquecemos. Educação na escola é respeitar os professores, ficar quieto e ensinar aos colegas que não tem respeito pelos demais alunos e adultos. Na rua, no ônibus é pedir licença, falar por favor e agradecer. (trecho de redação da aluna Elisa Costa, turma 601).