sexta-feira, 25 de março de 2011

O Projeto nº 5, março/2011

O PROJETO
Março - 2011 – nº 5– Pilar –
Jornalzinho artesanal da Escola Estadual Assis Chateaubriand. Duque de Caxias – RJ – Baixada Fluminense – Prof. Antonio Rocha.

Editorial: ESTUDAR E APRENDER

O ator Antonio Abujamra em entrevista ao jornal Mil e Uma Notas, dedicado à Arte & Cultura, em maio/2005, nº 10. O texto é antigo, mas profundamente atual, declarou:

“No México, os educadores se reuniram e fizeram um discurso que pode ser entendido desde o gari até o mais alto intelectual, chegando a uma conclusão maravilhosa: Quem quer aprender ninguém segura. Quem quer aprender, aprende ! (...) quem quer aprender vai atrás, procura, busca, entendeu ? Não fica à espera”.

Quem quiser maiores detalhes é só acessar ( www.mileumanotas.com ).

O que o ator está querendo dizer, entre outras coisas é: pare de brincar em sala de aula. Observe que tudo tem limite na vida. Escola foi feita para estudar e, para melhorar de vida, só existe o caminho do estudar e aprender.

Muitos alunos já chegam perguntando a hora que vão sair. Ora, aprendam a gostar de assistir aulas, aprendam a gostar de ler, aprendam a gostar de escrever, aprendam a gostar de copiar, aprendam a gostar de fazer os deveres de casa.

Aprender a gostar do que escrevemos acima, isso é ter responsabilidade, é saber que, inevitavelmente, estamos crescendo e que a vida vai nos cobrar, por favor, pensem nisso, é para o bem de vocês e de seus familiares.

* Visite o blog do Grêmio Estudantil Assis Chateaubriand. Envie textos. http://gremioeassisc.blogspot.com

Dicas do Dr. Içami Tiba: Ele é considerado um dos maiores psicólogos da atualidade. Escritor com vários livros de sucesso. Membro-Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho. Reflita agora em suas importantes palavras. Fonte - internet:

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.2. Educar, entre outras, significa corrigir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. 3. É preciso confrontar o que o filho conta como a verdade real. Se falar que alguém o xingou, tem que ir até a fonte e ouvir o outro lado, além das outras possíveis testemunhas. 4. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

5. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou na escola e na qual será testada. Tem que entender. 6. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar só 7,0. 7. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente. 8. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual-econômico-social. 9. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo. 10. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós e idosos é obrigação. Ser educado é obrigação. Respeitar os professores, colegas e os demais profissionais do sistema escolar é obrigação de todos. Respeito mútuo.11. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir outros sapos também. 12. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo. Trechos de Redações e, Comentários dos Alunos, em 2010:

* “Muitas pessoas colocam fogo em folhas, em árvores e provocam danos à camada de ozônio, o que resulta no aquecimento global.

Pessoas muito más estão destruindo a floresta amazônica e acabando com sua beleza. Não é certo desmatar para fazer madeira. O mais certo é reflorestar.

Evitar queimadas, cuidar das florestas e proteger os animais são aspectos importantes de Valores para vivermos em Sociedade.
- de um aluno anônimo.

* Notícias: Uma aluna da 703 fez uma redação fictícia entrevistando o então presidente Lula. Demonstrou bastante conhecimento da política atual, fazendo uma retrospectiva desde o nascimento do Presidente da República, apresentando as datas das eleições onde ele perdeu e por fim a eleição vitoriosa. Parabéns !

*Outra aluna (9º ano) assinou a redação com pseudônimo em inglês. Criou personagens com nomes ingleses e escreveu uma bela trama sobre alguns problemas que afetam a juventude de hoje. Aliás, ela escreve com freqüência, recria histórias e, fazemos votos, que se torne grande escritora.

* Eu entendo que Cidadania é a arte de conviver bem e sempre respeitando para ser respeitado, isso é o que minha mãe sempre diz. Ser você, agir certo, não tratar mal os outros. O exercício da Cidadania compreende alguns deveres, por exemplo, espírito de colaboração em todas as oportunidades.
- uma aluna do 8º ano.

* Eu queria que tivessem mais Ética no trânsito. Muitos não respeitam as leis. Correm muito, ultrapassam onde não é permitido e causam vítimas. Ética é igual a respeito, pelo próximo, pela vida.

* Observação: Não revelamos os nomes, os autores acima são menores de idade, preferem o anonimato. Assim evitam “zoação”, dizem.